“Irrito-me sim, senhor deputado”. Ministra da Justiça garante que sabe “zero” sobre Tancos

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos.

Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o que sabia sobre o processo de Tancos, lembrando que a ex-procuradora-geral da República falou com o antigo ministro da Defesa, Francisca Van Dunem disse saber “zero”.

“Sobre o desaparecimento das armas sei zero e do encobrimento zero. Só conheço as notícias dos jornais”, disse Francisca Van Dunem durante a audição no parlamento sobre o Orçamento do Estado para a Justiça em 2019.

Francisca Van Dunem reiterou nada saber sobre o caso, acrescentando que tinha respondido por escrito às questões colocadas pelo deputado. Face à insistência de Carlos Peixoto, a ministra subiu o tom de voz.

“O senhor deputado, mandou-me perguntas por escrito e eu respondi por escrito. Se faz questão que eu responda aqui no Parlamento, na sua cara e perante todo o Parlamento eu respondo às três perguntas“.

E continuou no registo, reafirmando: “Quanto ao desaparecimento, sei zero. Quanto ao aparecimento, zero. Quanto à encenação, zero e mais zero. O que sei é aquilo que é público e consta das notícias”.

“Não se irrite”, disse o deputado do PSD, interrompendo a ministra que logo respondeu: “Irrito-me sim, vai-me desculpar, senhor deputado”.

“Quanto às declarações que eu própria fiz, numa altura em que sou questiona sobre se faz sentido extinguir-se ou não a PJM, aquilo que fiz e disse com sentido de responsabilidade foi que não era o momento para se discutir a dissolução de polícias quando estava em causa um processo com esta responsabilidade. Se isso cria dúvidas na mente do senhor deputado eu tenho pois mais dificuldade em esclarecer”, concluiu a ministra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. E depois de afirmar que sabe zero ninguém foi capaz de lhe perguntar o que está lá a fazer????
    Supostamente seria para tratar os interesses dos Portugueses…

    Alguém lhe arranje um frasquinho de verniz por favor…

    • Sabe zero sobre TANCOS e o Sr. sabe alguma coisa? Esclareça.
      1-Quando foi roubado o material?
      2-Quem roubou? 1 pessoa ou várias?
      3- Como saiu o material nos bolsos ou em carros?
      4-Porque é que só se fala na recuperação e ninguém quer saber como foi feito o roubo, que é o mais importante e mais preocupante.
      5-Será que existiu mesmo roubo?
      Esclareça antes de fazer insinuações.

      • Certamente existe um responsável por Tancos e por hierarquia haverá mais um responsável acima e assim consecutivamente…
        Se não se sabe quem roubou, certamente se saberá quem é responsável pela segurança do sitio…
        Já alguém foi demitido ou até detido por tamanha incompetência????
        Não estamos a falar de um roubo de gomas no supermercado, ou será que é a mesma coisa?!?!?!?

  2. Folgo muito em saber que o deputado Carlos Peixoto, amigo dos antigos combatentes em África ainda não se contaminou com a peste grisalha.

  3. Não sabe nada porque perde o tempo a instruir os juízes na arte da pena suspensa. Então é assim que os ministros se inteiram dos assuntos de estado e discutidos em conselho de ministros, pelos jornais e CMTV…

  4. Se a ministra da justiça nao sabe nada, o que faz a senhora no governo?
    Investigue-se para se conhecer a verdade: ou ela mente “com todos os dentes” ou está a abafar o que sabe(m).
    Ninguem sabe de nada, sao todos herois, certo?

RESPONDER

Houve "zero negociação" com o PSD. Nome de Vitalino Canas e Correia Campos estão por um fio

Os nomes de representantes da Assembleia da República para órgãos externos são propostos pela maior força política - o PS -, mas só são aprovados se houver um amplo consenso entre o PS e o …

Contas do PSD congeladas por não ter pago a serralheiro em campanha de 2017

As contas do Partido Social Democrata (PSD) estão congeladas por falta de pagamento de serviços a um serralheiro que prestou serviços ao partido numa campanha eleitoral de 2017, avança o Jornal de Notícias. Em causa está, …

Conseguimos "ouvir" ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar …

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …