“Irrito-me sim, senhor deputado”. Ministra da Justiça garante que sabe “zero” sobre Tancos

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos.

Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o que sabia sobre o processo de Tancos, lembrando que a ex-procuradora-geral da República falou com o antigo ministro da Defesa, Francisca Van Dunem disse saber “zero”.

“Sobre o desaparecimento das armas sei zero e do encobrimento zero. Só conheço as notícias dos jornais”, disse Francisca Van Dunem durante a audição no parlamento sobre o Orçamento do Estado para a Justiça em 2019.

Francisca Van Dunem reiterou nada saber sobre o caso, acrescentando que tinha respondido por escrito às questões colocadas pelo deputado. Face à insistência de Carlos Peixoto, a ministra subiu o tom de voz.

“O senhor deputado, mandou-me perguntas por escrito e eu respondi por escrito. Se faz questão que eu responda aqui no Parlamento, na sua cara e perante todo o Parlamento eu respondo às três perguntas“.

E continuou no registo, reafirmando: “Quanto ao desaparecimento, sei zero. Quanto ao aparecimento, zero. Quanto à encenação, zero e mais zero. O que sei é aquilo que é público e consta das notícias”.

“Não se irrite”, disse o deputado do PSD, interrompendo a ministra que logo respondeu: “Irrito-me sim, vai-me desculpar, senhor deputado”.

“Quanto às declarações que eu própria fiz, numa altura em que sou questiona sobre se faz sentido extinguir-se ou não a PJM, aquilo que fiz e disse com sentido de responsabilidade foi que não era o momento para se discutir a dissolução de polícias quando estava em causa um processo com esta responsabilidade. Se isso cria dúvidas na mente do senhor deputado eu tenho pois mais dificuldade em esclarecer”, concluiu a ministra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. E depois de afirmar que sabe zero ninguém foi capaz de lhe perguntar o que está lá a fazer????
    Supostamente seria para tratar os interesses dos Portugueses…

    Alguém lhe arranje um frasquinho de verniz por favor…

    • Sabe zero sobre TANCOS e o Sr. sabe alguma coisa? Esclareça.
      1-Quando foi roubado o material?
      2-Quem roubou? 1 pessoa ou várias?
      3- Como saiu o material nos bolsos ou em carros?
      4-Porque é que só se fala na recuperação e ninguém quer saber como foi feito o roubo, que é o mais importante e mais preocupante.
      5-Será que existiu mesmo roubo?
      Esclareça antes de fazer insinuações.

      • Certamente existe um responsável por Tancos e por hierarquia haverá mais um responsável acima e assim consecutivamente…
        Se não se sabe quem roubou, certamente se saberá quem é responsável pela segurança do sitio…
        Já alguém foi demitido ou até detido por tamanha incompetência????
        Não estamos a falar de um roubo de gomas no supermercado, ou será que é a mesma coisa?!?!?!?

  2. Folgo muito em saber que o deputado Carlos Peixoto, amigo dos antigos combatentes em África ainda não se contaminou com a peste grisalha.

  3. Não sabe nada porque perde o tempo a instruir os juízes na arte da pena suspensa. Então é assim que os ministros se inteiram dos assuntos de estado e discutidos em conselho de ministros, pelos jornais e CMTV…

  4. Se a ministra da justiça nao sabe nada, o que faz a senhora no governo?
    Investigue-se para se conhecer a verdade: ou ela mente “com todos os dentes” ou está a abafar o que sabe(m).
    Ninguem sabe de nada, sao todos herois, certo?

RESPONDER

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …