/

Ministro do Brexit não dá garantias aos recém-chegados da UE

lewishamdreamer / Flickr

O ministro britânico encarregado da saída da União Europeia

O ministro britânico encarregado da saída da União Europeia

O ministro britânico encarregado da saída da União Europeia afirmou não poder garantir que os imigrantes europeus que chegam a partir de agora até à saída oficial do bloco terão direito a permanecer no Reino Unido.

Numa entrevista ao jornal britânico Mail on Sunday, publicada este domingo, David Davis diz que vai negociar com os líderes europeus para “assegurar uma solução generosa” para os imigrantes da UE que se encontram atualmente no Reino Unido e para os cidadãos britânicos na UE, mas não deu as mesmas garantias para recém-chegados.

David Davis, antigo secretário de Estado para os Assuntos Europeus nomeado pela primeira-ministra britânica, Theresa May, para as negociações com a UE disse que “há uma série de possibilidades”, referindo-se aos planos para lidar com o “previsível aumento de chegadas antes do Brexit.

O ministro britânico realçou que “talvez tenhamos que definir que o direito à proteção da residência permanente apenas se aplica até determinada data. Mas temos de fazer essas avaliações sobre a realidade, não sobre especulação”.

O Reino Unido tem de respeitar as regras de liberdade de movimento da União Europeia até à sua saída oficial do bloco, mas terá depois o controlo sobre quem fica no país, incluindo sobre os que chegaram antes do Brexit.

David Davis indicou que o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que ativaria um calendário de dois anos para a saída do Reino Unido do bloco, não será invocado antes do início de 2017.

A Comissão Europeia recusa iniciar negociações antes de o artigo 50.º ser ativado, mas para o ministro do Brexit um diálogo é inevitável.

“Nós não temos que fazer qualquer negociação, apenas encontrar os seus interesses”, disse David Davis ao mesmo jornal.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.