//

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença.

Estas novidades constituem uma verdadeira “revolução da linha do Minho”, como constata o Dinheiro Vivo, que chega na data certa para ficar na história, precisamente a 25 de Abril.

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha graças a “material de reserva” da CP – Comboios de Portugal, como adianta a referida publicação.

A CP tinha previsto usar 50 carruagens compradas a Espanha no ano passado, mas a sua entrega está atrasada devido ao processo de homologação no balcão único europeu. Como a parte burocrática está agora centralizada a nível europeu, requer mais documentação para que a autorização seja emitida.

Assim, o arranque do inter-regional eléctrico no Minho vai ser assegurado por unidades Corail rebocadas por locomotivas 2600 que “estiveram paradas até 2019 e que estão a ser recuperadas desde o ano passado nas oficinas da CP de Contumil”, explica ainda o Dinheiro Vivo.

O comboio Intercidades entre Lisboa e Viana do Castelo também vai ser prolongado até Valença, com paragens em Âncora-Praia, Caminha e Vila Nova de Cerveira.

Além disso, vai ser criado um comboio inter-regional entre Coimbra-B e Valença, numa viagem de cerca de 4 horas.

O arranque do serviço eléctrico de comboios na linha do Minho vai ser assinalado com uma cerimónia de inauguração a 26 de Abril, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.