Militante do PSD concorre pelo PDR a dois municípios

(dr) O Vilaverdense

Filipe Leite da Costa

O empresário Filipe Leite da Costa, de 44 anos, militante do PSD desde 1988, é candidato pelo Partido Democrático Republicano, nas eleições de 1 de outubro, à Câmara de Viana do Castelo e à Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez.

Formado em gestão de empresas, Filipe Leite da Costa, além de candidato à Câmara de Viana do Castelo, é candidato pelo Partido Democrático Republicano, de Marinho e Pinto, à Assembleia Municipal e à Junta de Freguesia de Arcos de Valdevez, aldeia de onde é natural.

Contactado pela agência Lusa, o porta-voz da Comissão Nacional da Eleições, João Tiago Machado informou que, “ultrapassado o prazo legal para a impugnação de listas às eleições autárquicas de 1 outubro, as candidaturas do PDR à Câmara de Viana do Castelo e Assembleia de Arcos de Valdevez são válidas“.

João Tiago Machado explicou que “após as eleições, e caso seja eleito, o candidato em causa não pode tomar posse em mais do que um órgão autárquico e que, se não chegar a ser eleito para mais do que um órgão autárquico não sofrerá qualquer sanção porque a sanção em causa seria a perda de mandato”.

No site da Comissão Nacional de Eleições, pode ler-se, na parte das perguntas frequentes, na pergunta 14: “Posso ser simultaneamente candidato a órgãos autárquicos de municípios diferentes? Não. Nenhum cidadão pode candidatar-se simultaneamente a órgãos representativos de autarquias locais territorialmente integradas em municípios diferentes”.

Fonte do PSD de Arcos de Valdevez contactada pela Lusa informou que o candidato, que detém uma empresa ligada ao setor das instalações elétricas, “é militante daquele partido desde julho de 1998 até à data, com quotas por pagar desde julho de 2015“.

A mesma fonte adiantou que Filipe Leite da Costa, “além de encabeçar a lista do PDR à Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez, concorre também à liderança da União de Freguesia de Souto e Tabaçô pelo mesmo partido”.

A fonte revelou que “entre 2009 e 2013 Filipe Costa desempenhou as funções de deputado municipal de Arcos de Valdevez, eleito pelo PSD e que integrou a Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo durante a liderança de Eduardo Teixeira, entre 2008 e 2014”. “Nas últimas eleições europeias apoiou a candidatura do CDS“, especificou.

(dr) O Vilaverdense

Filipe Leite da Costa (esq) com Marinho e Pinto (dir)

 

As candidaturas de Filipe Leite da Costa a órgãos autárquicos de municípios diferentes levaram o candidato do BE à Câmara de Viana do Castelo a participar o caso à CNE.

“A Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais não permite concorrer, simultaneamente, a órgãos de dois concelhos diferentes”, sublinhou à Lusa o candidato do BE, Luis Louro.

Luis Louro, advogado e coordenador da distrital do BE, justificou este caso “com a inexistência do cruzamento de dados e de uma base nacional de candidatos que impossibilitou, dentro dos prazos legais, a impugnação a lista do candidato do PDR à Câmara de Viana do Castelo”.

“Penso que esta situação enferma de manifesta ilegalidade e que, independentemente do decurso dos prazos, tem de ter intervenção da CNE”, frisou Luís Louro na exposição enviada àquela comissão.

Apesar das inúmeras tentativas de contacto feitas pela Lusa, não foi possível ouvir o candidato.

// Lusa

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu bem digo, só querem é poder e vigarizar, seja de que lado for, isso p/ gente que não é honesta, o que da parte de politicos ou quem anda na politica que é o caso. Ainda estou p/ ver quem está na politica que seja minimamente honesto!! Até agora NINGUÉM, todos tem rabo de palha…

RESPONDER

Não, os EUA não declararam guerra à Coreia. Mas não lhes abatam os aviões

Os Estados Unidos negaram hoje ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios …

Casal canibal detido na Rússia por ter comido 30 pessoas

Um homem e uma mulher da cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, poderão ter sido responsáveis pelo assassinato de cerca de 30 pessoas, que terão posteriormente comido. Os suspeitos, um instrutor militar de 35 anos …

Portugal pagou menos 213ME em juros à 'troika' até agosto

Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à 'troika' até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos, devido à extensão da maturidade de parte do empréstimo e aos reembolsos antecipados ao FMI. O Estado reduziu …

"Príncipe da Pontinha" detido pela GNR na Madeira

A Guarda Nacional Republicana deteve, esta segunda-feira, o autointitulado "príncipe do ilhéu da Pontinha" por este se ter oposto a uma ordem de execução judicial de encerramento de instalações, informou o porta-voz do comando territorial. "A …

Vacina contra a gripe gratuita para diabéticos e bombeiros

Direção-geral da Saúde justifica alargamento da gratuitidade com os riscos que o frio representa para os diabéticos e com a assistência na saúde prestada pelos bombeiros. A vacina contra a gripe vai ser este ano pela …

Morreu Abd El Aty, a mulher que chegou a pesar 500 quilos

Aos 37 anos, Eman Ahmed Abd El Atya estava a ser submetida a um tratamento intensivo nos Emirados Árabes Unidos. Mas acabou por morrer na sequência de complicações cardíacas. A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, …

Turquia encerra fronteira e ameaça petróleo em represália a referendo curdo iraquiano

O Presidente da Turquia, forte opositor do referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano, anunciou esta segunda-feira que encerrará em breve a fronteira terrestre com aquela região autónoma do Iraque, bem como ameaçou bloquear as …

Comentador do Benfica diz que foi agredido por administrador do Sporting

O comentador da Benfica TV e advogado António Pragal Colaço apresentou queixa-crime contra o administrador da SAD do Sporting, Nuno Correia da Silva, acusando-o de agressão. O caso é divulgado pelo Correio da Manhã (CM) que …

Políticos e militares negam relatório de Tancos (Expresso promete novas revelações)

O Exército continua a negar a existência de um relatório das secretas militares sobre o roubo de Tancos, tal como o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. Mas o director do …

Sondagem: Isaltino ganha Oeiras

A candidatura de Isaltino Morais - Inovar Oeiras de Volta - lidera a sondagem com 13 pontos percentuais acima do atual presidente da autarquia Paulo Vistas, antigo vice presidente de Isaltino Morais. As eleições autárquicas estão …