Militares desactivam bomba com 100 anos encontrada em cidade belga

(dr) flandersnews.de

A cidade de Ghent foi frequentemente bombardeada quer durante a I Guerra Mundial, quer durante a II Guerra

A cidade de Ghent foi frequentemente bombardeada quer durante a I Guerra Mundial, quer durante a II Guerra

Brigadas anti bomba do Exército belga desactivaram este sábado uma bomba da Primeira Guerra Mundial, encontrada em Melle, perto de Ghent, oeste na Bélgica, tendo sido activado um plano de emergência.

O serviço militar de retirada e destruição de artefactos explosivos desactivou a bomba, encontrada na passada quinta-feira, sem que tenha ocorrido “nenhum incidente”.

Antes de levar a cabo a operação, as autoridades locais activaram um plano de urgência para proteger os residentes das proximidades, que finalmente puderam voltar às suas casas, explicou o presidente da autarquia de Melle, Frank De Vis, citado pelo Flanders News.

“Foram evacuados os habitantes de 12 ruas, aproximadamente um milhar de residentes, num raio de 480 metros”, explicaram as autoridades belgas, acrescentando que cerca de 60 foram acolhidos numa escola das proximidades.

Os que viviam num raio superior, até 730 metros do local da bomba, foram alertados para ficar em casa com as portas e janelas fechadas.

O tráfico ferroviário para a cidade de Ghent, a este de Melle, assim como a circulação das estradas próximas, também foram afectadas durante a hora que durou a operação.

A bomba foi descoberta na quinta-feira, durante as obras que a Sociedade Nacional de Ferrovias da Bélgica realiza na zona, onde se inspeccionava cuidadosamente o terreno, por se saber que esta área teria sido bombardeada frequentemente durante as duas Guerras Mundiais.

A Bélgica assinala este ano o centenário do início da Grande Guerra de 1914-1918, com diversas acções de homenagem aos caídos, num território que, apesar de se ter declarado neutro no conflito, se converteu num dos principais campos de batalha.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dois guardas que deveriam estar a vigiar Jeffrey Epstein foram presos

Os dois guardas prisionais que estavam encarregues de vigiar Jeffrey Epstein na noite em que este se suicidou foram presos esta terça-feira em Nova Iorque, nos Estados Unidos. De acordo com o jornal norte-americano The New …

Dois membros do "La Manada" condenados a mais três anos de prisão

A Justiça espanhola condenou, esta quarta-feira, dois dos cinco membros do grupo "La Manada" a três anos e três meses de prisão e a uma multa de 5.670 euros por terem gravado a violação. Os cinco …

Na Austrália, há cães treinados para farejar e resgatar coalas encurralados pelos incêndios

Cães treinados para encontrar coalas estão a ajudar as equipas de resgate a salvar os animais nos devastadores incêndios da Austrália. "Bear", um cão de raça coolie australiano, integra a equipa de busca e salvamento em …

Grécia vai fechar os três maiores campos de refugiados nas ilhas do Mar Egeu

A Grécia anunciou, esta quarta-feira, que os três maiores campos de migrantes nas ilhas de Lesbos, Samos e Quios, no Mar Egeu, serão fechados e substituídos por estruturas fechadas que triplicarão a sua capacidade. "Descongestionar as …

Preços dos passes da Área Metropolitana do Porto devem manter-se em 2020

A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou esta quarta-feira que pretende manter inalterados os preços das assinaturas mensais Andante, em 2020, apesar da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 0,38%. Em resposta à Lusa, aquela entidade …

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …