Militares da Força Aérea partiram para o Mali

PortugueseAirForce / Facebook

Militares portugueses partiram para o Mali em missão da ONU

Cerca de 30 militares da Força Aérea partiram hoje da Base Aérea n.º 6 no Montijo para o Mali, de um total de 60, que integram a missão abrangente da ONU naquele país, MINUSMA.

“O contingente que partiu hoje constitui o grosso das tropas que vão cumprir a missão MINUSMA naquele país africano, sob a égide da Organização das Nações Unidas”, disse à Lusa o porta-voz da Força Aérea Portuguesa.

Nos últimos dias já tinham partido outros dois grupos de militares, que constituem o grupo avançado, explicou o porta-voz, adiantando que “no voo de hoje seguiu ainda uma equipa médica da Força Aérea, que regressará este domingo”.

A equipa médica vai “acompanhar e fazer regressar” um militar português que adoeceu no terreno, salientou.

Esta missão portuguesa no Mali, que vai substituir a Força Aérea da Noruega, prolongar-se-á por seis meses, sendo composta por cerca de 60 militares, que serão sucessivamente rendidos, e por um avião C-130H, da Esquadra 501 “Bisontes”.

Os militares da Força Aérea e do exército que hoje partiram para o Mali vão ficar nas imediações de Bamaco, capital do Mali, integrando operações de transporte aéreo logístico de mercadorias com o objetivo de cobrir todo o país.

Em 2015, a Força Aérea já tinha participado numa missão neste país africano, também sob a égide das Nações Unidas.

Além dos militares, esteve envolvido uma aeronave C-295M da Esquadra 502 “Elefantes”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Os militares da Força Aérea e do exército que hoje partiram para o Mali vão ficar nas imediações de Bamaco, capital do Mali, integrando operações de transporte aéreo logístico de mercadorias com o objetivo de cobrir todo o país.”

    Força Aérea e mercadorias…hummmmm…curioso a história das messes nunca mais se ouviu falar mete generais? a coisa foi abafada? calaram a felgueiras?

RESPONDER

Suspeito do ataque junto ao Charlie Hebdo acusado de tentativa de homicídio

O suspeito de ferir gravemente duas pessoas, na passada sexta-feira, à porta da antiga redação do semanário Charlie Hebdo, em Paris, foi acusado de "tentativa de homicídio relacionada com motivação terrorista", segundo a AFP. A informação …

SNS24 encaminhada crianças para a urgência "sem critério clínico", diz Ordem dos Médicos do Centro

A Ordem dos Médicos do Centro lamentou hoje que a linha SNS 24 esteja a encaminhar crianças "sem critério clínico" para as urgências hospitalares e pediu a definição urgente de "um plano seguro e com …

13 de outubro em Fátima com lotação reduzida a 6.000 fiéis

O Santuário de Fátima estima a presença de seis mil pessoas no recinto durante a peregrinação de 12 e 13 de outubro, estando prevista a colocação de círculos no chão, que reforçará a distância entre …

Jovem de 22 anos detido por suspeitas de burla de milhares de euros no MB Way

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um indivíduo, de 22 anos, suspeito de diversos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais, estando em causa um montante de dezenas de milhares de …

Nagorno-Karabakh. Alta Comissária da ONU insta a um "cessar-fogo imediato"

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos manifestou, esta terça-feira, a sua preocupação face ao aumento das hostilidades entre o Azerbaijão e os separatistas arménios no enclave de Nagorno-Karabakh, instando as partes a …

Rio duvida que país consiga investir verba prevista para setor público

O presidente do PSD, Rui Rio, manifestou esta quarta-feira dúvidas de que o país consiga investir toda a verba prevista pelo Governo no plano de recuperação para a administração pública, prometendo que o documento social-democrata …

MP acusa três inspetores do SEF de homicídio de imigrante ucraniano

O Ministério Público acusou esta quarta-feira três inspetores do SEF do homicídio qualificado de um cidadão ucraniano, ocorrido a 12 de março no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa. Segundo uma nota da Procuradoria …

UE prepara lei que obriga gigantes tecnológicas a partilhar dados

A União Europeia (UE) está a preparar-se para forçar as gigantes tecnológicas a partilharem os dados que têm dos consumidores com empresas rivais menores, de acordo com uma nova lei que a Comissão Europeia está …

Morreu Quino, criador de Mafalda

O autor argentino Quino, célebre por ter criado a contestatária personagem de banda desenhada Mafalda, morreu esta quarta-feira em Mendoza, na Argentina, aos 88 anos, revelou a agência Efe. De acordo com o jornal argentino Clarín, …

"Quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que "quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", um dia após o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter …