Ministro afirma que praxes são “uma das maiores pragas que temos de combater”

Bobo Boom / Flickr

-

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, expressou esta sexta-feira, em Braga, o seu “repúdio total” pelas praxes académicas, “qualquer que seja a sua forma”, e apelou a um “combate cerrado” àquelas práticas de receção ao caloiro.

“É uma das maiores pragas que temos de combater”, referiu Manuel Heitor, que falava na Universidade do Minho, na abertura de um seminário sobre “Organização e desenvolvimento do ensino superior”.

O governante manifestou o seu apoio “a todos aqueles que se têm batido contra a prática de praxes académicas e outras práticas boçais e grosseiras que hoje continuam a ocorrer no contexto do ensino superior em Portugal”.

Há dias, 100 personalidades subscreveram uma carta aberta, intitulada “Integração no Ensino Superior: a democracia faz-se de alternativas” e dirigida a todas as instituições de ensino superior, em que pedem alternativas à praxe.

Vincando o “repúdio total pelas praxes académicas, qualquer que seja a sua forma”, Manuel Heitor adiantou que vai escrever a todos os responsáveis pelas instituições de ensino superior a pedir “um combate cerrado” àquelas práticas.

Para o ministro, terá de haver uma “corresponsabilização” das instituições, “não só dentro das instalações mas de uma forma geral”, por se tratar de “um processo social complexo, que tem de ser percebido e combatido diariamente todos os anos”.

As praxes “devem ser combatidas por todos, estudantes, professores e, muito especialmente, por todos os responsáveis por instituições politécnicas e universitárias, independentemente do local da ocorrência”, defendeu.

Crime

O ministro sublinhou que o sistema de reporte de praxes está acessível na Direção Geral do Ensino Superior através do e-mail praxesabusivas@dges.mctes.pt e que todos os processos serão enviados para o Ministério Público “porque hoje temos de considerar isso como um crime“, acrescentou.

Já o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António Cunha, defendeu que as universidades “têm de ser espaços de liberdade” e instituições “comprometidas com os valores humanistas”.

“Ninguém pode ser obrigado a fazer o que não quer fazer”, afirmou António Cunha, também reitor da Universidade do Minho.

Para Cunha, as universidades “têm de reagir a comportamentos e práticas que perturbem as demais atividades e que sejam atentatórios da dignidade humana e dos valores humanistas“.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …