EDP teve 18 milhões de prejuízo em Portugal. A direção ganhou 11 milhões

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da EDP, António Mexia

Em 2018, o presidente-executivo da EDP, António Mexia, ganhava 2,2 milhões de euros brutos, cerca de 6 mil euros por dia. Um salário exorbitante, apesar de os lucros da empresa terem caído para metade nesse ano.

Apesar disso, o salário de António Mexia foi 100 mil euros inferior ao que recebia em 2017, uma quebra de 3,9%. Os valores foram revelados no Relatório e Contas da EDP, relativo ao ano de 2018.

O salário do CEO, segundo o Correio da Manhã, foi 54 vezes superior à média paga pela elétrica aos seus trabalhadores. Foram gastos 471,65 milhões de euros com os 11631 empregados, que resulta numa média de 40550 euros anuais.

Quando comparado ao salário mínimo nacional, António Mexia recebia 3665 vezes mais. Além de Mexia, houve seis gestores a receber acima de um milhão de euros: Nuno Almeida Alves, João Manso Neto, António Martins Costa, Miguel Stilwell de Andrade, Miguel Ferreira Setas e Rui Lopes Teixeira.

De acordo com o Dinheiro Vivo, a despesa da EDP com salários dos administradores executivos, em 2018, foi superior a 11,3 milhões de euros — menos 568 mil do que o ano anterior. Este ano, se cumpridos os objetivos, os administradores da EDP podem ganhar até 15,4 milhões.

O ano de 2018 não foi particularmente fácil para a empresa do setor das energias. A EDP registou uma queda de 53% do seu lucro consolidado, registando prejuízos na ordem dos 18 milhões de euros em Portugal. Esta foi a primeira vez, desde a sua privatização, que a empresa apresentou prejuízo na sua operação nacional.

A EDP justificou que as contas do ano passado refletem “o forte impacto negativo de elevada fiscalidade e decisões regulatórias adversas em Portugal”.

António Mexia sugeriu um novo plano estratégico da EDP até 2022 e explicou aos analistas financeiros e aos investidores internacionais que o futuro da empresa passa pela venda de ativos em Portugal e por uma maior aposta em renováveis.

O primeiro-ministro António Costa já tinha tecido críticas ao salário de mexi, quando no ano passado falou sobre a disparidade salarial dentro das empresas, entre o cargo de topo a remuneração mais baixa. “Se for a uma empresa tipo EDP vai ver que o salário de topo é 210 vezes o salário mínimo. Não é aceitável esta disparidade“, rematou Costa.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Em 2018, o presidente-executivo da EDP, António Mexia, ganhava 2,2 milhões de euros brutos, cerca de 6 mil euros por dia. Um salário exorbitante….
    ===============
    Só em Portugal há poucas vergonhas como esta !!!
    Nada a fazer ??
    A empresa é privatizada, mas o Fisco pode aplicar taxas bem progressivas à EDP, pelos vencimentos exorbitantes que paga aos seus administradores !

    Este artigo é um nojo, e esta situação tem a conivência do Partido Socialista, Bloco de Esquerda e Partido Comunista.

    • “Só em Portugal há poucas vergonhas como esta!”
      Só?!
      Então conheces mesmo muito MAL o que se passa no resto mundo!…
      Mas, o mais engraçado é dizeres que a culpa é do BE e do PCP, porque claro que o PS e, principalmente o PSD (partido/escola do Mexia), não tem nada a ver com o que se passa na EDP!…
      Ainda há pouco o melhor do mundo seria ser tudo privatizado e agora já queres que o Estado vá mandar nos ordenados de empresas privadas?!
      Pois… a realidade é f*d|d@!…

    • “esta situação tem a conivência do Partido Socialista, Bloco de Esquerda e Partido Comunista.”

      Engraçado dizeres isso, porque o BE e o PCP sempre se opuseram às privatizações dos recursos de Portugal, enquanto PS e toda a direita sempre foram a favor de privatizar tudo.

      O vosso ódio à esquerda é tão cego que até dizem disparates destes.

      • Do que não gosto, é do cinismo da extrema esquerda.
        Neste momento, juntamente com o PS, têm maioria parlamentar. E se não obrigam o PS a tomar medidas contra os desmandos da EDP, é porque aceitam a situação e são coniventes. Esta é a verdade.
        Aquilo que Centeno está a (não) fazer na Saúde, Ensino, Segurança Social, e Investimento público, tem a aprovação do BE e PCP. E uma política mais restritiva do que aquela a que a Troika nos obrigou… e mais uma vez BE e PCP, cobardemente caladinhos…
        BE e PCP poderiam inclusive, reverter a privatização da EDP, como obrigaram o PS a reverter tantas medidas anteriores. Não querem fazer isso, mas não assumem.

        • Exacto, a culpa é toda do BE e do PCP… esse malvados que venderam o país ao desbarato!…
          Se ele quisessem, era só estalar os dedos e devolviam a EDP aos portugueses, reparavam destruição dos CTT, o negocio ruinoso da ANA, etc, etc… ah espera!….

  2. ha qualquer coisa que nao se percebe
    como é que uma empresa que tem um prejuizo tao grande consegue arranjar dinheiro para pagar aos chulos?
    devem estar à espera que os contribuintes paguem esse prejuizo

    • É fácil: mais uma vez, o título da notícia está errado!!
      A EDP não teve prejuízo – teve lucro (e não foi pouco)!!
      Alegadamente, teve prejuízo APENAS em Portugal, mas, o mais certo isso ser um “choradinho” a fazer de conta que não tem dinheiro para pagar as contribuições, renegociações dos CMEC’s, etc…
      Eles sabem muito…

  3. … só num país como Portugal e num Estado como este é que estas coisas acontecem sem reprimenda. É bem um Estado pobre e falido.

  4. Atestado de palermóides a todos os governantes que entraram na jogada e aos otários pagantes…. Sem dúvida que a pena de morte faz muita falta….. Neste país à beira mar “afogado”, que é o real, e a cair de podre, é muito diferente do “país da alice das maravilhas” apregoado pelos srs da politicagem”.. Onde fica então o tal país Alice das Maravilhas?!!!! Já que o real deve ser em Sodoma e Gomorra. Cada povo tem os governos que merece….. Vamos ver o que vai acontecer….. Será um outro Novo Banco?!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Se a EDP pode pagar assim chorudos ordenados a administradores porque razão não baixa o preço da electricidade ao consumidor? Neste caso o governo que imponha o preço a cobrar, se formos para o gás estamos na mesma, mais caro do que em Espanha, se formos para telecomunicações idem, em França tem-se telefone e internet a preços baratíssimos e para qualquer parte do mundo, aqui é o que se vê! Mas os governantes também não lhes interessa pôr fim a esta roubalheira pois o Estado participa na mesma ao cobrar mais impostos.

    • É isso tudo.
      Apesar do discurso de virgens ofendidas, a esquerda lida muito bem com a roubalheira da EDP.
      Lembremo-nos que foi Manuel Pinho ( mais um extraordinário e incorruptível socialista ) que mais assinou medidas gravosas para o consumidor da EDP. Em contrapartida, rechearam-lhe bem o off-shore e ainda teve uns favores numa universidade…
      Quantas privatizações fez Sócrates ?? Será que também não é considerado um exemplar socialista ??

  6. ACABARAM-SE AS RENDAS DO ESTADO.
    AGORA TÊM QUE TRABALHAR E JUSTIFICAR O SALÁRIO QUE RECEBEM.
    TÊM QUE GERIR BEM E REDUZIR AS ESTÚPIDAS DESPESAS QUE FAZEM.

RESPONDER

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …