“Há 4.750 milhões por explicar”. Centeno critica contas do PSD e Rio promete-lhe uma “aula”

Rodrigo Antunes / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno, fala durante conferência de imprensa em Lisboa.

Na última semana de campanha eleitoral para as legislativas de domingo, sobe a tensão entre PS e PSD, com Mário Centeno a criticar as contas sociais-democratas, considerando que “há 4.750 milhões de euros por explicar”, e Rui Rio a prometer que “Sarmento dará uma aula” ao ministro das Finanças para ele as entender.

As palavras do presidente do PSD surgiram durante uma acção de campanha depois de Mário Centeno ter referido que as propostas do programa eleitoral social-democrata são “materialmente impossíveis”.

Durante uma apresentação na sede do PS em Lisboa, sob o tema “Os cenários económicos em que não vamos votar”, o ministro das Finanças e candidato a deputado socialista vincou que muitas das promessas do PSD “não casam com a despesa do cenário económico” do partido.

“O [crescimento económico] que o programa do PSD promete é ligeiramente inferior ao desta legislatura, em termos nominais, mas com muito mais receita. Ou seja, com menos PIB, PSD promete uma receita que é 10% superior. As projecções do PSD são deste ponto de vista materialmente impossíveis”, constatou Centeno, como cita o Eco.

Nomeando que o PSD “faz muitas promessas sobre o investimento nos serviços públicos, o aumento dos salários na função pública, em todos os sectores da Administração Pública, e nas prestações sociais”, Centeno concluiu que “são promessas vãs”.

“Temos, pelo menos, 4.750 milhões de euros no éter que estão por explicar“, considerou Centeno, notando que se as contas do PSD se confirmassem, Portugal ficaria “numa situação de défice excessivo“.

Perante esta posição, Rui Rio frisou que “é lamentável que o ministro das Finanças baralhe os números todos de forma absolutamente ridícula”.

Em declarações divulgadas pelo Eco, Rio realçou que o professor Joaquim Sarmento, o responsável pelo plano económico dos sociais-democratas, “dará uma aula a Centeno para saber ler o quadro macro-económico do PSD”.

É mais um episódio da guerra de Centenos que ficou patente num dos debates entre Costa e Rio antes das legislativas.

O ministro das Finanças já se mostrou disponível para debater com o presidente do PSD as previsões macro-económicas dos programas eleitorais dos dois partidos.

“Se houver algum candidato a deputado do PSD, em particular o Dr. Rui Rio, que queira debater estas questões comigo, não terei nenhuma dificuldade em fazê-lo”, referiu Centeno aos jornalistas.

O ministro disse também que Rui Rio confunde “o sucesso da economia portuguesa com o PS”, em resposta às afirmações do líder do PSD, que disse no domingo que “há uma grande confusão” entre Mário Centeno ministro e Mário Centeno deputado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

    • AAHAHAHAHAHAHAHAH
      .
      Pois é, eles tentam imitar os teus mestres.
      .
      Mas com tanta experiência e três bancarrotas não há aluno que lhes passe a perna!!!
      .

    • Está enganada Ana. Este pateta do Centeno apenas é bom para quem é mau em economia. Para quem percebe um mínimo de economia e finanças públicas o que ele fez até constitui um crime. Ora vejamos. O Orçamento de Estado é uma Lei. Quando se incumpre uma lei, há um crime. E é isso que este pateta tem feito. Crimes uns atrás dos outros. Inscreve no orçamento umas verbas e depois logo de seguida cativa-as. Deste modo não gasta, e o orçamento (como infelizmente é de fluxos de entradas e saídas efetivas e não de compromissos e responsabilidades) dá sempre certinho. Engana os tolos.
      E quanto ao famigerado crescimento económico do país é preciso mesmo andar muito distraído para não perceber que nós crescemos porque todos cresceram. No entanto, atrás de nós só estão dois ou três países. Os outros todos cresceram mais.
      Abra os olhos e veja se compreende melhor a realidade que a envolve.

  1. Foi pena o Rio não ter dado uma dessas aulas ao Gaspar e à Albuquerque que, além dos cortes, do brutal aumento de impostos e da venda do país ao desbarato, não conseguiram cumprir uma única meta do deficit!…

    • Mas há algum político ou algum partido que cumpra alguma coisa?!
      .
      Troika diz-te alguma coisa?!
      .
      Falência em 2011, diz-te alguma coisa?!
      .
      Deficit 11,2% em 2011, por obra e graça do Engº e do Dr Teixiera dizem-te alguma coisa?!
      .
      Estavas à espera de quê?!
      .
      Sejas tu PS,PSD, CDU, BE, CDS-PP ou o que quer que sejas não há lições que te valham, nem negociação que te salvem quando te encostam à parede e te obrigam a assinar acordos para voltares a teres dinheiro (que foste suplicar a usurários, porque o gastaste à toa ou te deixaste roubar), e que depois te obrigam a devolver nas condições em que muito bem entendam.
      .
      Armas-te em espertinho em todas as matérias, mas tens dado provas de uma memória muito conveniente, sem referir a tacanhez no que toca à compreensão da mecânica das coisas, em que cada causa sempre produz um efeito ou vários efeitos, e cada efeito pode ter tido uma ou várias causas.
      .
      Não passas de uma figura idiota, compulsiva e verborrenta, incapaz de articular um raciocínio completo.
      .
      Se o próximo PM for mais idiota que tu, ainda te convida para MF e vais ser tu a dar aulas a toda a gente.

      • Oh cao danado (e rafeiro), já devias saber que tu e o teus insultos e as tuas considerações sobre mim, valem ZERO…
        .
        Tu não me digas que eles (Gaspar e companhia) eram tão competentes e nem sequer sabiam das contas do Sócrates, da troika, da crise mundial, da taxa desemprego, do deficit de 11,2%, etc, etc, quando calcularam a meta do deficit (e onde decidiram esfolar os portugueses)?!
        Alguém os devia ter avisado desses pequenos “pormenores”!…
        Com cortes em tudo (menos onde deviam cortar mesmo!), com um aumento brutal de impostos e a vender o país ao desbarato e, mesmo assim, foi o que se viu..
        Ninguém os encostou “à parede”; eles é que tudo fizeram para se colocar nessa posição, e quem pagou as favas pela sua incompetência e, principalmente, cobardia foram os portuguesas!
        E, com esse excelente serviço, o Gasparzinho, foi premiado com o tacho no FMI…
        Por acaso, esses parasitas do FMI também são todos boa gente e tem-se mostrado muito competentes…
        .
        Eu não dou aulas de finanças, mas seria engraçado ver o Rui Rio como Ministro das Finanças… provavelmente ninguém o iria distinguir do Centeno!…

  2. Político é tudo a mesma coisa, prometem o que sabem que não podem cumprir, mentem descaradamente só para angariar votos, etc…
    Mas a culpa maior é do povo, que emprenha pelos ouvidos e defende essas mentiras e promessas políticas com “unhas e dentes”, quando nem faz sequer ideia do que está a dizer.
    Na verdade os políticos até parecem sérios, convictos das suas verdades, mas sabem muito bem que essas seriedades não passam de logros para angariar votos, a seguir o povo esquece e fica por isso mesmo.
    E assim vai esta república onde impera a democracia (ironia) chamada Portugal.
    Pior é que no resto do mundo é igual, só desonestidade política, será da globalização?

  3. O senhor Cativações tem sempre resposta para tudo, será por isso mesmo que o SNS está no estado que todos vemos e sentimos, além de outros.

  4. Se deixarem de subsidiar gente inútil á sociedade e deixarem de dar tudo e mais alguma coisa à função pública e aos amigos, acredito que o PSD aproveite melhor o dinheiro em prol do país e do seu desenvolvimento.

  5. Este é um PS à imagem de Guterres, enquanto não falirem o país não descançam! É só darem subsídios a estrangeiros e outros inúteis com fartura, investimentos dignos desse nome, nem vê-los! Os privados não investem nada, só os pequenos empresários em negócios vão de escada e outros maiores só na hotelaria e resatauração. O mal menor será mudar de governação e o PSD será o melhor colocado. Já chega de subsídios, o país precisa de grande investimento, precisamos criar riqueza que seja visivel!! Os empresários não investem em países socialistas, apoiados por partidos de esquerda, e pior, extrema esquerda!!

    • “…enquanto não falirem o país não descançam!”
      Devias tentar terminar o 1º Ciclo do Ensino Básico antes de comentar…
      .
      Quando falas de subsídios para parasitas inúteis, já estás a contar com o Passos Coelho que nunca trabalhou na vida e, com o seu amigo Relvas na Tecnoforma, andaram manar fundos e subsídios ilegalmente?!
      E ainda se “esqueceu” de pagar a Segurança Social…
      “Bruxelas diz que houve fraude na empresa de Passos Coelho”
      dn.pt/portugal/interior/bruxelas-diz-que-houve-fraude-na-empresa-de-passos-coelho-8912579.html

RESPONDER

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …

O candidato de Costa ao Porto só durou 24 horas (e a "asneira" pode sair-lhe cara)

Está lançada a confusão no PS Porto com a escolha do candidato do partido às próximas eleições autárquicas. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, não resistiu às reacções negativas à sua escolha para …

Mourinho Félix ao ataque. BdP "subjugou-se" à ex-ministra das Finanças

O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças criticou, esta sexta-feira, a "falha grave" do Banco de Portugal (BdP) ao se ter subjugado à antiga ministra das Finanças quanto à capitalização inicial do Novo …

Castillo obtém a maioria dos votos nas Presidenciais peruanas

Pedro Castillo obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais de domingo no Peru, com 50,168% dos votos, restando apenas 0,328% para contar, uma distância que a sua rival, Keiko Fujimori, não será capaz de …

Câmara de Lisboa arrisca multa de 80 milhões devido à partilha de dados

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) terá cometido quatro violações à lei da Proteção de Dados, puníveis cada uma com uma coima até aos 20 milhões de euros. Em declarações ao jornal Público, Elsa Veloso, advogada …

Joanetes e ossos partidos. A moda dos sapatos pontiagudos teve um alto custo na Inglaterra medieval

A moda dos sapatos pontiagudos na Inglaterra medieval desencadeou uma onda de joanetes, que, por sua vez, levaram a que as pessoas caíssem e partissem ossos. O século XIV assistiu à chegada de uma abundância de …

Sir António Horta Osório. Português foi condecorado pela Rainha Isabel II

O gestor português do setor da banca foi condecorado, este sábado, pela Rainha Isabel II com o grau de cavaleiro da Ordem do Império britânico, passando a ter direito ao título de "Sir" antes do …

Época balnear abre este sábado na maioria das praias (mas com regras)

A época balnear abre oficialmente este sábado na grande maioria das praias portuguesas, sujeitas pelo segundo ano consecutivo a regras para prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção por covid-19. Segundo uma portaria publicada em …