Ministro das Finanças escocês demite-se após tentar aliciar jovem de 16 anos

O ministro das Finanças da Escócia, Derek Mackay, de 42 anos, apresentou a demissão pouco depois de se saber que enviou mais de duas centenas de mensagens ao longo de seis meses a um rapaz de 16 anos, dizendo-lhe que era “giro” e convidando-o para jantar.

O jornal escocês Scottish Sun publicou esta quinta-feira centenas de mensagens que Mackay enviou ao jovem dizendo que era “giro” e que gostava do seu novo corte de cabelo nas redes sociais Instagram e Facebook. Os elogios prolongaram-se por seis meses e o governante chegou a convidar o jovem para jantar e para ir a um jogo de rugby.

As 270 mensagens começaram depois de o jovem ter recebido um convite de amizade na rede social sem motivo aparente. Quando as mensagens começaram, o jovem avisou Mackay da sua idade e para que “não tentasse algo”, de acordo com o mesmo jornal. Porém, as mensagens continuaram até este mês.

“As nossas conversas ficam entre nós?”, perguntou Mackay numa das mensagens, ao que o jovem respondeu “sim”. “Fixe, para ser honesto, acho-te mesmo muito giro”, escreveu o político.

Em declarações ao Scottish Sun, a mãe do jovem acusou o político de aliciar o filho. “Não é suposto um homem como este dizer estas coisas a um rapaz. Preocupo-me sobre o que teria acontecido se o meu filho tivesse respondido o que ele queria ouvir”, continuou, referindo que apenas tomou conhecimento da situação na semana passada.

Mackay anunciou a sua demissão mal as mensagens foram reveladas. “Aceito a responsabilidade pelas minhas ações. Comportei-me de forma tola e lamento profundamente. Peço desculpas sem reservas ao indivíduo e à sua família”, lê-se no comunicado, citado pelo jornal britânico The Guardian.

“Falei na noite passada com a primeira-ministra e apresentei a minha demissão, com efeito imediato. Servir no governo foi um grande privilégio e lamento ter desiludido os meus colegas e apoiantes”, acrescenta o comunicado.

A sua demissão foi aceite de imediato por Sturgeon que, porém, não deixou de louvar “a sua significativa contribuição no governo”.

Em 2013, Mackay anunciou que se ia separar da mulher, mãe dos seus dois filhos, e revelou publicamente a sua homossexualidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Linha de Fundo: Benfica reforça liderança, mais recados de Conceição, um jardim de infância especial e João “rosa” Almeida

Era uma vez um Clássico... Deu empate o primeiro clássico da época 2020/21. Em Alvalade, Sporting e FC Porto igualaram-se a duas bolas, num jogo que valeu pelas mudanças de resultado, mas que nem sempre foi …

CDS critica PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa

O CDS está "chocado" por a TAP ir abandonar as quatro rotas que opera no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e critica o PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa. O …

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …

"Cibermáfia". Rede de criminosos "lavou" milhões de euros em Bancos portugueses

Uma rede de criminosos com origem na Europa de Leste montou um esquema de lavagem de dinheiro roubado em ataques informáticos através de Bancos de países como Portugal. Esta "cibermáfia", como é apelidada pelo Jornal de …