Duzentos migrantes desaparecidos no Mediterrâneo desde o início do ano

A Organização Internacional das Migrações afirmou que um naufrágio a 50 milhas da costa da Líbia, na sexta-feira, é o segundo em dois dias e aumenta o total de migrantes desaparecidos no Mediterrâneo para 200 só este ano.

Em comunicado, a Organização Internacional das Migrações (OIM) refere que na segunda tragédia foram resgatados três sobreviventes, que terão dito que na embarcação seguiam 120 pessoas a bordo. Foram também registados três mortos. Permanecem assim desaparecidos 114 migrantes.

O responsável da OIM em Itália, Flávio Di Giacomo, disse que a marinha italiana transportou para a ilha de Lampedusa dois sudaneses, que disseram terem sobrevivido ao naufrágio de um bote que teria deixado a Líbia no dia anterior. O terceiro sobrevivente, com origem na Gâmbia, confirmou os mesmo detalhes, de acordo com o Jornal de Notícias.

Os sobreviventes relataram que entre os desaparecidos encontram-se dez mulheres, uma delas grávida, e duas crianças, uma das quais um bebé de dois meses, sendo a maioria proveniente da Nigéria, Camarões, Gâmbia, Costa do Marfim e Sudão.

Segundo os testemunhos, a embarcação começou a afundar-se ao fim de dez horas de viagem, provocando o afogamento de vários passageiros. Os sobreviventes permaneceram várias horas a flutuar antes de serem encontrados pelo navio da marinha italiana, a 50 milhas da costa da Líbia e depois transportados de helicóptero até à ilha de Lampedusa.

A organização não-governamental alemã Sea Watch já havia informado o naufrágio na sexta-feira, através das suas redes sociais, denunciando que, até ao momento, não há um “programa europeu de resgate no Mediterrâneo” e que o barco da ONG espanhola Open Arms está bloqueado em Espanha pelas autoridades, enquanto o navio humanitário Sea Eye também continua à procura de um porto para a mudança de tripulação.

Esta informação surgiu menos de 24 horas depois de ter sido confirmado um outro naufrágio na costa espanhola, em que se acredita que se terão afogados 53 migrantes africanos, tendo sido apenas resgatada uma mulher com vida.

Estes dois naufrágios fazem aumentar o número de vítimas desaparecidos no Mediterrâneo para 200 só este ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Brexit. Holandeses preparam festa na praia para se despedirem do Reino Unido

Milhares de holandeses pretendem despedir-se do Reino Unido na praia, degustando pratos europeus, uma ideia criada nas redes sociais este fim de semana e que tem conquistado o interesse generalizado. De acordo com a agência Lusa, …

Bolsonaro usa vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazónia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, da Dinamarca. "Vejam …

Rússia cria comissão para investigar "ingerência estrangeira" na política interna

Criação de uma comissão para investigar a "ingerência estrangeira" na política interna da Rússia acontece depois de várias manifestações contra Putin, que Moscovo diz mostrarem envolvimento ocidental. A câmara baixa do parlamento russo anunciou esta segunda-feira …

Novo planeta gigante detetado a orbitar estrela que dista 63,4 anos-luz da Terra

O novo planeta tem uma massa cerca de três mil vezes maior do que a da Terra e orbita a sua estrela a uma distância quase três vezes superior à que separa o Sol do …

Inaugurada em Lisboa clínica dentária gratuita para jovens até os 18 anos

A Santa Casa da Misericórdia abriu esta terça-feira, em Lisboa, uma clínica de saúde oral, com consultas grátis para todas as crianças e jovens até os 18 anos, que vivam ou estudem dentro do concelho. O …

Família mais rica do mundo enriquece a quatro milhões de dólares por hora

Desde o último boletim de riqueza que a Bloomberg publicou, em junho do ano passado, no seu ranking das famílias mais ricas do mundo, a fortuna dos Walton cresceu 39 mil milhões de dólares, para …

Espanha. PSOE rejeita proposta "inviável" do Podemos para coligação

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) rejeitou nesta terça-feira a proposta do Unidas Podemos para uma coligação fovernamental, que considera "inviável", e convidou a plataforma de esquerda a encontrar "outras fórmulas" que facilitem a governabilidade …

Ex-Presidente do Sudão admite ter recebido mais de 80 milhões da Arábia Saudita

O antigo Presidente do Sudão, que foi deposto em abril após vários meses de protestos, começou a ser julgado esta segunda-feira por corrupção. O julgamento por corrupção do ex-Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, começou esta segunda-feira e, …

Hong Kong. Funcionário do consulado britânico desaparece após enviar mensagem à namorada a pedir para rezar por ele

A 08 de agosto, Simon Cheng Man-kit, de 28 anos, estava a regressar a Hong Kong depois de ter estado na cidade chinesa Shenzhen. No momento em que, a bordo de um comboio de alta …

Open Arms. Procurador siciliano ordena apreensão do navio e desembarque imediato dos ocupantes

Luigi Patronaggio, o procurador da cidade de Agrigento, na Sicília, ordenou esta terça-feira a apreensão do navio Open Arms e o desembarque imediato dos quase 100 migrantes africanos que este levava a bordo. O jurista, que …