Cientistas encontram microfibras de ganga em amostras de água do Ártico

Investigadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram microfibras de roupa de ganga em amostras de água e sedimentos marinhos do Ártico.

De acordo com o site IFLScience, os cientistas descobriram microfibras de roupa de ganga em amostras de água dos Grandes Lagos da América do Norte (23%), dos lagos suburbanos de Ontário (12%) e do Arquipélago Ártico Canadiano (20%).

A equipa também encontrou uma única microfibra deste tipo na barriga de um peixe, da espécie Osmerus mordax, nos Grandes Lagos.

Os investigadores, cujo estudo foi publicado, a 2 de setembro, na revista científica Environmental Science & Technology Letters, descobriram que as estações de tratamento de águas residuais bombeiam cerca de mil milhões destas microfibras por dia.

A equipa também concluiu que colocar um único par de calças de ganga para lavar pode libertar cerca de 50 mil microfibras por ciclo de lavagem.

Embora não seja ainda claro se isto terá algum efeito negativo na vida marinha, é certo que a indústria da ganga tem um grande impacto no ambiente. Segundo o mesmo site, são necessários quase seis mil litros de água para cultivar a quantidade de algodão necessária para fazer um par de calças de ganga.

Além disso, para aumentar a sua durabilidade, os fabricantes destas peças de roupa usam químicos que, mais tarde, podem acabar nos sistemas de água. Um bom exemplo disso, recorda o IFLScience, é a cidade chinesa de Xintang. Conhecida como “capital mundial da ganga”, aqui, por vezes, os rios ficam azuis por causa da produção deste vestuário.

As calças de ganga são uma das peças de roupa mais populares em todo o mundo. Em 2018, foram vendidos mais de 4,5 mil milhões de pares a nível mundial.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …

China pede a membro do Governo japonês que beba água de Fukushima

O Japão garante que a água de Fukushima que vai despejar no Pacífico não representa nenhum perigo para a saúde e pode até ser consumida. Para o provar a China pediu a um oficial japonês …

Emirados Árabes Unidos anunciaram a primeira mulher astronauta da história do país

Nora Al-Matrooshi é a primeira mulher astronauta dos Emirados. A contratação é vista como um marco histórico para os Emirados Árabes Unidos. Nora foi escolhida para o programa Sheik Mohammed. Os Emirados Árabes Unidos contrataram a …

Investigação sobre cultivo de células humanas em macacos é "mais um passo" para compreender doenças

Investigadores de instituições chinesas e norte-americanas conseguiram integrar células humanas em embriões de macacos, um avanço na pesquisa biomédica sobre determinadas doenças e transplante de órgãos, defende um estudo hoje divulgado. "Um objetivo importante da biologia …

Elisa Ferreira considera que Portugal está a ser "bem-sucedido" na Presidência da UE

A comissária europeia Elisa Ferreira considera que a presidência portuguesa do Conselho da UE está a ser “reconhecidamente bem-sucedida”, ao conseguir fazer avançar dossiês num contexto particularmente difícil, ainda “em plena crise” de covid-19. Em entrevista …

Suspeitas de efeitos secundários das vacinas na UE representam 0,3%

De acordo com os dados da plataforma europeia de vigilância de reações adversas, até terça-feira tinham sido notificadas 163.582 suspeitas de efeitos secundários da vacina da AstraZeneca (Vaxzevria), 106.375 da Pfizer, 14.235 da Moderna e …