Ministro vietnamita jantou um bife coberto de ouro em Londres (e indignou o seu país)

1

U.S. Department of State / WIkimedia

Ministro de Segurança Pública do Vietname, To Lam

O ministro de Segurança Pública do Vietname, To Lam

Esta semana, To Lam jantou num restaurante de luxo em Londres, tendo causado uma onda de indignação no Vietname.

O ministro de Segurança Pública do Vietname, To Lam, participou na cimeira do clima COP-26, em Glasgow, e esteve em Londres, na semana passada, para visitar o túmulo de Karl Marx, o filósofo cuja escrita defendeu a luta do proletariado para derrubar a classe dominante.

Enquanto lá esteve, comeu bife coberto em flocos de ouro de 24 quilates no restaurante de Salt Bae, o famoso chef cujo nome real é Nusret Gökçe.

Segundo o The New York Times, o vídeo que o chef publicou nas redes sociais, entretanto eliminado, provocou uma onda de revolta no Vietname.

“Pinta um contraste nítido sobre a disparidade nos padrões de vida da sociedade vietnamita”, disse Chinh Duong, arquiteto em Hanói e comentador político. “Especialmente durante a epidemia, quando o orçamento está esgotado e o povo trabalhador está a lutar pela sobrevivência. Vindo de um partido tão pródigo de trabalhadores é ofensivo.”

O britânico The Guardian escreve que, no famoso restaurante, os bifes de tomahawk cobertos em flocos de ouro de 24 quilates podem custar até 1000 euros. Ainda assim, não há informações sobre o valor total do jantar.

O diário norte-americano informa ainda que, após a publicação do vídeo, a hashtag #saltbae ficou temporariamente bloqueada no Facebook. Em comunicado, a Meta disse que a hashtag foi desbloqueada na terça-feira e que estava a investigar por que motivo ficou indisponível.

  ZAP //

1 Comment

  1. Andam os vietnamitas a pagar impostos par este gajo ir para Londres comer bifes com ouro…Nestes países pobres os que estão no governo acumulam toda a fortuna do país para proveito pessoal.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.