Se o Governo quiser, “pega nos 20 mil milhões e tem energia de graça durante 4 anos em Portugal”

Tiago Petinga / Lusa

António Mexia, presidente-executivo da EDP, discutiu esta terça-feira e perante os deputados as chamadas rendas de energia (CMEC), valendo-se de um estudo realizado por dois professores da Universidade Nova SBE.

Um outro estudo, levado a cabo pela ERSE e encomendado pelo Estado, revelou que a EDP ganhou mais de 500 milhões de euros com os CMEC. Conclusões diferentes aponta o estudo da Nova, que dá conta que, na verdade, a elétrica perdeu 200 milhões de euros.

O Correio da Manhã avança nesta quarta-feira, um dia depois de Mexia ter sido ouvido, que a EDP fez um donativo de 1,5 milhões de euros à Nova SBE, a universidade que fez o estudo que defende prejuízos para a companhia elétrica.

Segundo escreve o matutino, esta informação consta em documentos enviados pela própria universidade ao Ministério Público e que foram remetidos pelos procuradores do processo EDP à comissão de inquérito. O momento em concreto que foi feito o donativo pela EDP – se antes ou depois da publicação do estudo – não é conhecido.

Em declarações no Parlamento, também nesta terça-feira, Mexia foi confrontado com o protocolo de 1,2 milhões de euros celebrado entre a EDP e a Universidade de Columbia, que está no centro da investigação por suspeitas de corrupção e favorecimento envolvendo a elétrica e o antigo ministro da Economia Manuel Pinho.

“Quem meteu a Universidade de Columbia ao barulho foi a Universidade de Columbia” e, segundo garantiu Mexia, foi esta mesma universidade norte-americana que escolheu o antigo ministro de José Sócrates para ser docente numa cátedra sobre energias renováveis que acabou por receber o apoio da EDP.

“Columbia não é uma instituiçãozeca que se prestasse ao que fosse”, frisou o presidente-executivo da EDP, dando conta que “foi a própria que propôs o nome de Manuel Pinho”, insistiu ainda sobre o convite endereçado ao antigo ministro da Economia.

“[A Universidade de Columbia] tem vários Prémios Nobel no seu corpo docente. E escolheu Manuel Pinho para o primeiro ano. Columbia teve a autonomia que entendeu”, afirmou. “Foi a instituição que escolheu o seu docente”, reiterou.

Quatro anos de eletricidade gratuita

Na mesma comissão de inquérito, que investigada o alegado pagamento de rendas excessivas no setor, Mexia afirmou que a elétrica é a empresa “mais escrutinada do país”, rejeitando a existência de “rendas excessivas”. 

Segundo Mexia, se o Estado deixasse de usar as receitas do setor elétrico no Orçamento do Estado e as aplicasse para abater os preços da eletricidade os contribuintes poderiam ficar quatro anos sem pagar luz.

Sobre o papel do Estado dentro da EDP, ainda antes da privatização, o presidente da elétrica considera que o Estado portava-se como um verdadeiro acionista que recebia os dividendos para engordar o Ministério das Finanças e o Orçamento de Estado em vez de refletir as contribuições da empresa nas tarifas, nota a TSF.

Para Mexia, “o Estado defendeu o contribuinte, defendeu o Estado. Essa é que é a grande questão”. Mas, se o Governo quiser reverter esta posição de imediato ainda tem uma solução. “Se estiver arrependido dos contratos que fez é muito simples: devolve o dinheiro na tarifa. Só nas privatizações são mais de 15 mil milhões, no resto são 5 mil milhões de euros. Pega nos 20 mil milhões e tem energia de graça durante 4 anos em Portugal”.

“A EDP cumpriu a Lei, respondeu quando era pedido para dar contributos e algumas vezes aceitou até o que não deveria ter aceitado”, rematou Mexia.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Este Mexia já anda a abusar da sorte…
    Claro que a Universidade de Columbia são uns “santinhos” e recebem assim 1,2 milhões sem qualquer contrapartida… e logo uma universidade privada com financiamento duvidoso…

  2. Agora imaginem quantos anos ficariam os portugueses sem pagar luz se este mexia tivesse um ordenado minimamente aceitável e não a fortuna que recebe!

  3. Este já estará safo. O outro que substitui o outro no processo do outro, já mandou eliminar as coisas que o mp tinha acedido. Diz esse tal outro que foi por devassa da vida dos outros.

RESPONDER

Portugal sai da "lista negra" da Suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram esta quarta-feira levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal. Os nacionais ou viajantes provenientes desses …

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …