Ministro da Defesa vai ao Parlamento explicar demissão no Exército

rtppt / Flickr

Azeredo Lopes, ministro da Defesa

Azeredo Lopes, ministro da Defesa

Azeredo Lopes vai ao Parlamento no final deste mês para tentar explicar a recente saída do general Carlos Jerónimo da chefia do Exército.

Segundo a agência Lusa, a proposta para ouvir o ministro da Defesa Azeredo Lopes partiu do PSD, que vai assim ao Parlamento no próximo dia 26 para tentar explicar aos deputados a recente demissão.

De acordo com Pedro Roque, deputado do PSD, a situação está a provocar “ondas de choque” no Exército e a pôr em causa a “coesão do ramo”.

O social-democrata defende que “estão por explicar as razões da quebra de confiança”, uma vez que “o general Carlos Jerónimo é um homem de caráter e responsável” e que, portanto, “alguma coisa não correu bem”.

Recorde-se que o general se demitiu na semana passada do cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército, na sequência de uma reportagem que denunciou a discriminação de alunos homossexuais no Colégio Militar.

Já o líder parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares, considerou “aceitável e defensável” a declaração do ministro sobre a polémica, já que “a Constituição condena a discriminação de cidadãos em função da orientação sexual”.

Na altura, Azeredo Lopes afirmou ser “absolutamente inaceitável qualquer situação de discriminação” e que tinha “solicitado ao Comando do Exército o devido esclarecimento sobre o teor de tais declarações”.

Do lado do PS, o deputado Miguel Medeiros recusou que a comissão se transforme num “tribunal da opinião pública” mas mostrou-se favorável aos esclarecimentos do ministro, uma vez que já estava prevista uma audição para aquela data.

Para o deputado do CDS, António Carlos Monteiro, “é fulcral” ouvir o ministro da Defesa, numa altura em que “há matérias relativas ao relacionamento entre ministro e a instituição militar que neste momento são motivo de preocupação do ponto de vista político”.

Os sociais-democratas tinham ainda a intenção de chamar ao Parlamento o general demissionário, algo que PS, BE e PCP votaram contra por considerar que, não estando em funções, não está obrigado a comparecer a este tipo de audições parlamentares.

Governo já escolheu sucessor

De acordo com a Lusa, o Governo deverá propor ainda esta quinta-feira, na reunião do Conselho de Ministros, o nome de Rovisco Duarte para ocupar o cargo.

Segundo uma fonte do Governo, o nome do tenente-general, atualmente Inspetor-Geral do Exército, será amanhã proposto por Azeredo Lopes, depois da reunião do Conselho Superior do Exército.

Na sequência desta polémica, o militar de Abril Vasco Lourenço apelou esta quarta-feira para que nenhum oficial aceite tomar o lugar de Carlos Jerónimo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …