EDP teve 18 milhões de prejuízo em Portugal. A direção ganhou 11 milhões

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da EDP, António Mexia

Em 2018, o presidente-executivo da EDP, António Mexia, ganhava 2,2 milhões de euros brutos, cerca de 6 mil euros por dia. Um salário exorbitante, apesar de os lucros da empresa terem caído para metade nesse ano.

Apesar disso, o salário de António Mexia foi 100 mil euros inferior ao que recebia em 2017, uma quebra de 3,9%. Os valores foram revelados no Relatório e Contas da EDP, relativo ao ano de 2018.

O salário do CEO, segundo o Correio da Manhã, foi 54 vezes superior à média paga pela elétrica aos seus trabalhadores. Foram gastos 471,65 milhões de euros com os 11631 empregados, que resulta numa média de 40550 euros anuais.

Quando comparado ao salário mínimo nacional, António Mexia recebia 3665 vezes mais. Além de Mexia, houve seis gestores a receber acima de um milhão de euros: Nuno Almeida Alves, João Manso Neto, António Martins Costa, Miguel Stilwell de Andrade, Miguel Ferreira Setas e Rui Lopes Teixeira.

De acordo com o Dinheiro Vivo, a despesa da EDP com salários dos administradores executivos, em 2018, foi superior a 11,3 milhões de euros — menos 568 mil do que o ano anterior. Este ano, se cumpridos os objetivos, os administradores da EDP podem ganhar até 15,4 milhões.

O ano de 2018 não foi particularmente fácil para a empresa do setor das energias. A EDP registou uma queda de 53% do seu lucro consolidado, registando prejuízos na ordem dos 18 milhões de euros em Portugal. Esta foi a primeira vez, desde a sua privatização, que a empresa apresentou prejuízo na sua operação nacional.

A EDP justificou que as contas do ano passado refletem “o forte impacto negativo de elevada fiscalidade e decisões regulatórias adversas em Portugal”.

António Mexia sugeriu um novo plano estratégico da EDP até 2022 e explicou aos analistas financeiros e aos investidores internacionais que o futuro da empresa passa pela venda de ativos em Portugal e por uma maior aposta em renováveis.

O primeiro-ministro António Costa já tinha tecido críticas ao salário de mexi, quando no ano passado falou sobre a disparidade salarial dentro das empresas, entre o cargo de topo a remuneração mais baixa. “Se for a uma empresa tipo EDP vai ver que o salário de topo é 210 vezes o salário mínimo. Não é aceitável esta disparidade“, rematou Costa.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Em 2018, o presidente-executivo da EDP, António Mexia, ganhava 2,2 milhões de euros brutos, cerca de 6 mil euros por dia. Um salário exorbitante….
    ===============
    Só em Portugal há poucas vergonhas como esta !!!
    Nada a fazer ??
    A empresa é privatizada, mas o Fisco pode aplicar taxas bem progressivas à EDP, pelos vencimentos exorbitantes que paga aos seus administradores !

    Este artigo é um nojo, e esta situação tem a conivência do Partido Socialista, Bloco de Esquerda e Partido Comunista.

    • “Só em Portugal há poucas vergonhas como esta!”
      Só?!
      Então conheces mesmo muito MAL o que se passa no resto mundo!…
      Mas, o mais engraçado é dizeres que a culpa é do BE e do PCP, porque claro que o PS e, principalmente o PSD (partido/escola do Mexia), não tem nada a ver com o que se passa na EDP!…
      Ainda há pouco o melhor do mundo seria ser tudo privatizado e agora já queres que o Estado vá mandar nos ordenados de empresas privadas?!
      Pois… a realidade é f*d|d@!…

    • “esta situação tem a conivência do Partido Socialista, Bloco de Esquerda e Partido Comunista.”

      Engraçado dizeres isso, porque o BE e o PCP sempre se opuseram às privatizações dos recursos de Portugal, enquanto PS e toda a direita sempre foram a favor de privatizar tudo.

      O vosso ódio à esquerda é tão cego que até dizem disparates destes.

      • Do que não gosto, é do cinismo da extrema esquerda.
        Neste momento, juntamente com o PS, têm maioria parlamentar. E se não obrigam o PS a tomar medidas contra os desmandos da EDP, é porque aceitam a situação e são coniventes. Esta é a verdade.
        Aquilo que Centeno está a (não) fazer na Saúde, Ensino, Segurança Social, e Investimento público, tem a aprovação do BE e PCP. E uma política mais restritiva do que aquela a que a Troika nos obrigou… e mais uma vez BE e PCP, cobardemente caladinhos…
        BE e PCP poderiam inclusive, reverter a privatização da EDP, como obrigaram o PS a reverter tantas medidas anteriores. Não querem fazer isso, mas não assumem.

        • Exacto, a culpa é toda do BE e do PCP… esse malvados que venderam o país ao desbarato!…
          Se ele quisessem, era só estalar os dedos e devolviam a EDP aos portugueses, reparavam destruição dos CTT, o negocio ruinoso da ANA, etc, etc… ah espera!….

  2. ha qualquer coisa que nao se percebe
    como é que uma empresa que tem um prejuizo tao grande consegue arranjar dinheiro para pagar aos chulos?
    devem estar à espera que os contribuintes paguem esse prejuizo

    • É fácil: mais uma vez, o título da notícia está errado!!
      A EDP não teve prejuízo – teve lucro (e não foi pouco)!!
      Alegadamente, teve prejuízo APENAS em Portugal, mas, o mais certo isso ser um “choradinho” a fazer de conta que não tem dinheiro para pagar as contribuições, renegociações dos CMEC’s, etc…
      Eles sabem muito…

  3. … só num país como Portugal e num Estado como este é que estas coisas acontecem sem reprimenda. É bem um Estado pobre e falido.

  4. Atestado de palermóides a todos os governantes que entraram na jogada e aos otários pagantes…. Sem dúvida que a pena de morte faz muita falta….. Neste país à beira mar “afogado”, que é o real, e a cair de podre, é muito diferente do “país da alice das maravilhas” apregoado pelos srs da politicagem”.. Onde fica então o tal país Alice das Maravilhas?!!!! Já que o real deve ser em Sodoma e Gomorra. Cada povo tem os governos que merece….. Vamos ver o que vai acontecer….. Será um outro Novo Banco?!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Se a EDP pode pagar assim chorudos ordenados a administradores porque razão não baixa o preço da electricidade ao consumidor? Neste caso o governo que imponha o preço a cobrar, se formos para o gás estamos na mesma, mais caro do que em Espanha, se formos para telecomunicações idem, em França tem-se telefone e internet a preços baratíssimos e para qualquer parte do mundo, aqui é o que se vê! Mas os governantes também não lhes interessa pôr fim a esta roubalheira pois o Estado participa na mesma ao cobrar mais impostos.

    • É isso tudo.
      Apesar do discurso de virgens ofendidas, a esquerda lida muito bem com a roubalheira da EDP.
      Lembremo-nos que foi Manuel Pinho ( mais um extraordinário e incorruptível socialista ) que mais assinou medidas gravosas para o consumidor da EDP. Em contrapartida, rechearam-lhe bem o off-shore e ainda teve uns favores numa universidade…
      Quantas privatizações fez Sócrates ?? Será que também não é considerado um exemplar socialista ??

RESPONDER

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …