Militante do PSD concorre pelo PDR a dois municípios

(dr) O Vilaverdense

Filipe Leite da Costa

O empresário Filipe Leite da Costa, de 44 anos, militante do PSD desde 1988, é candidato pelo Partido Democrático Republicano, nas eleições de 1 de outubro, à Câmara de Viana do Castelo e à Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez.

Formado em gestão de empresas, Filipe Leite da Costa, além de candidato à Câmara de Viana do Castelo, é candidato pelo Partido Democrático Republicano, de Marinho e Pinto, à Assembleia Municipal e à Junta de Freguesia de Arcos de Valdevez, aldeia de onde é natural.

Contactado pela agência Lusa, o porta-voz da Comissão Nacional da Eleições, João Tiago Machado informou que, “ultrapassado o prazo legal para a impugnação de listas às eleições autárquicas de 1 outubro, as candidaturas do PDR à Câmara de Viana do Castelo e Assembleia de Arcos de Valdevez são válidas“.

João Tiago Machado explicou que “após as eleições, e caso seja eleito, o candidato em causa não pode tomar posse em mais do que um órgão autárquico e que, se não chegar a ser eleito para mais do que um órgão autárquico não sofrerá qualquer sanção porque a sanção em causa seria a perda de mandato”.

No site da Comissão Nacional de Eleições, pode ler-se, na parte das perguntas frequentes, na pergunta 14: “Posso ser simultaneamente candidato a órgãos autárquicos de municípios diferentes? Não. Nenhum cidadão pode candidatar-se simultaneamente a órgãos representativos de autarquias locais territorialmente integradas em municípios diferentes”.

Fonte do PSD de Arcos de Valdevez contactada pela Lusa informou que o candidato, que detém uma empresa ligada ao setor das instalações elétricas, “é militante daquele partido desde julho de 1998 até à data, com quotas por pagar desde julho de 2015“.

A mesma fonte adiantou que Filipe Leite da Costa, “além de encabeçar a lista do PDR à Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez, concorre também à liderança da União de Freguesia de Souto e Tabaçô pelo mesmo partido”.

A fonte revelou que “entre 2009 e 2013 Filipe Costa desempenhou as funções de deputado municipal de Arcos de Valdevez, eleito pelo PSD e que integrou a Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo durante a liderança de Eduardo Teixeira, entre 2008 e 2014”. “Nas últimas eleições europeias apoiou a candidatura do CDS“, especificou.

(dr) O Vilaverdense

Filipe Leite da Costa (esq) com Marinho e Pinto (dir)

 

As candidaturas de Filipe Leite da Costa a órgãos autárquicos de municípios diferentes levaram o candidato do BE à Câmara de Viana do Castelo a participar o caso à CNE.

“A Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais não permite concorrer, simultaneamente, a órgãos de dois concelhos diferentes”, sublinhou à Lusa o candidato do BE, Luis Louro.

Luis Louro, advogado e coordenador da distrital do BE, justificou este caso “com a inexistência do cruzamento de dados e de uma base nacional de candidatos que impossibilitou, dentro dos prazos legais, a impugnação a lista do candidato do PDR à Câmara de Viana do Castelo”.

“Penso que esta situação enferma de manifesta ilegalidade e que, independentemente do decurso dos prazos, tem de ter intervenção da CNE”, frisou Luís Louro na exposição enviada àquela comissão.

Apesar das inúmeras tentativas de contacto feitas pela Lusa, não foi possível ouvir o candidato.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu bem digo, só querem é poder e vigarizar, seja de que lado for, isso p/ gente que não é honesta, o que da parte de politicos ou quem anda na politica que é o caso. Ainda estou p/ ver quem está na politica que seja minimamente honesto!! Até agora NINGUÉM, todos tem rabo de palha…

RESPONDER

Manuel Alegre e Agustina Bessa-Luís votados para o Nobel

A Academia de Ciências de Lisboa apontou Manuel Alegre e Agustina Bessa-Luís a possíveis candidatos para receberem o próximo Prémio Nobel da Literatura, após convite do Comité Nobel da Academia Sueca. Ainda faltam alguns meses para …

Sushi e peixe cru podem provocar “anisakiasis”

As infecções por parasitas intestinais estão a aumentar com a popularidade do sushi e os riscos do consumo de peixe cru ficaram novamente ilustrados com um caso insólito. O caso foi relatado pelo médico norte-americano Kenny Banh …

Casa dos Horrores: o pai das crianças já tinha raptado a companheira

O mundo ainda está em choque com a descoberta macabra feita pela polícia da Califórnia no passado domingo. Mas o horror vem de trás. O casal David e Louise Turpin é suspeito de manter os 13 …

Fisco espanhol acusa Shakira de fraude fiscal

O fisco espanhol pediu ao Ministério Público para acusar a cantora colombiana Shakira de fraude fiscal, que terá cometido entre 2011 e 2014, noticiou hoje o jornal espanhol La Vanguardia. A administração fiscal espanhola apresentou este …

A fórmula do plástico mais resistente do mundo continua perdida

Uma invenção revolucionária que poderia deixar o mundo mais seguro. Assim foi definido o starlite, material resistente ao fogo e a altas temperaturas, cuja fórmula permanece desconhecida - e poderá estar perdida. O material foi criado …

Não, ter plantas em casa não é prejudicial para a saúde

Desde sempre que a ideia de que ter plantas em casa é prejudicial para a saúde está enraizada na mente de todos - crença, no entanto, comprovadamente errada. A ideia surgiu pelo facto de, no processo …

Deco registou quatro queixas por dia sobre compras online em 2017

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Deco, recebeu 1.642 reclamações sobre compras feita pela internet em 2017, numa média de quatro queixas por dia, número que sobe para 8.538 no caso da rede …

Vai passar pela Terra um "arranha-céus" a 122 mil quilómetros por hora

Um "asteróide potencialmente perigoso" dirige-se para a Terra a uma velocidade de mais de 122.000 quilómetros por hora, informou a agência espacial norte-americana NASA. O asteróide 2002 AJ129 vai aproximar-se da Terra no próximo dia 4 …

Adepto condenado por morte com very-light detido no Estádio da Luz

O homem condenado há 20 anos por causar uma morte com um very-light foi detido no sábado pela PSP no Estádio da Luz, onde estava proibido de entrar na sequência de uma condenação por posse …

Condutor bêbado adormeceu ao volante... e o seu Tesla parou sozinho

Talvez no futuro os automóveis autónomos consigam levar passageiros bêbedos até casa sem colocar outras pessoas em risco, mas por agora não se pode esperar que nem mesmo um Tesla faça isso. Já é muito …