Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas.

Apalpar fruta para saber se está madura passou à história após uma equipa de investigadores do Shibaura Institute of Technology, no Japão, ter desenvolvido um novo método para saber se uma peça de fruta está madura. A avaliação é feita com recurso a laser e ondas de choque de plasma, sem que seja necessário tocar no alimento.

A firmeza da fruta é um dos indicadores mais confiáveis para aferir o nível de maturação, mas, para além de ser pouco higiénico, frutas mais sensíveis podem ficar danificadas ao serem manuseadas.

Os investigadores usaram, então, um laser de alta intensidade para criar uma bolha de plasma perto da superfície de mangas. À medida que a bolha se expande, produz ondas de choque que geram vibrações ao longo da fruta. De seguida, explica o Tech Explorist, com um instrumento chamado vibómetro laser Doppler (LDV), medem-se as vibrações e infere-se a firmeza e grau de maturação da fruta.

O processo está detalhado num estudo publicado recentemente na revista científica Foods. Um método semelhante já tinha sido usado em abacates, mas este envolvia golpear mecanicamente a fruta – algo que não funciona bem em frutas mais moles.

A equipa de investigadores salientou que as medições podem ser prejudicadas por cavidades dentro da fruta ou por decomposição. No futuro, os cientistas planeiam continuar a investigar como contornar estes problemas, visando diferentes partes da fruta e, esperançosamente, alargando o método a outras frutas moles além de mangas.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O presidente da Junta andou a podar umas árvores aqui nos jardins dos Olivais, deixou a poda toda no chão, e foi-se embora, porque tinha a furgoneta toda avariada. Espero que, pelo menos, num espaço de meio ano, ele retire a poda.

RESPONDER

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …

Empreiteiros, cuidado. Vem aí o Baubot, um robô para a construção civil

A startup austríaca Printstones, que desenvolve robôs de impressão 3D desde 2017, revelou o seu mais recente protótipo: Baubot, um robô para a construção civil. A principal missão do Baubot é auxiliar e automatizar a indústria …

Oito meses depois da explosão em Beirute, o Líbano ainda é um pesadelo tóxico

A explosão em Beirute foi apenas mais uma página no longo e sombrio livro da má gestão de resíduos tóxicos no Líbano. Ainda há produtos químicos perigosos no porto de Beirute. Já lá vão oito meses …