Lucro cai para metade. EDP com prejuízo em Portugal pela primeira vez em 22 anos

José Sena Goulão / Lusa

António Mexia, presidente executivo da EDP

O lucro consolidado da EDP caiu 53% no ano passado para 519 milhões de euros. Pela primeira vez desde 1997, a elétrica registou prejuízos de 18 milhões na operação portuguesa.

Em 2018, os resultados líquidos da EDP caíram 53% para 519 milhões de euros (1113 milhões em 2017). A empresa anunciou esta segunda-feira que as contas do ano passado refletem “o forte impacto negativo de elevada fiscalidade e decisões regulatórias adversas em Portugal”.

Na lista de penalizações, a empresa liderada por António Mexia destaca o corte de 303 milhões nos ganhos relacionados com os contratos CMEC, 65 milhões relativos ao pagamento da taxa extraordinária da energia (a CESE), os 56 milhões do imposto sobre a geração elétrica (clawback), o custo de financiamento da tarifa social (84 milhões) e a queda de receitas da atividade regulada de distribuição (cujos pressupostos são definidos pelo regulador da energia), que se traduziu numa quebra de 164 milhões de euros.

No total, 672 milhões de euros a menos no negócio em Portugal, adianta o Público.

Os resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) atingiram os 3287 milhões de euros em 2018, o que representa um recuo de 3% em termos homólogos. A dívida líquida também reduziu três% (quatro milhões), para 13,5 mil milhões de euros.

A EDP afirma que teve os primeiros prejuízos em Portugal desde o início da sua privatização, em 1997. No total, as perdas da atividade portuguesa ascenderam a 18 milhões de euros, que compara com um lucro de 169 milhões de euros em 2017.

A empresa de Mexia adianta ainda que, mesmo com as renováveis, o peso do negócio português no resultado líquido consolidado recuou de 20% para apenas 4 % – de 217 para 23 milhões de euros.

De acordo com o diário, António Mexia irá apresentar esta terça-feira, em Londres, o novo plano estratégico da EDP até 2022 e irá explicar aos analistas financeiros e aos investidores internacionais que o futuro da empresa passa pela venda de ativos em Portugal e por uma maior aposta em renováveis.

Aliás, a EDP admitiu que o plano estratégico para 2019 – 2022 que foi definido pelo conselho de administração executivo “contempla, em termos genéricos, quer um reforço do investimento em renováveis quer um plano de alienação de ativos”.

Esta estratégia vai ao encontro das sugestões que foram deixadas à empresa pela Elliott Management, o acionista da EDP conhecido como “fundo abutre”.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Isto é o que se chama A ESPERTEZA DO MACACO !! A LÁGRIMA DE CROCODILO !!
    Vamos todos ter peninha da EDP, a empresa com os maiores lucros de Portugal, que se dá ao luxo de pagar 5.000 euros POR DIA, ao Mexia.
    Reparem que não teve prejuízo.
    Só conseguiu roubar metade do que roubou no ano anterior.
    Um discurso para o governo a a comunicação social esquecer AS RENDAS EXCESSIVAS com que os consumidores são todos os meses esbulhados.

    • Nem mais! É a moeda de troca da retirada dos apoios estatais. Agora há que repercutir os prejuízos nos salários do CEO e séquito (que é vergonhoso) num país que tem a electricidade mais cara aos consumidores.

    • Exacto, só conseguiu roubar metade do que roubou no ano anterior. Este Mexia devia estar preso por lesar os interesses nacionais e infuenciar negativamente o nivel de vida de todos os Portugueses, é e será sempre um gatuno!

  2. Bla, bla, bla
    da mesma forma que quando querem obter prémios e/ou enganar compradores e os mercados, os gestores fazem o milagre das rosas… agora para chorarem sobre o dinheiros que andaram a apropriarem-se do estado estão a dizer que deram prejuízo.
    Se são tão maus gestores só deveriam ser despedidos com justa causa…
    há gente muito mais competente no mercado nacional.

  3. Até convém que dê prejuízo, não é? para que a OPA da China Three Gorges, que já detém 21% da EDP, seja feita pelo barato. Mais um negócio ruinoso para o país e excelente para os investidores especuladores. Parece que já nos habituámos a isto, acontece tantas vezes que já é… normal.

  4. Que engraçado agora que estão a ser apertados pelo Estado deu prejuízo!!! Isto é que é uma coincidência abismal… Porque será??? Isto trás agua no bico…

  5. …não percebo !!! mas a distribuição de lucros continua a mesma… ha! ha!! ha!!! é um fartar de vilanagem… nunca vi tanto safardanas junto… nem no tempo do tio Antonio…

  6. Pronto, lá vão eles pedir um perdão fiscal porque deu prejuízo… típico em Portugal. Não podes gamar de uma maneira, gamas de outra.

  7. A EDP?!!! Prejuízos?!!!!! Deve estar a pensar que todos os portugueses são trogloditas…. Será que isso é um atestado de retardados mentais ao povo “tugaburro?… Só pode!!!!

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …