Ministra denunciou 17 mil advogados por pagamentos irregulares, mas nenhum foi condenado

-

Uma auditoria promovida pela ministra da Justiça detectou 17 mil irregularidades nos honorários declarados pelos advogados oficiosos (que apoiam pessoas com dificuldades económicas e que são pagos pelo Estado). No entanto, destas 17 mil denúncias, apenas sei chegaram a julgamento e não houve qualquer condenação.

Dados avançados pelo Diário de Notícias com base no Relatório de Actividades no Âmbito do Acesso ao Direito do Conselho Geral da Ordem dos Advogados (OA).

“De um universo de 17.425 desconformidades, foram abertos 463 processos de inquérito, 368 dos quais já foram arquivados, não sendo conhecida até à presente data qualquer condenação”, salienta-se nesse documento citado pelo referido jornal.

A publicação atesta que a auditoria solicitada, em 2011, por Paula Teixeira da Cruz “analisou 40 mil pedidos de honorários”, encontrando “17 mil irregularidades relativas a 1035 advogados“.

Destes 17 mil casos, somente 463 motivam um inquérito crime e apenas se verificaram seis acusações por solicitações de pagamentos fraudulentos.

O Diário de Notícias atesta que “em três desses seis casos, os juristas aceitaram pagar uma quantia para a investigação ser suspensa” e, no que se refere aos outros três, “não é conhecida nenhuma condenação”.

Em reacção a estes números, a Bastonária da OA, Elina Fraga, lamenta que “a ministra da Justiça marcou o início do seu mandato por uma conduta persecutória contra os advogados, num ataque à sua honra e consideração”.

Esta responsável da classe acrescenta que, “em final de mandato, não teve a dignidade de se retratar, com o mesmo estrondo e socorrendo-se dos mesmos microfones e holofotes, assumindo publicamente que, decorridos quatro anos, as suas participações não deram em nenhuma condenação”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. o POVO português reconhece a evasão fiscal em volta dos profissionais de advogacia.
    Consultas, e serviços prestados que não faturam no “recibo-verde”.
    muitos deles tem escalão de benefícios escolares, livros gratuitos e senhas refeição para seus filhos. enfim, uma vergonha que o ESTADO não pretende controlar!

  2. Gostava de ouvir o ex e actual bastonário da ordem a falar deste caso. Ou será que só servem para deitar abaixo? é com a ideia que fico, e que é muito triste ver esses advogados a chular os impostos dos portugueses, é esta a designação correta para essas atitudes.

  3. caes e lobos comem todos ai esta mais uma do coelho leproso mas disso não fala

    por acaso sabia que nos E U o advogado não tem dr! mas e verdade

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …