//

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

3

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas.

Apalpar fruta para saber se está madura passou à história após uma equipa de investigadores do Shibaura Institute of Technology, no Japão, ter desenvolvido um novo método para saber se uma peça de fruta está madura. A avaliação é feita com recurso a laser e ondas de choque de plasma, sem que seja necessário tocar no alimento.

A firmeza da fruta é um dos indicadores mais confiáveis para aferir o nível de maturação, mas, para além de ser pouco higiénico, frutas mais sensíveis podem ficar danificadas ao serem manuseadas.

Os investigadores usaram, então, um laser de alta intensidade para criar uma bolha de plasma perto da superfície de mangas. À medida que a bolha se expande, produz ondas de choque que geram vibrações ao longo da fruta. De seguida, explica o Tech Explorist, com um instrumento chamado vibómetro laser Doppler (LDV), medem-se as vibrações e infere-se a firmeza e grau de maturação da fruta.

O processo está detalhado num estudo publicado recentemente na revista científica Foods. Um método semelhante já tinha sido usado em abacates, mas este envolvia golpear mecanicamente a fruta – algo que não funciona bem em frutas mais moles.

A equipa de investigadores salientou que as medições podem ser prejudicadas por cavidades dentro da fruta ou por decomposição. No futuro, os cientistas planeiam continuar a investigar como contornar estes problemas, visando diferentes partes da fruta e, esperançosamente, alargando o método a outras frutas moles além de mangas.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. O presidente da Junta andou a podar umas árvores aqui nos jardins dos Olivais, deixou a poda toda no chão, e foi-se embora, porque tinha a furgoneta toda avariada. Espero que, pelo menos, num espaço de meio ano, ele retire a poda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.