Meteorito da Sibéria revelou mineral nunca antes encontrado na Terra

(dr) webmineral.ru

Cientistas acreditam que o meteorito se formou em temperaturas superiores a mil graus Celsius

Quando os caçadores de ouro encontraram uma rocha amarelada na Sibéria em 2016, pensaram que poderia conter um metal precioso. Na verdade, continha algo muito mais raro – um mineral nunca antes visto na Terra. 

A rocha encontrada na Sibéria era um meteorito composto, entre outras coisas um mineral raro, nunca antes visto na Terra. Apesar da descoberta ainda não ter sido oficialmente documentada, geólogos russos, que analisaram a rocha, apelidaram o novo mineral de “uakitite”, em homenagem à região de Uakit, onde a rocha caiu.

O objeto encontrado é 98% composto de kamacita, uma liga de ferro-níquel com pelo menos 90% de ferro. Na Terra, este material só é encontrado em meteoritos. Os 2% restantes são compostos por mais de uma dúzia de minerais, incluindo o uakitite, a maioria também conhecida apenas por só se formar no espaço.

De acordo com os cientistas, esta composição sugere que o meteorito deve ter-se formado sob circunstâncias extremamente quentes, de mais de mil graus Celsius.

Uakitite: tudo o que sabemos sobre o novo mineral

As quantidades do novo mineral no meteorito são microscópicas. As inclusões de uakitite tinham apenas 5 micrómetro de tamanho – um cabelo humano médio tem 99 micrómetro de diâmetro, e um glóbulo vermelho saudável entre 6 e 8 micrómetro, para referência.

Ou seja, estes minúsculos pedaços de mineral são demasiado pequenos para se fazer uma análise direta. Por isso mesmo, os investigadores não conseguiram registar todas as propriedades física e óticas do uakitite.

Apesar disso, os investigadores conseguiram determinar que o novo mineral tem algumas semelhanças estruturais com outros dois minerais oriundos do espaço: carlsbergite e osbornita, ambos nitretos.

Os investigadores conseguiram aplicar uma técnica – apelidada de difração de eletrões – para obter dados estruturais para três dos cristais de cristais de uakitite, e o resultado foi semelhante ao modelo estrutural de um composto sintético chamado nitreto de vanádio.

A partir destas informações, os cientistas conseguiram inferir algumas das propriedades físicas do novo mineral. Se for como o nitreto de vanádio, o novo mineral possuiu uma cor cinza clara, com uma tonalidade rosa na luz refletida. O mineral terá uma dureza de 9 a 10 na Escala de Mohs, a par com outros nitretos não sendo, contundo, tão forte como o diamante – o mineral mais duro de toda a escala.

Para sabermos mais sobre o uakitite, provavelmente precisarems de tecnologias mais avançadas ou então, de um outro meteorito que contenha este mineral. Até lá, teremos que nos contentar a ler o documento apresentado pela equipa de investigação na Reunião Anual da Sociedade Meteorítica de Moscovo, na Rússia.

No entanto, uma coisa é certa: não é todos os dias que um novo mineral “cai” na Terra.

PARTILHAR

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …