Metade vê Pedro Nuno como primeiro-ministro

1

ZAP // Hugo Delgado / Lusa; PSD / Flickr

Líder do PS leva liderança esmagadora face a líder do PSD — metade prevê que seja primeiro-ministro. Mas a distância é bem menor quando a pergunta é “quem é a melhor escolha para o cargo?”.

Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro são os principais candidatos a primeiro-ministro, mas continuam sem convencer totalmente os eleitores.

Um total de 49,5% dos inquiridos em recente sondagem da Intercampus para CM/CMTV e Jornal de Negócios acreditam que o recém-eleito líder do Partido Socialista (PS) será o próximo primeiro-ministro, distanciando-se — e muito — do líder do Partido Social Democrata (PSD), com 19,8%.

No entanto, a mesma distância não se refletiu quando a pergunta foi “quem é a melhor escolha para o cargo?”.

Apesar de ser considerado o mais provável sucessor de António Costa nas eleições legislativas de 10 de março, Pedro Nuno é visto como a melhor escolha por 36,3% dos inquiridos, não ficando muito à frente do rival Montenegro, que é visto como a melhor opção por 31,2%.

Há ainda quase um terço (30,5%) que diz não saber ou simplesmente nada responde.

Olhando para a distinção demográfica entre os apoiantes dos dois candidatos, Pedro Nuno encontra maior apoio entre os eleitores mais velhos e as mulheres. Já Montenegro é preferido pelo eleitorado masculino e mais jovem.

Geograficamente, Pedro Nuno destaca-se em Lisboa, no Norte e no Alentejo, enquanto Montenegro é mais forte no Centro e no Algarve.

Ceticismo quanto aos ambos

A sondagem revela ainda um certo ceticismo do eleitorado quanto à integridade e competência de ambos.

Questões relativas à honestidade, responsabilidade e confiança mostraram uma tendência dos inquiridos para responder “nenhum” quando questionados sobre qual dos dois prefeririam para aconselhamento financeiro, gestão de dinheiro ou mesmo para um jantar — uma tendência que já tinha sido assinalada numa sondagem semelhante na segunda metade de dezembro.

Falando de poder e influência, Pedro Nuno Santos leva vantagem, possivelmente devido à sua experiência como ministro; já no que diz respeito à honestidade e responsabilidade, Montenegro apresenta uma ligeira vantagem.

De lembrar que a sondagem aponta para a liderança do PS nas intenções de voto com 26,4%, um aumento face aos 25,4% registados em dezembro. O partido liderado por Pedro Nuno segue confortável, face aos 20,8% da Aliança Democrática (AD), que evidencia um decréscimo face ao Partido Social Democrata (PSD), que em dezembro registava 22,5%.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.