Lucro cai para metade. EDP com prejuízo em Portugal pela primeira vez em 22 anos

José Sena Goulão / Lusa

António Mexia, presidente executivo da EDP

O lucro consolidado da EDP caiu 53% no ano passado para 519 milhões de euros. Pela primeira vez desde 1997, a elétrica registou prejuízos de 18 milhões na operação portuguesa.

Em 2018, os resultados líquidos da EDP caíram 53% para 519 milhões de euros (1113 milhões em 2017). A empresa anunciou esta segunda-feira que as contas do ano passado refletem “o forte impacto negativo de elevada fiscalidade e decisões regulatórias adversas em Portugal”.

Na lista de penalizações, a empresa liderada por António Mexia destaca o corte de 303 milhões nos ganhos relacionados com os contratos CMEC, 65 milhões relativos ao pagamento da taxa extraordinária da energia (a CESE), os 56 milhões do imposto sobre a geração elétrica (clawback), o custo de financiamento da tarifa social (84 milhões) e a queda de receitas da atividade regulada de distribuição (cujos pressupostos são definidos pelo regulador da energia), que se traduziu numa quebra de 164 milhões de euros.

No total, 672 milhões de euros a menos no negócio em Portugal, adianta o Público.

Os resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) atingiram os 3287 milhões de euros em 2018, o que representa um recuo de 3% em termos homólogos. A dívida líquida também reduziu três% (quatro milhões), para 13,5 mil milhões de euros.

A EDP afirma que teve os primeiros prejuízos em Portugal desde o início da sua privatização, em 1997. No total, as perdas da atividade portuguesa ascenderam a 18 milhões de euros, que compara com um lucro de 169 milhões de euros em 2017.

A empresa de Mexia adianta ainda que, mesmo com as renováveis, o peso do negócio português no resultado líquido consolidado recuou de 20% para apenas 4 % – de 217 para 23 milhões de euros.

De acordo com o diário, António Mexia irá apresentar esta terça-feira, em Londres, o novo plano estratégico da EDP até 2022 e irá explicar aos analistas financeiros e aos investidores internacionais que o futuro da empresa passa pela venda de ativos em Portugal e por uma maior aposta em renováveis.

Aliás, a EDP admitiu que o plano estratégico para 2019 – 2022 que foi definido pelo conselho de administração executivo “contempla, em termos genéricos, quer um reforço do investimento em renováveis quer um plano de alienação de ativos”.

Esta estratégia vai ao encontro das sugestões que foram deixadas à empresa pela Elliott Management, o acionista da EDP conhecido como “fundo abutre”.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Isto é o que se chama A ESPERTEZA DO MACACO !! A LÁGRIMA DE CROCODILO !!
    Vamos todos ter peninha da EDP, a empresa com os maiores lucros de Portugal, que se dá ao luxo de pagar 5.000 euros POR DIA, ao Mexia.
    Reparem que não teve prejuízo.
    Só conseguiu roubar metade do que roubou no ano anterior.
    Um discurso para o governo a a comunicação social esquecer AS RENDAS EXCESSIVAS com que os consumidores são todos os meses esbulhados.

    • Nem mais! É a moeda de troca da retirada dos apoios estatais. Agora há que repercutir os prejuízos nos salários do CEO e séquito (que é vergonhoso) num país que tem a electricidade mais cara aos consumidores.

    • Exacto, só conseguiu roubar metade do que roubou no ano anterior. Este Mexia devia estar preso por lesar os interesses nacionais e infuenciar negativamente o nivel de vida de todos os Portugueses, é e será sempre um gatuno!

  2. Bla, bla, bla
    da mesma forma que quando querem obter prémios e/ou enganar compradores e os mercados, os gestores fazem o milagre das rosas… agora para chorarem sobre o dinheiros que andaram a apropriarem-se do estado estão a dizer que deram prejuízo.
    Se são tão maus gestores só deveriam ser despedidos com justa causa…
    há gente muito mais competente no mercado nacional.

  3. Até convém que dê prejuízo, não é? para que a OPA da China Three Gorges, que já detém 21% da EDP, seja feita pelo barato. Mais um negócio ruinoso para o país e excelente para os investidores especuladores. Parece que já nos habituámos a isto, acontece tantas vezes que já é… normal.

  4. Que engraçado agora que estão a ser apertados pelo Estado deu prejuízo!!! Isto é que é uma coincidência abismal… Porque será??? Isto trás agua no bico…

  5. …não percebo !!! mas a distribuição de lucros continua a mesma… ha! ha!! ha!!! é um fartar de vilanagem… nunca vi tanto safardanas junto… nem no tempo do tio Antonio…

  6. Pronto, lá vão eles pedir um perdão fiscal porque deu prejuízo… típico em Portugal. Não podes gamar de uma maneira, gamas de outra.

  7. A EDP?!!! Prejuízos?!!!!! Deve estar a pensar que todos os portugueses são trogloditas…. Será que isso é um atestado de retardados mentais ao povo “tugaburro?… Só pode!!!!

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …