Em plena pandemia, ministro da Saúde espanhol demite-se para ser candidato às eleições da Catalunha

lamoncloa_gob_es / Flickr

O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa

Esta terça-feira, Espanha realiza o último Conselho de Ministros com Salvador Illa como titular da pasta da Saúde. O ministro vai deixar o Executivo a meio da terceira onda da pandemia e covid-19 para liderar a lista do seu partido às eleições da Generalitat da Catalunha.

Salvador Illa anunciou em dezembro que seria o candidato do PSOE às eleições da Generalitat da Catalunha. Esta terça-feira, avança o El País, abandona o cargo para se concentrar na campanha eleitoral.

A pasta da Saúde deverá ser entre a Carolina Darias, ministra da Política Territorial. Para a pasta que abandona, especula-se o nome de Miquel Iceta, secretario do partido socialista da Catalunha e candidato às eleições, até ser substituído por Illa.

O governante abandona o Executivo num momento em que Espanha vive a terceira vaga da pandemia. O timing está a ser muito criticado pela oposição, que acusa o ministro de tirar proveito do cargo para ser eleito.

O Podemos também lhe aponta o dedo, acusando-o de fugir ao escrutínio do Parlamento. “Parece-nos um erro que essa demissão aconteça um dia antes da Comissão de Saúde onde iria dar explicações. Parece-nos que a demissão deveria acontecer depois, não pode ser que o ministro saia pela porta de trás, sem antes dar explicações”, disse Jaume Asens, presidente do Grupo Parlamentar do Podemos no Congresso dos Deputados.

Salvador Illa é um dos candidatos mais fortes às eleições catalãs. De acordo com a última sondagem do Centro de Investigações Sociológicas (CIS), o socialista venceria as eleições, com 23,9% dos votos. Apesar de ficar longe da maioria absoluta, teria hipóteses de formar governo com os independentistas do Esquerda Republicana.

As eleições estão marcadas para dia 14 de fevereiro. A Generalitat tentou adiá-las para 30 de maio por causa da pandemia, mas os tribunais obrigaram a mantê-las no dia estipulado. A decisão está ainda em fase de recurso e só na primeira semana de fevereiro se deverá conhecer a data oficial.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rainha Isabel II está "bem-disposta" depois de passar noite no hospital e já voltou a Windsor

A visita ao hospital de Isabel II foi preventiva e nada teve a ver com a covid-19, confirmou a família real. A monarca vai continuar a descansar nos próximos dias. Depois de ter passado uma noite …

Caso Gabby Petito. Restos mortais encontrados pertencem ao namorado da jovem

As autoridades norte-americanas confirmaram que os restos mortais encontrados na quarta-feira são de Brian Laundrie. Identificação foi feita através de registos dentários. “No dia 21 de outubro de 2021, uma comparação de registos dentários confirmou que …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …

Trabalho não declarado passa a ser crime com pena de prisão até 3 anos

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Esta medida de combate ao …

"Não é o arguido que decide ter Alzheimer." Advogado de Salgado critica recusa em suspender o processo

Depois de o juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, ter recusado suspender o julgamento, Francisco Proença de Carvalho critica a decisão. O julgamento continua …

Poiares Maduro diz que crise política será “responsabilidade” de Costa - e deixa duras críticas a Rio

Miguel Poiares Maduro considera que geringonça criou uma bipolarização no país. O ex-ministro de Pedro Passos Coelho responsabiliza o primeiro-ministro caso haja uma crise política em Portugal. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o jurista refere …

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

Sporting contrata pérola africana que esteve perto de assinar pelo Liverpool

O Sporting terá assegurado a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem promessa de 17 anos que estava a ser seguido pelo Liverpool. No Gana, fala-se que Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi …

Com recados de Merkel sobre a Polónia e as migrações em cima da mesa, líderes da UE encerram Conselho Europeu

Ainda sem uma resolução definitiva sobre o Estado de Direito da Polónia, a chanceler alemã deixou recados no seu 107º e último Conselho Europeu. A questão das migrações é um dos temas na agenda no …

Política do "logo se vê" deixa Lisboa noturna ao deus-dará

Os moradores do Bairro Alto mostram-se descontentes com o estado atual da vida noturna na capital portuguesa, onde consideram haver um desgoverno. A vida noturna regressou quase totalmente no início deste mês, com os bares a …

Europa em alerta: Casos de covid-19 sobem a pique. Países de leste sofrem com baixa vacinação

Pandemia volta a ganhar força na Europa. Reino Unido, Rússia e vários países do leste europeu, com baixas taxas de vacinação, voltaram a bater máximos de infeções e mortes por covid-19. Numa altura em que o …