Ministério Público investiga escola que passou sete alunos reprovados

Marcos Santos / USP Imagens

O Ministério Público abriu um inquérito-crime à Escola EB 2,3 Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso, na sequência de uma denúncia feita por um professor. Sete alunos com nota negativa acabaram por passar com 11, 14, 15, 17 e até 19 valores.

A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias, que adianta que a Escola EB 2,3 Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso, Braga, está sob investigação devido a uma denúncia feita por um professor.

Em causa estão pelo menos sete alunos que tinham sido chumbados pelo docente da disciplina de Geografia, mas que surgiram aprovados nas pautas. Um dos reprovados até ficou com 19 (em 20) valores, após intervenção do Conselho Pedagógico da instituição de ensino.

A situação remonta ao ano letivo passado e foi denunciada pelo próprio professor da disciplina, Luís Filipe Sá, da Escola Gonçalo Sampaio na Póvoa de Lanhoso, segundo o qual as notas negativas de sete alunos da instituição surgiram positivas na pauta depois de passarem pelo Conselho Pedagógico.

Depois de fazer queixa aos órgãos escolares e ao Ministério da Educação, Luís Filipe de Sá, contactou o MP. Afirma que as alterações foram feitas pela escola “sem o avisar e sem justificar”, e que o acusaram de o teste não ter validade científica.

O professor de Geografia pediu ao Conselho Pedagógico que lhe fosse dado o motivo da alteração das notas, e depois de reiterado o pedido, foi-lhe dada a resposta de que o teste da disciplina apresentava erros científicos.

Luís Filipe Sá disse que “nunca soube em que parecer se baseou, dado que tal nunca lhe foi comunicado”. Depois desta resposta, solicitou um parecer a uma professora de Geografia da Universidade de Coimbra, que afirmou que o teste não tinha quaisquer erros.

A professora explicou ainda que, de qualquer modo, um erro científico não justificaria uma subida de nota de dez valores.

A mesma situação aconteceu na disciplina de inglês, com a docente a queixar-se da alteração de notas. A diretora da escola recusou-se a prestar declarações.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Mais alguns futuros “Engenheiros José Sócrates” estão a ser “criados”!
    Já não basta o facilitismo que grassa em 90% das licenciaturas do ensino superior…agora também já chegou ao secundário (9 ao 12 ano)! Aliás as escolas do 3 ciclo (7 ao 9 ano) estão proibidas de reprovarem os alunos!
    Com este tipo de ensino como é que podemos aumentar o nível cultural de um país? E depois “alguns” Portugueses ficam admirados… como o Costa e afins chegam ao poder!
    Dai como alguem afirmou em tempos, “Temos o POVO que merecemos…”

    • Oh Neto, e porquê só o José Sócrates e Costa são mencionados no comentário? Só porque são do PS? Então porque não cabe lá o Relvas???

      • Caro Comentador João Silva,
        Os comentários tem que ser curtos e claros…mas, tem razão o Relvas também está incluído!
        Contudo…já reparou que os “ditos socialistas” que deviam pôr o bem comum acima dos interesses pessoais acabam todos com algumas dezenas de milhões… em depósitos bancários, aplicações financeiras, imóveis, etc…aqui em Portugal ou em paraísos fiscais?
        Até o dito “pai” da Democracia, apesar de ter levado o País 2 vezes à bancarrota, caiu na tentação…estou a referir é claro ao Mário Soares!
        Mas…todos os corruptos, sobretudo se fosse político deviam apanhar pena máxima…sem qualquer possibilidade de liberdade condicional ou pena suspensa!

    • H. Neto “Aliás as escolas do 3 ciclo (7 ao 9 ano) estão proibidas de reprovarem os alunos!” Isso saiu mesmo em que Diário da República? Faz ideia do que está a dizer? É ignorante ou mente deliberadamente? O seu comentário não é curto e claro. É apenas uma alarvidade! É um exemplo acabado desse tal “POVO que merecemos”.

      • Caro Senhor,
        Se quiser posso mostrar-lhe circular que o Ministério da Educação enviou a todas as escolas…no início do ano letivo anterior anterior! Mais…se tiver filhos, sabe do que lhe vou dizer: nunca estranhou que alunos com 6 negativas no 2 período passem de ano com 1/2 negativas? Ou o(s) filho(s) beneficiou com esta pouca vergonha?
        Se não for esse o caso….a partir de agora não poderá invocar a sua ignorância e chamar mentirosos a pessoas que estão a trabalhar na área!
        A não ser que esteja no grupo dos portugueses…dos Cegos! Pois ” Cego é aquele que não quer ver…! ” Será esse o seu caso?

        • Mostre essa circular que “proibe” as escolas de chumbarem alunos ou então (se for honesto) retire de imediato a mentira que escreveu!!!

          • Caro Comentador,
            Poderia colocar aqui a circular…mas como não sei se o Sr. pertence ao ministério da educação…ainda sou “perseguido” por estar a revelar verdades que incomodam (voltamos ao período da velha senhora)!
            Mas envio-lhe um link público: http://observador.pt/2016/06/28/ministerio-defende-que-escolas-possam-nao-reprovar-alunos-com-muitas-negativas/
            Não se esqueça do seu pedido de desculpas público…ou caso não o faça considero como um covarde!

            • Nesse caso considero-o apenas um ordinário aldrabão!!! Nada nessa notícia diz que as escolas estão proibidas de chumbar alunos. Essa circular de que fala não existe nem nunca existiu. É por isso que não a mostra. Não meta os pés pelas mãos a inventar perseguições. A notícia a que faz referência apenas fala de um estudo da OCDE “Este ano, um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) veio apontar que Portugal é um dos países desta comunidade onde os alunos mais reprovam, posicionado em oitavo lugar. O relatório revela que em Portugal a retenção é o principal fator de risco na probabilidade de os alunos virem a ter maus resultados, o que levou a OCDE a aconselhar o país a mudar a sua política.” Quer que lhe peça desculpa por tê-lo desmascarado como um reles mentiroso??? Tenha juízo!!! Seja um homenzinho e admita que errou.

            • Volta a colocar uma notícia que em nada confirma a mentira que deliberadamente propagou. Primeiro afirma que se eu quiser pode divulgar a circular. Depois diz que não divulga porque tem medo. Agora não divulga porque está de férias. Enfim… Não divulga porque ela não existe!!! Eu sei que não existe!!! É apenas um embuste seu para tentar enganar quem não esteja dentro do assunto. Daí que tenha perdido algum do meu tempo a desmascará-lo. Se tivesse um pingo de vergonha na cara nem tinha respondido ao meu primeiro comentário.

            • Falo sim!! Eu sei que para si era mais fácil enganar os outros se eu me calasse, mas não tem tal sorte. Volta a invocar documentação que em nada apoia a sua mentira (onde vem referido que as escolas estão proibidas de reprovar alunos?). Continua portanto a ser um reles mentiroso. A falta de argumentação vem da sua parte que alega a existência de algo e, quando confrontado com o ónus da prova, se desfaz em desculpas cada uma mais esfarrapada do que a outra. Vendo-se encurralado, faz-se passar por vítima. Não há insulto nenhum naquilo que digo. Se não quiser que o apelide de aldrabão prove aquilo que diz. É simples.

  2. Isto é o poder dado aos Diretores das escolas que se acham Deuses. Dar autonomia a supostos falhados que não querem dar aulas, porque supostamente não o sabem fazer.

  3. Penso que o MP bem poderá investigar todas as escolas porque pelo que vamos vendo e ouvindo a situação vai sempre de mal a pior mas acima destas temos os cabecilhas (governantes) autores do descalabro e que vêm para a TV vangloriarem-se de boas obras.

RESPONDER

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …