Meteorologia avisou 72 horas antes que dia 15 seria o mais perigoso do ano

theusaramy / Flickr

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera avisou que domingo, dia 15, ia ser o dia mais perigoso do ano para a ocorrência de incêndios, mas o alerta foi desvalorizado.

O Expresso avança que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera´(IPMA) avisou, com uma antecedência de 72 horas, para a possibilidade do dia 15 de outubro ser o mais perigoso do ano para a ocorrência de incêndios. No entanto, de acordo com o jornal, os alertas foram desvalorizados pelas autoridades.

Segundo as previsões do IPMA, todos os concelhos do continente, sem excepção, estavam em risco elevado de incêndio nesse dia e mais de metade em risco muito elevado ou mesmo máximo.

Apesar de nunca ter havido um alerto desta escala, o estado de calamidade pública ficou por decretar.

A última vez que o estado de calamidade pública foi decretado aconteceu a 17 de agosto e possibilitou a mobilização máxima de meios e pré-posicionamento nas zonas de maior risco, assim como o reforço das equipas de vigilância das florestas e da GNR e o accionamento de dois meios aéreos de vigilância para o período noturno.

Na altura, o primeiro-ministro justificou a decisão com um “risco muito maior do que aquele que tivemos”, referindo-se a Pedrógão Grande, o incidente mais recente na altura.

Como desta vez não foi decretado o estado de calamidade pública e a fase charlie – fase de alerta máximo – não foi prolongada, tendo terminado, como habitual, a 30 de setembro, no passado domingo, em que despoletaram mais de 500 incêndios pelo território nacional, apenas estavam disponíveis 18 meios aéreos.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “O Instituto Português do Mar e da Atmosfera avisou que domingo, dia 15, ia ser o dia mais perigoso do ano para a ocorrência de incêndios, mas o alerta foi desvalorizado.” Sim, claro… E toda a gente sabe que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera acerta sempre…

    • Desta vez errou com uma margem de erro de 44 mortos,milhares de hectares queimados e milhões de euros… Por isso há que rezar que o IPMA esteja errado do que correr o risco de estar certo…
      Um dia se precisar de uma ambulância, polícia ou dos bombeiros, também não serão enviados.. Não vá ser o caso de uma chamada falsa…

    • Ironia ou confirmação?
      Para a segunda, reforça a ideia da notícia.
      Se for a primeira, o que acha mais indicado: meios a mais preparados e nada suceder, ou meios a menos e…

  2. Exacto, devemos portanto ler no que escreveu que não o ipma acerta Nunca e por isso é melhor baixar as calcinhas logo e não fazer nada, certo, ó servo do demo? Porque não abolir os bombeiros, já que estamos nessa onda de ideias maravilhosas? Se calhar até atraem o fogo e é preciso atrair mas é a sorte!

  3. Alguem me explica como é que o ipma sabe que não vai haver mais nenhum dia igual àquele? É que até ao fim do ano ainda faltam “alguns (bastantes) dias”.

RESPONDER

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …

OE2019. Bloco anuncia voto a favor, Rio critica "orgia orçamental"

O Bloco de Esquerda reagiu à proposta de Orçamento de Estado de 2019, afirmando que o partido vai votar a favor do documento na sua generalidade. Já Rui Rio, em sentido oposto, vai propor à Comissão …

Lâminas de gelo na lua Europa vão dificultar a sua exploração

A lua Europa, uma das principais candidatas para procurar vida fora da Terra, tem uma espécie de floresta de lâminas de gelo que pode dificultar a aterragem de veículos espaciais. Um estudo recente, publicado na Nature …

Milhares de londrinos saíram à rua para pedir novo referendo sobre o Brexit

Centenas de milhares de pessoas saíram este sábado às ruas de Londres para protestar contra o ‘Brexit’, a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, e em defesa de um novo referendo. Segundo a …

Em Monchique, as máquinas de lavar roupa usadas são abrigos para gatos

Máquinas de lavar e de secar roupa usadas estão a ser transformadas em obras de arte urbana para abrigar gatos na vila de Monchique, no Algarve, num projeto pioneiro no sul do país implementado pela …

Cientistas criam a câmara mais rápida do mundo para captar lasers

Três cientistas criaram uma tecnologia chamada "Fotografia ultra-rápida compactada de 10 biliões de frames por segundo" (T-CUP). Cem vezes mais rápida que o método de gravação mais rápido anteriormente usado. Investigadores a trabalhar com lasers avançados …

Vai a leilão o menu do primeiro jantar a bordo do Titanic (e pertencia ao mordomo)

A casa britânica Henry Aldridge & Son vai leiloar, neste sábado, o menu do primeiro jantar a bordo do mítico Titanic, que ocorreu a 10 de abril de 1912, quando a embarcação zarpou de Southampton, na …