“Irrito-me sim, senhor deputado”. Ministra da Justiça garante que sabe “zero” sobre Tancos

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos.

Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o que sabia sobre o processo de Tancos, lembrando que a ex-procuradora-geral da República falou com o antigo ministro da Defesa, Francisca Van Dunem disse saber “zero”.

“Sobre o desaparecimento das armas sei zero e do encobrimento zero. Só conheço as notícias dos jornais”, disse Francisca Van Dunem durante a audição no parlamento sobre o Orçamento do Estado para a Justiça em 2019.

Francisca Van Dunem reiterou nada saber sobre o caso, acrescentando que tinha respondido por escrito às questões colocadas pelo deputado. Face à insistência de Carlos Peixoto, a ministra subiu o tom de voz.

“O senhor deputado, mandou-me perguntas por escrito e eu respondi por escrito. Se faz questão que eu responda aqui no Parlamento, na sua cara e perante todo o Parlamento eu respondo às três perguntas“.

E continuou no registo, reafirmando: “Quanto ao desaparecimento, sei zero. Quanto ao aparecimento, zero. Quanto à encenação, zero e mais zero. O que sei é aquilo que é público e consta das notícias”.

“Não se irrite”, disse o deputado do PSD, interrompendo a ministra que logo respondeu: “Irrito-me sim, vai-me desculpar, senhor deputado”.

“Quanto às declarações que eu própria fiz, numa altura em que sou questiona sobre se faz sentido extinguir-se ou não a PJM, aquilo que fiz e disse com sentido de responsabilidade foi que não era o momento para se discutir a dissolução de polícias quando estava em causa um processo com esta responsabilidade. Se isso cria dúvidas na mente do senhor deputado eu tenho pois mais dificuldade em esclarecer”, concluiu a ministra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. E depois de afirmar que sabe zero ninguém foi capaz de lhe perguntar o que está lá a fazer????
    Supostamente seria para tratar os interesses dos Portugueses…

    Alguém lhe arranje um frasquinho de verniz por favor…

    • Sabe zero sobre TANCOS e o Sr. sabe alguma coisa? Esclareça.
      1-Quando foi roubado o material?
      2-Quem roubou? 1 pessoa ou várias?
      3- Como saiu o material nos bolsos ou em carros?
      4-Porque é que só se fala na recuperação e ninguém quer saber como foi feito o roubo, que é o mais importante e mais preocupante.
      5-Será que existiu mesmo roubo?
      Esclareça antes de fazer insinuações.

      • Certamente existe um responsável por Tancos e por hierarquia haverá mais um responsável acima e assim consecutivamente…
        Se não se sabe quem roubou, certamente se saberá quem é responsável pela segurança do sitio…
        Já alguém foi demitido ou até detido por tamanha incompetência????
        Não estamos a falar de um roubo de gomas no supermercado, ou será que é a mesma coisa?!?!?!?

  2. Folgo muito em saber que o deputado Carlos Peixoto, amigo dos antigos combatentes em África ainda não se contaminou com a peste grisalha.

  3. Não sabe nada porque perde o tempo a instruir os juízes na arte da pena suspensa. Então é assim que os ministros se inteiram dos assuntos de estado e discutidos em conselho de ministros, pelos jornais e CMTV…

  4. Se a ministra da justiça nao sabe nada, o que faz a senhora no governo?
    Investigue-se para se conhecer a verdade: ou ela mente “com todos os dentes” ou está a abafar o que sabe(m).
    Ninguem sabe de nada, sao todos herois, certo?

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …