Miguel de Sousa anuncia formalmente candidatura à liderança do PSD-Madeira

ALRAM.pt

Miguel de Sousa, candidato à liderança do PSD-Madeira

Miguel de Sousa, candidato à liderança do PSD-Madeira

O social-democrata madeirense Miguel de Sousa anunciou esta quinta-feira que pretende apresentar a sua candidatura à liderança regional do partido a 20 de março, demarcando-se da política de Alberto João Jardim nos últimos 13 anos.

“Eu acho que tenho legitimidade para admitir que devo apresentar uma candidatura à liderança do PSD [Madeira]. Julgo que toda a gente está à espera disso, talvez há 30 anos”, disse Miguel de Sousa aos jornalistas à margem de um evento no Funchal relacionado com a empresa de Cervejas da Madeira, da qual é administrador.

O deputado do PSD-M, que já foi vice-presidente de Alberto João Jardim e secretário regional, adiantou que “gostava de apresentar um programa para a Madeira sair desta dificuldade financeira”.

“Acho que tenho solução e gostava de apresentar. Tenho os contactos para fazer com que se torne realidade, porque falar de sonhos impossíveis de realizar não vale a pena”, declarou, defendendo que os projetos de sucessão a Jardim “não devem ser baseados em pessoas, mas em ideias, em projetos”.

Separar as águas

Miguel de Sousa sustentou que a Madeira precisa de “outra expectativa, outra esperança, outro caminho, porque este está muito mau e tem que ser alterado, mudado”.

O dirigente social-democrata madeirense afirmou que se “demarca destes últimos 13 anos” da liderança de Alberto João Jardim.

“Temos aqui uma década muito pesada, que trouxe à Madeira uma dívida quase impossível de suster e precisamos de políticas capazes de fazer com que a Madeira caminhe com viabilidade económica, prosperidade e honre os seus compromissos”.

Miguel de Sousa referiu que pretende apresentar oficialmente a sua candidatura a 20 de março, o primeiro dia da primavera, considerando ser “o melhor dia para falar de um caminho diferente para o futuro, apresentar uma solução real para esta enorme dificuldade”.

Eleições não antecipadas

Sobre a antecipação do congresso eletivo que está marcado para 19 de dezembro, Miguel de Sousa salientou ter sido o primeiro a fazer proposta nesse sentido, na comissão política, mas foi rejeitada.

“Não fui a reboque de ninguém e sugeri que candidato assumisse a liderança do Governo da Madeira tão rápido quanto possível. Propus no verão, porque temos eleições europeias em maio, e, para mim, era começar logo a seguir uma campanha mínima. Não foi aceite e depois foi ratificada data de dezembro”, apontou.

O candidato sustenta ter “dificuldade em perceber” o que é que o líder de governo eleito nessa altura vai fazer, porque terá apenas “nove meses, com um orçamento aprovado antes por outro executivo e não dá tempo para ter um programa governativo”.

“Não sei se há tantas soluções diferentes”

Miguel de Sousa reforça que devem aparecer candidaturas diferentes, com ideias e soluções também diferentes, porque “se for para aparecer cinco ou seis com o mesmo projeto é melhor juntar todos e começar a trabalhar para pô-lo em funcionamento”.

“Mas não sei se há tantas soluções diferentes quantos os candidatos que se apresentaram. Penso que alguém anda à procura de milagres”, concluiu.

São conhecidas até ao momento as candidaturas à liderança do ex-presidente da câmara do Funchal, Miguel Albuquerque, do ex-eurodeputado Sérgio Marques e do atual secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …

Cientistas implantaram chip no cérebro de um paciente para ajudá-lo a superar o vício em opióides

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Agora, é também o primeiro a usar estimulação cerebral profunda para combater este vício. A Universidade de West Virginia, nos Estados …

Contra “radicalismos, xenofobias e intolerâncias”. Marcelo vai ser distinguido pela mais antiga universidade da Europa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira em Bolonha a sua visita de Estado a Itália, com um dia dedicado à educação, em que será distinguido pela mais antiga universidade da …

Trump recebe Erdogan na Casa Branca para primeiro encontro após ofensiva na Síria

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe esta quarta-feira na Casa Branca o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, naquele que é o primeiro encontro após a ofensiva turca lançada a 9 de outubro …

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …