Mineiro da Tanzânia torna-se milionário depois de encontrar duas pedras preciosas

Tanzania Ministry of Minerals

Saniniu Laizer, um mineiro da Tanzânia, tornou-se milionário depois de vender duas pedras brutas de tanzanite que o próprio encontrou, avança a BBC.

De acordo com a emissora britânica, Laizer ganhou 3,4 milhões de dólares com a venda das pedras preciosas ao Ministério da Mineração da Tanzânia. Combinadas, as duas pedras tinham cerca de 15 quilogramas e uma destas era a maior já encontrada na Tanzânia.

Amanhã haverá uma grande festa“, disse Laizer, pai de mais de 30 filhos, à BBC.

A tanzanite é uma das pedras mais raras da Terra, sendo apenas encontrada no norte da Tanzânia. O valor destas pedras, cujo suprimento pode estar totalmente esgotado dentro de 20 anos, segundo estimativas de geólogos, é determinado de acordo com a sua raridade – quanto menos comum for a cor ou a sua clareza, mais elevado será o seu preço.

Estas pedras podem existir em tons de verde, vermelho, roxo ou azul.

Foi Laizer que extraiu as pedras de 9,2 e 5,8 quilogramas na semana passada, sendo estas vendidas nesta quarta-feira na região norte de Manyara. Até agora, a maior rocha de tanzanite encontrada no país pesava 3,3 quilogramas.

O Presidente da Tanzânia felicitou o mineiro pela descoberta. “Este é o benefício dos mineiros de pequena escala e prova que a Tanzânia é rica”, afirmou John Magufuli, que chegou ao poder em 2015 prometendo salvaguardar o interesse do país no setor da mineração e aumentar as receitas do Governo.

O mineiro de 52 anos planeia investir o dinheiro na sua comunidade em Manyara.

Quero construir um shopping e uma escola. Quero construir esta escola perto da minha casa. Há muitas pessoas pobres aqui que não podem dar-se ao luxo de levar os seus filhos para a escola”, afirmou, citado pelo portal G1.

O Governo da Tanzânia indicou, numa publicação na rede social Twitter, que as pedras seriam mantidas no museu nacional.

  ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …

Professores deixam as salas de aula para se tornarem fabricantes de caixões low-cost

Quando a covid-19 obrigou ao encerramento das escolas no Uganda, Livingstone Musaala abriu mão do seu trabalho como professor de matemática para se dedicar à construção de caixões de valor acessível - numa altura em …

Casos de covid-19 entre os alunos mais novos não aumentaram no primeiro mês de aulas

Um mês depois do início do ano letivo, não se registou um aumento de casos de covid-19 entre os alunos mais novos. De acordo com o jornal Público, o regresso ao ensino presencial não se refletiu …

Imagem procurava mostrar que "Portugal e Espanha são mais fortes quando estão juntos", disse Vox a Ventura

O líder do Chega afirmou hoje que o Vox lhe transmitiu que, ao partilhar uma imagem da dinastia filipina onde mostra Portugal anexado por Espanha, pretendia mostrar que os dois países “são mais fortes quando …

Em La Palma, empresas usam drones para alimentar animais isolados pela lava

Duas empresas espanholas utilizam drones para alimentar os animais que estão encurralados no meio da lava lançada pelo vulcão de La Palma. Numa altura em que a lava se estende pela ilha a um ritmo muito …

CDS acusa Governo de comprar voto do PAN no OE com medida sobre as touradas

A deputada do CDS-PP Cecília Meireles acusou esta quinta-feira o Governo de estar a comprar o voto do PAN no Orçamento do Estado para 2022 com a proibição das touradas para menores de 16 anos. Na …

Se for eleita, Le Pen irá desmantelar as turbinas eólicas

A candidata à presidência francesa Marine Le Pen disse que, se for eleita presidente no próximo ano, acabará com todos os subsídios destinados às energias renováveis e derrubará as turbinas eólicas. Marine Le Pen, candidata do …