Ministro da Defesa vai ao Parlamento explicar demissão no Exército

rtppt / Flickr

Azeredo Lopes, ministro da Defesa

Azeredo Lopes, ministro da Defesa

Azeredo Lopes vai ao Parlamento no final deste mês para tentar explicar a recente saída do general Carlos Jerónimo da chefia do Exército.

Segundo a agência Lusa, a proposta para ouvir o ministro da Defesa Azeredo Lopes partiu do PSD, que vai assim ao Parlamento no próximo dia 26 para tentar explicar aos deputados a recente demissão.

De acordo com Pedro Roque, deputado do PSD, a situação está a provocar “ondas de choque” no Exército e a pôr em causa a “coesão do ramo”.

O social-democrata defende que “estão por explicar as razões da quebra de confiança”, uma vez que “o general Carlos Jerónimo é um homem de caráter e responsável” e que, portanto, “alguma coisa não correu bem”.

Recorde-se que o general se demitiu na semana passada do cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército, na sequência de uma reportagem que denunciou a discriminação de alunos homossexuais no Colégio Militar.

Já o líder parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares, considerou “aceitável e defensável” a declaração do ministro sobre a polémica, já que “a Constituição condena a discriminação de cidadãos em função da orientação sexual”.

Na altura, Azeredo Lopes afirmou ser “absolutamente inaceitável qualquer situação de discriminação” e que tinha “solicitado ao Comando do Exército o devido esclarecimento sobre o teor de tais declarações”.

Do lado do PS, o deputado Miguel Medeiros recusou que a comissão se transforme num “tribunal da opinião pública” mas mostrou-se favorável aos esclarecimentos do ministro, uma vez que já estava prevista uma audição para aquela data.

Para o deputado do CDS, António Carlos Monteiro, “é fulcral” ouvir o ministro da Defesa, numa altura em que “há matérias relativas ao relacionamento entre ministro e a instituição militar que neste momento são motivo de preocupação do ponto de vista político”.

Os sociais-democratas tinham ainda a intenção de chamar ao Parlamento o general demissionário, algo que PS, BE e PCP votaram contra por considerar que, não estando em funções, não está obrigado a comparecer a este tipo de audições parlamentares.

Governo já escolheu sucessor

De acordo com a Lusa, o Governo deverá propor ainda esta quinta-feira, na reunião do Conselho de Ministros, o nome de Rovisco Duarte para ocupar o cargo.

Segundo uma fonte do Governo, o nome do tenente-general, atualmente Inspetor-Geral do Exército, será amanhã proposto por Azeredo Lopes, depois da reunião do Conselho Superior do Exército.

Na sequência desta polémica, o militar de Abril Vasco Lourenço apelou esta quarta-feira para que nenhum oficial aceite tomar o lugar de Carlos Jerónimo.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.