/

Em plena pandemia, ministro da Saúde espanhol demite-se para ser candidato às eleições da Catalunha

lamoncloa_gob_es / Flickr

O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa

Esta terça-feira, Espanha realiza o último Conselho de Ministros com Salvador Illa como titular da pasta da Saúde. O ministro vai deixar o Executivo a meio da terceira onda da pandemia e covid-19 para liderar a lista do seu partido às eleições da Generalitat da Catalunha.

Salvador Illa anunciou em dezembro que seria o candidato do PSOE às eleições da Generalitat da Catalunha. Esta terça-feira, avança o El País, abandona o cargo para se concentrar na campanha eleitoral.

A pasta da Saúde deverá ser entre a Carolina Darias, ministra da Política Territorial. Para a pasta que abandona, especula-se o nome de Miquel Iceta, secretario do partido socialista da Catalunha e candidato às eleições, até ser substituído por Illa.

O governante abandona o Executivo num momento em que Espanha vive a terceira vaga da pandemia. O timing está a ser muito criticado pela oposição, que acusa o ministro de tirar proveito do cargo para ser eleito.

O Podemos também lhe aponta o dedo, acusando-o de fugir ao escrutínio do Parlamento. “Parece-nos um erro que essa demissão aconteça um dia antes da Comissão de Saúde onde iria dar explicações. Parece-nos que a demissão deveria acontecer depois, não pode ser que o ministro saia pela porta de trás, sem antes dar explicações”, disse Jaume Asens, presidente do Grupo Parlamentar do Podemos no Congresso dos Deputados.

Salvador Illa é um dos candidatos mais fortes às eleições catalãs. De acordo com a última sondagem do Centro de Investigações Sociológicas (CIS), o socialista venceria as eleições, com 23,9% dos votos. Apesar de ficar longe da maioria absoluta, teria hipóteses de formar governo com os independentistas do Esquerda Republicana.

As eleições estão marcadas para dia 14 de fevereiro. A Generalitat tentou adiá-las para 30 de maio por causa da pandemia, mas os tribunais obrigaram a mantê-las no dia estipulado. A decisão está ainda em fase de recurso e só na primeira semana de fevereiro se deverá conhecer a data oficial.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.