Meteorologia avisou 72 horas antes que dia 15 seria o mais perigoso do ano

theusaramy / Flickr

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera avisou que domingo, dia 15, ia ser o dia mais perigoso do ano para a ocorrência de incêndios, mas o alerta foi desvalorizado.

O Expresso avança que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera´(IPMA) avisou, com uma antecedência de 72 horas, para a possibilidade do dia 15 de outubro ser o mais perigoso do ano para a ocorrência de incêndios. No entanto, de acordo com o jornal, os alertas foram desvalorizados pelas autoridades.

Segundo as previsões do IPMA, todos os concelhos do continente, sem excepção, estavam em risco elevado de incêndio nesse dia e mais de metade em risco muito elevado ou mesmo máximo.

Apesar de nunca ter havido um alerto desta escala, o estado de calamidade pública ficou por decretar.

A última vez que o estado de calamidade pública foi decretado aconteceu a 17 de agosto e possibilitou a mobilização máxima de meios e pré-posicionamento nas zonas de maior risco, assim como o reforço das equipas de vigilância das florestas e da GNR e o accionamento de dois meios aéreos de vigilância para o período noturno.

Na altura, o primeiro-ministro justificou a decisão com um “risco muito maior do que aquele que tivemos”, referindo-se a Pedrógão Grande, o incidente mais recente na altura.

Como desta vez não foi decretado o estado de calamidade pública e a fase charlie – fase de alerta máximo – não foi prolongada, tendo terminado, como habitual, a 30 de setembro, no passado domingo, em que despoletaram mais de 500 incêndios pelo território nacional, apenas estavam disponíveis 18 meios aéreos.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “O Instituto Português do Mar e da Atmosfera avisou que domingo, dia 15, ia ser o dia mais perigoso do ano para a ocorrência de incêndios, mas o alerta foi desvalorizado.” Sim, claro… E toda a gente sabe que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera acerta sempre…

    • Desta vez errou com uma margem de erro de 44 mortos,milhares de hectares queimados e milhões de euros… Por isso há que rezar que o IPMA esteja errado do que correr o risco de estar certo…
      Um dia se precisar de uma ambulância, polícia ou dos bombeiros, também não serão enviados.. Não vá ser o caso de uma chamada falsa…

    • Ironia ou confirmação?
      Para a segunda, reforça a ideia da notícia.
      Se for a primeira, o que acha mais indicado: meios a mais preparados e nada suceder, ou meios a menos e…

  2. Exacto, devemos portanto ler no que escreveu que não o ipma acerta Nunca e por isso é melhor baixar as calcinhas logo e não fazer nada, certo, ó servo do demo? Porque não abolir os bombeiros, já que estamos nessa onda de ideias maravilhosas? Se calhar até atraem o fogo e é preciso atrair mas é a sorte!

  3. Alguem me explica como é que o ipma sabe que não vai haver mais nenhum dia igual àquele? É que até ao fim do ano ainda faltam “alguns (bastantes) dias”.

RESPONDER

Ator britânico esteve morto 7 minutos. Agora pinta o que viu no "além"

Shiv Grewal, ator britânico da companhia de teatro Royal Shakespeare Company, sofreu um ataque cardíaco há 5 anos, ficando durante 7 minutos em morte clínica. Agora, revela através da sua arte o que acredita ser …

Já há provas: Homem de Neandertal ocupou Vale do Côa antes do Homo sapiens sapiens

Uma equipa multidisciplinar colocou a descoberto, no Vale do Côa, provas que mostram "com clareza" que o homem de Neandertal ocupou de forma continuada aquele território antes da chegada do Homo sapiens sapiens. "A presença continuada …

Cristiano Ronaldo diz que foi "uma decisão fácil" escolher a Juventus

O futebolista português disse que escolher a Juventus "foi uma decisão fácil", tendo em conta a dimensão do clube campeão italiano, pelo qual assinou por quatro anos, após nove épocas no Real Madrid. "Como disse muitas …

Trump e Putin congratulam-se com cimeira "produtiva e útil"

Os Presidentes dos EUA e da Rússia congratularam-se, em Helsínquia, com a sua primeira cimeira, que consideraram produtiva e muito útil, respetivamente. “Acabo de concluir uma reunião com o Presidente Vladimir Putin sobre uma série de …

Apenas 9% da população idosa portuguesa é saudável

A população idosa portuguesa tem baixos níveis de saúde, em comparação com a de outros países europeus, de acordo com “o maior estudo” sobre envelhecimento realizado na Europa e esta segunda-feira divulgado pela Universidade de …

Câmara de Lisboa vai sortear casas a preços baixos para a classe média

A Câmara de Lisboa assina, nesta segunda-feira, um protocolo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que lhe vai permitir sortear vários imóveis desta entidade, para arrendamento a preços baixos, por famílias da …

"Num país a sério, já havia chefes militares e um ministro demitido"

"O caso de Tancos é uma vergonha nacional." Palavras de Luís Marques Mendes que no seu habitual espaço de comentário na SIC, referiu ainda "se este fosse um país a sério, já havia chefes militares …

Adeptos da Juventus receberam Ronaldo em delírio (e com um pedido especial)

A loucura tomou conta da cidade de Turim, casa da Juventus, com a chegada de Cristiano Ronaldo. O jogador português é hoje apresentado oficialmente como reforço do clube italiano, após nove épocas no Real Madrid, …

Pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas

As pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas, de acordo com a portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República, que permite revalorizar os salários que servem de base ao cálculo das …

Mergulhador disse-lhe para meter o submarino onde dói mais. Musk chamou-lhe "pedófilo"

Elon Musk, o multi-milionário da Tesla, envolveu-se numa acesa troca de insultos no Twitter com um dos mergulhadores que participaram no resgate das 12 crianças da Tailândia, chegando mesmo a chamar-lhe "pedófilo". O CEO da Tesla …