Missão da ONU impedida de se deslocar a vila no Darfur para investigar estupro colectivo

1

UNAMID / Flickr

-

O ministro dos Negócios Estrangeiros sudanês voltou a negar no domingo acesso à missão de paz das Nações Unidas a uma vila no Darfur para investigar suspeitas de uma violação coletiva envolvendo o Exército, foi hoje revelado.

Um site noticioso sudanês noticiou a 2 de novembro que um grupo de soldados se deslocou à aldeia de Tabit e violou 200 mulheres e meninas no dia 31 de outubro, mas o Governo negou estas acusações.

“As acusações de violação coletiva suscitaram um grande ressentimento no seio da população de Tabit e nas aldeias vizinhas, gerando cólera e um aumento das tensões na zona”, disse o porta-voz do ministério, Youssef al-Kordofani, justificando a recusa de acesso à vila.

O Governo sudanês já tinha anteriormente negado entrada às forças de paz na vila a 4 de novembro, mas a missão voltou cinco dias depois, ainda que não tenha conseguido encontrar provas do crime, prometendo, na altura, voltar regressar para mais investigações.

No domingo, Youssef al-Kordofani indicou que a missão das Nações Unidas apresentou um pedido às autoridades regionais para aceder à aldeia no passado sábado e outro ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para hoje.

O Darfur é palco de um conflito entre movimentos rebeldes e o Exército sudanês desde 2003, que já causou mais de 300 mil mortos e obrigou 2,7 milhões de pessoas a abandonar as suas casas, de acordo com dados das Nações Unidas.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.