A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros. 

Ao todo, escreve a agência AFP que avança com a notícia, estão cerca de 1.800 polícias inscritos no programa “Polícia Saudável”, que arrancou em agosto último.

Os polícias que se juntem à iniciativa recebem um bónus mensal de 1.000 pesos (cerca de 44 euros) durante os cinco meses do programa. No final deste período, recebe um outro bónus: mais 5.000 pesos (cerca de 230 euros).

Os participantes, ouvidos pela agência noticiosa, revelam que o programa está a mudar as suas vidas, apesar de ter sido difícil no início.

Tudo isto foi completamente novo para mim (…) O primeiro mês foi complicado, quer a nível mental como físico. Mas o programa ajudou-me a perceber que a obesidade é uma doença”, disse o polícia Mauricio Barrera, de 26 anos, que já perdeu 16 quilogramas.

Javier Ramírez, responsável pelo treinos dos polícias, sublinhou que a iniciativa é também uma forma de combater o problema da obesidade na sociedade mexicana. A Polícia da Cidade do México precisa de agentes que “estejam em boas condições para que possam fazer o seu trabalho com eficiência”, explicou.

Três quatros dos adultos mexicanos têm excesso de peso ou são obesos, de acordo com estatísticas nacionais, citadas pela Russia Today. Estes números estão a impulsionar o crescimento do número de casos e diabetes e doenças cardíacas.

Em março passado, a Tailândia anunciou também que enviou os seus polícias com excesso de peso para um campo especialmente projetado para a perda de peso, no âmbito de um programa nacional intitulado “Destruição de Barrigas”

A iniciativa, que visava também combater o excesso de peso, foi um sucesso, segundo relataram média locais na altura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …