/

Mil berlinenses acham que 13% é uma vergonha

1

Thorsten Wagner / EPA

Manifestantes protestam em Berlim contra o resultado do AfD nas eleições legislativas

Centenas de pessoas protestaram na noite deste domingo em várias cidades alemãs contra o partido Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, que, segundo as sondagens, passará a ser a terceira força política mais votada, considerado um resultado histórico.

Pouco depois do anúncio dos resultados provisórios, que atribuem 13,5% das intenções de voto ao AfD, foram organizadas manifestações espontâneas em frente à sede do partido em Colónia, onde se concentraram cerca de 400 pessoas, em Frankfurt, em Munique e em Berlim.

Na capital alemã, um impressionante cordão policial foi montado para conter a manifestação, com menos de mil participantes, concentrados em frente ao salão alugado pelo AfD para a sua noite de eleição, situado em pleno centro de Berlim, segundo a agência de notícias francesa AFP.

Proferindo gritos de “toda a Berlim odeia os nazis“, ou “o racismo não é uma alternativa”, os manifestantes, bastante jovens, demonstravam a sua revolta.

A CDU da chanceler Angela Merkel venceu as eleições legislativas com 33,5% dos votos, seguida dos sociais-democratas do SPD e do partido Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, segundo uma sondagem divulgada pela televisão pública ZDF, após o encerramento das urnas, pelas 18:00 locais.

O Alternativa para a Alemanha, que com os 13,5% obtidos passa a ser a terceira força política no país, prometeu “mudar o país” e fazer “marcação” à chanceler Angela Merkel. “Nós vamos mudar o país, vamos fazer marcação à senhora Merkel, vamos recuperar o nosso país”, disse Alexander Gauland, um dos cabeças de lista do partido.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. na alemanha tambem ha anti democraticos e admiradores do totalitarismo de todos os generos e gostos, embora disfarçados de democratas.
    sabemos muito bem como se comportam as forças totalitarias que nao perdem oportunidade nem tem a minima vergonha de se desmascarar!!! a hipocrisia e uma “qualidade” deste tipo de gente.
    a maior vergonha é nao querer aceitar o voto popular!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.