PS na frente. AD com menos intenções de voto do que PSD sozinho

8

Miguel A. Lopes / Lusa

O Secretário Geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos

AD tem menos intenções de voto do que o PSD quando ainda estava “sozinho”, em dezembro. Chega chega em terceiro, PS e CDU sobem, enquanto IL, BE, Livre e PAN caem. Entre os que já decidiram o voto, o Chega surge colado à AD.

O Partido Socialista (PS) lidera a corrida às eleições legislativas de 2024, de acordo com a mais recente sondagem da Intercampus realizada para a CM/CMTV e Jornal de Negócios entre 16 e 20 de janeiro.

Com 26,4% das intenções de voto — um ligeiro aumento em relação aos 25,4% registados em dezembro — o partido liderado por Pedro Nuno Santos segue confortável, face aos 20,8% da Aliança Democrática (AD), que evidencia um decréscimo face ao Partido Social Democrata (PSD), que em dezembro registava 22,5%.

A pré-coligação, que une o PSD, CDS e PPM, vê o partido de extrema-direita Chega mesmo atrás, com 16,6% das intenções de voto.

À direita, a Iniciativa Liberal ocupa o quinto lugar com 5,4%, uma descida em relação ao mês anterior, em que registou 6,6%.

Do lado esquerdo do espectro político, o Bloco de Esquerda (BE) mantém-se na quarta posição, apesar de recuar, de 8,8% para 7,4%.

A Coligação Democrática Unitária (CDU) apresenta uma subida face aos 2,3% de dezembro — está agora com 3,9% das intenções de voto, sendo o único partido de esquerda a registar um aumento.

O Livre e o Pessoas-Animais-Natureza (PAN), que passam de 2,9% para 1,3% e de 3% para 2,2%, respetivamente, demonstram quedas nas suas intenções de voto.

Chega colado à AD entre os decididos

Ainda indecisos, segundo o barómetro, estão 32% dos eleitores, um número inferior à sondagem anterior, mas que ainda aponta para a possibilidade de alterações significativas nas intenções de voto até às eleições.

Considerando apenas os eleitores que já decidiram o seu voto, o PS lidera com 30%, seguido pela AD com 23,6% e pelo Chega com 20,7%, que já se aproxima de um empate técnico com a AD. Num cenário que inclui os indecisos, o PS mantém a liderança, mas o Chega recua, sugerindo que os eleitores socialistas estão mais decididos.

ZAP //

8 Comments

  1. O PS não apresenta ser uma solução credível.

    Tal como o PSD não tem qualquer utilidade.

    A AD é uma coligação falida, de um partido sem liderança com dois praticamente extintos..

  2. Os portugueses que têm dois dedos de testa estão fartos do ps. Mas quando a AD se apresenta como uma suposta alternativa a dizer que não fará alianças con o Chega e que pode viabilizar o governo do ps se ganharem as eleições com minoria, estão mesmo a dizer: Não votem em nós!! Qual é a alternativa? Depois admiram-se que o Chega continua a subir.

  3. Não sei como ainda há pessoas que votam neste Gajo, depois de ter causado tremenda confusão na TAP , de nada ter feito pela Habitação quando era o Ministro com essa Pasta , acham que é agora que ele vai fazer alguma coisa de Jeito? eu nunca fui e continuo a não ser um daqueles Responsaveis a ajudar a Afundar este Pais porque nunca votei PS-PSD porque são os unicos culpados de estarmos cada vez pior , Orgulho me de poder dizer que sou dos poucos que não votaram para prejudicar este Pais , ou seja sempre votei mas em nenhum desses dois

  4. Se PS ganhar as próximas eleições, tendo à frente PNS, Portugal caminha a passos largos para se transformar numa Venezuela, em que tem emprego aqueles que tiverem o cartão do PS e vai haver um ataque cerrado aos empresários, com exceção do paizinho. AI PORTUGAL, PORTUGAL!

  5. Pouco valem as sondagens , mas são sempre um incentivo para quem trabalha na campanha . Nas últimas eleições também estimavam um empate técnico entre ps/psd , depois foi o que se viu , será que repetirá o mesmo…????
    Não corre nada bem para os lados de Montenegro , afinal a AD só prejudica , era expectável, um CDS afogado … e um PPM enterrado … o Monte desaba….

  6. Sondagens são o que são e valem o que valem, que para mim é zero e para outros ganhos chorudos.
    Mas é óbvio que o PS, apesar dos pesares, é o partido merecedor da confiança de quem com o futuro se preocupa
    A direita, quanto mais inventa pior fica.
    De quem terá sido a ideia peregrina de desenterrar mortos e trazer assombrassões para o terreno da política? Até um Monarquico, numa Aliança candidata à Assembleia da República!
    Só para rir, próprio de irracionais desesperados.

  7. Cara Lucinda. Tem a sua perspetiva de ver as coisas… Se gosta do PS, força!
    Agora que este seja o salvador da nação depois de escândalos de corrupção, bancarrotas, tendências ditatoriais impróprias de uma democracia é que não… Pelo menos para mim.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.