O novo “Mini Rover” consegue superar armadilhas de outro mundo (literalmente)

O Mini Rover, construído com apêndices móveis e rodas giratórias, testou técnicas complexas de locomoção que o ajudariam a subir montanhas arenosas e a evitar o risco de ficar preso num planeta remoto.

Em 2009, o rover Spirit da NASA teve de pôr fim à sua longa missão no Planeta Vermelho depois de ter ficado com as rodas presas. Para evitar que este tipo de problemas voltam a acontecer, foi criado o Mini Rover.

Usando um movimento complexo, conhecido como “pedal do rotador traseiro”, o novo robô supera as limitações do Spirit, sendo capaz de subir uma ladeira usando o seu design exclusivo para combinar os movimentos de remo, caminhada e giro. O comportamento do veículo foi modelado usando um ramo da física conhecido como terradinâmica.

“Este rover tem graus de liberdade suficientes para sair dos engarrafamentos de maneira bastante eficaz. Ao avaliar os materiais das rodas dianteiras, cria um sulco de fluido localizado para as rodas traseiras que não é tão íngreme quanto o nível real”, explicou em comunicado Dan Goldman, professor de Física do Instituto de Tecnologia da Georgia.

Um robô, construído pelo Johnson Space Center, da NASA, foi pioneiro na capacidade de girar as rodas, percorrer a superfície e levantar cada um dos seus apêndices, criando uma ampla variedade de movimentos potenciais.

Segundo o EurekAlert, os investigadores usaram impressoras 3D para recriar estes recursos num veículo pequeno, com apêndices de quatro rodas movidos por 12 motores diferentes. Os resultados da investigação foram publicados recentemente na Science Robotics.

“O rover foi desenvolvido com arquitetura modular mecatrónica, componentes disponíveis comercialmente e um número mínimo de peças”, disse Siddharth Shrivastava, estudante universitário do Instituto de Tecnologia da Georgia.

Os investigadores testaram a performance do rover em em declives projetados para simular as colinas planetárias e lunares, através de um sistema conhecido como SCATTER (Criação Sistemática de Terreno Arbitrário e Teste de Robô Exploratório).

A verdade é que as colinas de Marte ou da Lua são verdadeiras armadilhas. É por esse motivo que a próxima geração de veículos exploradores precisará de ser muito boa a escalar montanhas cobertas com material solto, de modo a evitar ficar presa em superfícies granulares macias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco, assente em quatro níveis. Portugal não …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …