Metade das crianças até aos três anos não tem vaga em creches

Metade das crianças até aos três anos não têm vaga nas creches portuguesas, principalmente nos grandes centros urbanos. Este ano há quase menos 17 mil lugares nestes estabelecimentos.

O número de vagas em creches diminuiu este ano, contrariando a tendência de crescimento dos últimos anos. Segundo o Jornal de Notícias, apenas metade das crianças até aos três anos tem lugar nas creches portuguesas, situação que preocupa as famílias que não têm onde deixar os filhos.

A Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP) atribui esta diminuição do número de vagas à crise e ao aumento de concorrência, que terá levado muitas instituições privadas a fechar. De acordo com o diário, este ano há quase menos 17 mil lugares nestes estabelecimentos.

A tendência de aumento constante do número de vagas inverteu-se. Em 2016, havia 118 mil vagas em creches sendo que destas, 74.340 eram em instituições com acordo de cooperação (com financiamento do Estado) e 43.660 privadas. Por sua vez, em abril deste ano havia 114.108 lugares – 87.247 em creches públicas e 26.861 em privadas.

Esta queda deve-se apenas à diminuição de vagas nas creches privadas. Apesar de o número de lugares ter subido nos estabelecimentos com acordo de cooperação, esse aumento não foi suficiente para fazer face à queda nos estabelecimentos privados. Desde 2009, quase 30% dos associados da ACPEEP fecharam, adianta o jornal.

Ao JN, Manuela Silva, da ACPEEP, garante que em muitos concelhos o fecho das creches privadas deixou os pais sem alternativas. A responsável lamenta ainda que sejam as privadas a fechar, já que ao contrário das creches com acordo de cooperação não custam nada ao Estado.

João Dias, presidente adjunto da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, acredita que o mapa de creches não está alinhado com as necessidades demográficas, afirmando que há creches em locais onde não são necessárias.

O Ministério do Trabalho e da Segurança Social afirma que reforçou a oferta de creches, com a celebração de novos acordos de cooperação de modo a criar mais 3.000 lugares entre 2016 e 2018.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Teresa Morais acusa Rui Rio de estar “a definhar” o PSD

A antiga vice-presidente do PSD Teresa Morais anunciou esta terça-feira que se retira “da linha da frente” dos sociais-democratas, acusando Rui Rio de estar “a definhar” o partido, tornando-o num “partido mediano e ideologicamente puro” …

As penas surgiram milhões de anos antes dos pássaros

A velha questão do ovo e da galinha estende-se agora aos pássaros e às penas. Quem surgiu primeiro? As penas, sugere uma recente investigação. Os pássaros são famosos pela sua imensa variedade de penas que usam …

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …