Cerca de mil pessoas acusadas de homicídios detidas em megaoperação no Brasil

Marcello Casal Jr. / ABr

Cerca de mil pessoas acusadas de homicídios foram detidas na terça-feira no Brasil durante uma megaoperação em 21 dos 27 estados brasileiros, de acordo com as autoridades brasileiras.

A segunda fase da chamada “Operação Cronos” resultou na detenção de 968 pessoas investigadas por homicídio, de acordo com um comunicado do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O principal objetivo da megaoperação era tornar efetivas as penas de prisão emitidas pela Justiça brasileira contra os suspeitos.

“Com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil realiza hoje [terça-feira] a Operação Cronos II, que cumpre mandados de prisão contra assassinos em 21 estados (…) Ganha a população de bem”, escreveu o Presidente do Brasil Jair Bolsonaro, na sua página da rede social Twitter.

Já o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Luiz Pontel de Souza, disse, durante uma conferência de imprensa, que as autoridades identificaram alguns suspeitos “ligados a fações” que operam no tráfico de drogas e armas no Brasil.

O Brasil registou uma média de 60.000 mortes violentas por ano nos últimos anos.

Na primeira fase da “Operação Cronos”, em agosto do ano passado, as autoridades brasileiras detiveram 2.968 pessoas. Além disso, 640 pessoas foram detidas em flagrante delito por tráfico de drogas e/ou posse ilegal de uma arma de fogo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que o mundo venha se compadecer dos homens de bem do Brasil, escravos de um sistema criminoso fingindo o esquema governar em pró da população, quando na realidade governam em beneficios próprios. Enquanto os ignorantes cumpre com o ditado: Façam o que eu mando mas não fazem o que nos podemos fazer, se amam a vida. Pois é…e aí como conseguir vencer os Condes Draculas mantendo o Congresso de terror em pé?..

RESPONDER

Terceiro estado de emergência? "É preciso em abril preparar um maio, maduro maio"

O Presidente da Assembleia da República já deixou antever que o Parlamento irá ter de debater, na próxima semana, uma segunda renovação do estado de emergência. Em declarações ao semanário Expresso, Eduardo Ferro Rodrigues cita uma música do …

Mourinho e jogadores do Tottenham apanhados a quebrar regras de isolamento

O técnico português José Mourinho e três jogadores do Tottenham foram apanhados a quebrar as regras de isolamento social decretadas no Reino Unido, segundo avança o diário britânico The Guardian. De acordo com fotografias e vídeos …

Infetados que furem quarentena podem arriscar prisão preventiva

Em Portugal, o crime de propagação de doença tem uma moldura penal que pode ir até oito anos de prisão, admitindo ainda medidas de coação privativas da liberdade, como é o caso da prisão preventiva. Assim, …

Conquistadores espanhóis usaram técnicas indígenas para construir as suas armas

Um novo estudo concluiu que os invasores espanhóis foram obrigados a aprender com os indígenas da Mesoamérica sobre a produção de cobre. Descobertas arqueológicas em El Manchón, no México, apoiam a ideia de que invasores espanhóis, desesperados …

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …