Migrantes incendeiam campo de refugiados na Grécia

STR / Lusa

-

Os migrantes do campo de refugiados de Moria, em Lesbos, Grécia, incendiaram esta sexta-feira o local depois da morte de uma mulher e do filho, na sequência de uma explosão de uma bilha de gás na sua tenda.

Informações iniciais avançadas pela agência noticiosa francesa AFP davam conta apenas da morte da mulher, carbonizada, e que três crianças teriam ficado gravemente feridas.

Segundo notícias recentes, para além da morte da mulher e do seu filho, registaram-se ainda ferimentos graves em outras três crianças, que se encontravam igualmente na tenda, onde a mulher que morreu carbonizada se encontrava a cozinhar.

A Associated Press (AP), no entanto, diz que os feridos são apenas dois e que apenas um deles seria uma criança. As duas pessoas foram, segundo a AP, hospitalizadas com queimaduras graves.

Na sequência desse incidente, os migrantes incendiaram o local, provocando danos consideráveis.

Outras 10 pessoas foram levadas para o hospital de Lesbos com queimaduras menores e um número indeterminado foi tratado por intoxicação de fumo. Os bombeiros chegaram rapidamente ao local para controlar o incêndio.

Segundo a AP, os migrantes entraram em confronto com a polícia durante a evacuação do campo.

“Estou chocado, como todos os gregos, devido a este trágico incidente”, declarou o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, num comunicado, onde transmite os pêsames às famílias das vítimas e promete que o governo vai “intensificar os esforços pela segurança e qualidade de vida” nos campos.

Os incidentes têm sido recorrentes nos últimos meses nos campos de refugiados nas ilhas gregas, onde se aglomeram cerca de 16.000 migrantes, ainda que a capacidade dos campos seja de 7.500 lugares.

Incidentes graves ocorreram em Moria em setembro, quando uma parte do campo foi destruída por fogo posto que levou os seus 5.000 ocupantes a fugir durante a noite, regressando dias depois.

Na passada sexta-feira um cidadão sírio foi ferido na cabeça por uma pedra arremessada por um desconhecido, na ilha de Chios, onde durante três dias os incidentes se sucederam entre refugiados e residentes.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …