Continua a ser difícil ligar para a linha SNS 24. Há registo de utentes que estiveram cerca de sete horas à espera de serem atendidos.
Nos últimos dias, houve relatos de utentes que ficaram várias horas à espera de serem atendidos pela linha SNS 24 e, em alguns casos, o atendedor automático até pede para que desliguem e tentem mais tarde.
“A linha está com elevada procura. Aconselhamos que desligue e ligue mais tarde”, é a mensagem reproduzida.
A linha continua a estar muito pressionada e, segundo o jornal online Observador, este domingo houve utentes que estiveram cerca de sete horas à espera de serem atendidos.
Confrontados pelo jornal digital, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) – que gerem a linha SNS 24 – falaram num “crescimento muito acentuado e brusco da procura da linha” e anunciaram novas medidas para evitar a rutura deste serviço.
Entre as novas medidas estão, por exemplo, a “revisão de alguns algoritmos para elevar a sua eficiência”, uma “adoção mais alargada de soluções de atendimento automatizado” e a “abertura de novos call centers para beneficiar de recursos humanos disponíveis noutras regiões”.
Os SPMS abriram um novo call center em Coimbra na semana passada e está a ser preparada a abertura de outros, “designadamente já em janeiro em Beja”, anunciaram.
Além disso, os serviços destacam que o Ministério da Saúde vai investir na “formação e contratação de novos profissionais, perfazendo neste momento cerca de cinco mil, maioritariamente enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, médicos-dentistas, administrativos, intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e estudantes de medicina do sexto ano”.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde não revelam quantas chamadas têm ficado por atender, mas informaram que entre os dias 1 e 25 de dezembro foram emitidas quase 225 mil requisições de testes à covid-19, das quais mais de 87 mil na última semana (12.390 só no dia de Natal).
Coronavírus / Covid-19
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