Metade das candidaturas ao programa de arrendamento jovem foram chumbadas

Mais de metade das candidaturas ao programa Porta 65, que se destina ao apoio do arrendamento jovem, foram recusadas nos dois primeiros dois concursos. 

Os números são avançados esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, que dá conta que, no ano passado, a taxa de reprovação das candidaturas fixou-se nos 65%.

O JN ouviu especialistas e chegou à conclusão que as rendas máximas admitidas no programa do Governo estão desfasadas, havendo diferenças que chegam aos 86%. Por exemplo, um jovem que queira arrenda um T1 com ajuda do Porta 65, precisa de encontrar uma habitação até 463 euros no Porto ou 575 euros em Lisboa.

De acordo com os valores apresentados pelo matutino na sua edição impressa desta segunda-feira, as rendas para um apartamento desta tipologia situava-se em 702 euros no Porto e 1.007,5 euros na capital.

As famílias também têm dificuldades: quem procurar um T3 não encontra os preços que constam no programa, sendo que os valores de mercado fixaram-se 74% acima dos 748 euros pedidos no programa jovem.

Há duas semanas, o ministro da Habitação revelou que o Governo vai destinar 20 milhões de euros para o Porta 65 Jovem. Este montante, que consta do Orçamento do Estado (OE) para 2020 é cerca de dois milhões de euros superior ao previsto no OE para 2019.

“No OE temos 20 milhões de euros para o Porta 65 Jovem, mais dois milhões de euros do que em 2019”, disse Pedro Nuno Santos, durante uma audição no Parlamento. Para o ministro, este valor não é suficiente, mas é superior ao previsto no OE2019. “Queríamos mais, mas é mais do que no ano anterior”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …