Metro futurista que passa por cima dos carros afinal é uma fraude

 

Proposta inovadora ou simplesmente golpe? A Polícia de Pequim, na China, prendeu 32 pessoas por arrecadarem ilegalmente fundos para o projeto do Transit Elevated Bus – TEB, na sigla em inglês -, projeto de transporte de massa pensado para evitar o trânisto, ao passar por cima dos carros.

A ideia atraiu grande atenção internacional quando foi apresentada na High-Tech Expo Internacional de Pequim em maio de 2016, onde os visitantes puderam observar uma “miniversão” da invenção em funcionamento.

Mas, segundo a BBC, poucos meses mais tarde começou a crescer a especulação de que tudo não passava de um esquema criminoso. O projeto foi cancelado em junho e a imprensa chinesa divulgou que a estação de testes do TEB em Qinhuangdao tinha sido demolida.

A polícia prendeu 31 pessoas, entre as quais Bai Zhiming, diretor-executivo da TEB Technologies, empresa que estava à frente da iniciativa, e fundador da empresa de financiamento Huaying Kailai Asset Management.

Aos investidores, tinham sido oferecidos lucros de 12% sobre o capital que colocassem no negócio mas, segundo os meios de comunicação chineses, a oferta teria sido uma forma de atrair essas pessoas para que comprassem produtos financeiros da empresa.

Na China, são comuns golpes em que sites oferecem grandes retornos para investimentos em novas empresas – uma área ignorada pelos bancos estatais do país. Num comunicado, a polícia disse estar a trabalhar na recuperação do dinheiro dos investidores do projeto.

O cepticismo quanto ao novo modelo de metro – um veículo elétrico com 21 metros de comprimento por 7,6 metros de largura e 5 de altura – começou a fazer-se notar quando, após os primeiros testes realizados em agosto de 2016, foram suspensos testes subsequentes.

Muitos questionavam se o veículo poderia fazer curvas ou passar por baixo de pontes. Outros perguntavam como é que o metro ia dobrar esquinas ou se era suficientemente forte para suportar o seu peso e o dos passageiros.

A expectativa era de que o metro futurista pudesse levar até quatro carruagens, transportando 1,2 mil passageiros.

Algumas pessoas observaram que o modelo usado nos primeiros testes foi o mesmo apresentado há seis anos, quando a ideia surgiu, o que indicava que não tinham sido feitos progressos técnicos significativos durante esse tempo.

Também não se sabia se o metro tinha ou não sido aprovado pelas autoridades. O jornal Financial Times chegou a informar que o governo de Qinhuangdao, na Província de Hebei, no nordeste da China, onde o TEB estava a ser testado, tinha anunciado um investimento de cerca de 400 milhões de euros no projeto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …

Lech Poznań 2 - 4 Benfica | Darwin e a teoria da vitória

Pela primeira vez na fase de grupos da Liga Europa, desde que a prova foi criada na época 2009/10, o Benfica iniciou da melhor forma o trajecto na competição, venceu em solo polaco o Lech …