Ministro afirma que praxes são “uma das maiores pragas que temos de combater”

Bobo Boom / Flickr

-

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, expressou esta sexta-feira, em Braga, o seu “repúdio total” pelas praxes académicas, “qualquer que seja a sua forma”, e apelou a um “combate cerrado” àquelas práticas de receção ao caloiro.

“É uma das maiores pragas que temos de combater”, referiu Manuel Heitor, que falava na Universidade do Minho, na abertura de um seminário sobre “Organização e desenvolvimento do ensino superior”.

O governante manifestou o seu apoio “a todos aqueles que se têm batido contra a prática de praxes académicas e outras práticas boçais e grosseiras que hoje continuam a ocorrer no contexto do ensino superior em Portugal”.

Há dias, 100 personalidades subscreveram uma carta aberta, intitulada “Integração no Ensino Superior: a democracia faz-se de alternativas” e dirigida a todas as instituições de ensino superior, em que pedem alternativas à praxe.

Vincando o “repúdio total pelas praxes académicas, qualquer que seja a sua forma”, Manuel Heitor adiantou que vai escrever a todos os responsáveis pelas instituições de ensino superior a pedir “um combate cerrado” àquelas práticas.

Para o ministro, terá de haver uma “corresponsabilização” das instituições, “não só dentro das instalações mas de uma forma geral”, por se tratar de “um processo social complexo, que tem de ser percebido e combatido diariamente todos os anos”.

As praxes “devem ser combatidas por todos, estudantes, professores e, muito especialmente, por todos os responsáveis por instituições politécnicas e universitárias, independentemente do local da ocorrência”, defendeu.

Crime

O ministro sublinhou que o sistema de reporte de praxes está acessível na Direção Geral do Ensino Superior através do e-mail [email protected] e que todos os processos serão enviados para o Ministério Público “porque hoje temos de considerar isso como um crime“, acrescentou.

Já o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António Cunha, defendeu que as universidades “têm de ser espaços de liberdade” e instituições “comprometidas com os valores humanistas”.

“Ninguém pode ser obrigado a fazer o que não quer fazer”, afirmou António Cunha, também reitor da Universidade do Minho.

Para Cunha, as universidades “têm de reagir a comportamentos e práticas que perturbem as demais atividades e que sejam atentatórios da dignidade humana e dos valores humanistas“.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …

João Mário está desiludido com o Sporting, que já procura uma alternativa ao médio

O Sporting mostra-se intransigente no preço a pagar por João Mário. O médio português está descontente e já pediu ao seu agente para procurar outro clube. Também o Sporting já estuda uma alternativa. As negociações entre …

Vídeo polémico da TAP em Espanha. Um dos directores foi suspenso e o outro saiu mais cedo

O polémico vídeo feito por dois directores da TAP em Madrid, onde falam da contratação de trabalhadores em Espanha, já levou à suspensão de um deles e à saída antecipada do outro. Entretanto, o ministro …

Arqueólogos descobriram (e partiram) um ovo com mil anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga zona industrial de Yavneh, em Israel, um ovo de galinha com mil anos. O ovo estava enterrado no subsolo, onde se manteve preservado durante cerca de mil anos até …

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …