Militares desactivam bomba com 100 anos encontrada em cidade belga

(dr) flandersnews.de

A cidade de Ghent foi frequentemente bombardeada quer durante a I Guerra Mundial, quer durante a II Guerra

A cidade de Ghent foi frequentemente bombardeada quer durante a I Guerra Mundial, quer durante a II Guerra

Brigadas anti bomba do Exército belga desactivaram este sábado uma bomba da Primeira Guerra Mundial, encontrada em Melle, perto de Ghent, oeste na Bélgica, tendo sido activado um plano de emergência.

O serviço militar de retirada e destruição de artefactos explosivos desactivou a bomba, encontrada na passada quinta-feira, sem que tenha ocorrido “nenhum incidente”.

Antes de levar a cabo a operação, as autoridades locais activaram um plano de urgência para proteger os residentes das proximidades, que finalmente puderam voltar às suas casas, explicou o presidente da autarquia de Melle, Frank De Vis, citado pelo Flanders News.

“Foram evacuados os habitantes de 12 ruas, aproximadamente um milhar de residentes, num raio de 480 metros”, explicaram as autoridades belgas, acrescentando que cerca de 60 foram acolhidos numa escola das proximidades.

Os que viviam num raio superior, até 730 metros do local da bomba, foram alertados para ficar em casa com as portas e janelas fechadas.

O tráfico ferroviário para a cidade de Ghent, a este de Melle, assim como a circulação das estradas próximas, também foram afectadas durante a hora que durou a operação.

A bomba foi descoberta na quinta-feira, durante as obras que a Sociedade Nacional de Ferrovias da Bélgica realiza na zona, onde se inspeccionava cuidadosamente o terreno, por se saber que esta área teria sido bombardeada frequentemente durante as duas Guerras Mundiais.

A Bélgica assinala este ano o centenário do início da Grande Guerra de 1914-1918, com diversas acções de homenagem aos caídos, num território que, apesar de se ter declarado neutro no conflito, se converteu num dos principais campos de batalha.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Índice de transmissibilidade sobe. É de 0,71 em Portugal Continental (e acima de 1 nas ilhas)

O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu ligeiramente a nível nacional nas últimas duas semanas. Entre 24 e 28 de fevereiro, o índice foi de 0,71. O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está …

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …