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Se não quer que a Meta use os seus dados para treinar IA, tem de a avisar. Saiba como fazê-lo

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Publicações, fotos, comentários: WhatsApp é a única rede social que não será usada para treinar modelos de IA generativa. Saiba como impedir a Meta de usar estes seus dados.

Ao abrigo do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia, os utilizadores têm o direito de se opor formalmente a esta utilização dos seus dados e os que desejem  opor-se à utilização destes para treinar os modelos de inteligência artificial (IA) generativa têm até 27 de maio para o fazer através de um formulário, avança a AFP.

A empresa-mãe das redes sociais anunciou no início desta semana que todos os conteúdos públicos das suas plataformas, com exceção do serviço de mensagens privadas WhatsApp, seriam doravante utilizados para treinar os seus modelos de IA, a menos que as pessoas se oponham.

Para isso, uma notificação informará os utilizadores europeus desta nova política e fornecer-lhes-á uma ligação para um formulário de autoexclusão até ao dia 27 de maio, podendo sempre ser preenchido após a data.

As informações em causa são, nomeadamente, publicações, fotografias e respetivas legendas, comentários publicados sob as mesmas, bem como pedidos e perguntas enviados através do Messenger para o Meta AI, o robô de conservação disponível desde o final de março na União Europeia (UE).

Como rejeitar o pedido da Meta

Os utilizadores podem ir até às definições da sua conta do Instagram ou do Facebook, aceder ao Centro de Privacidade e seguir as indicações na secção “AI na Meta” para enviar um formulário de objeção. Eis os passos no Instagram:

1. Aceder às definições no perfil, no canto superior direito, nas três barras.

2. Ir mais abaixo a “Centro de Privacidade” e, na secção “Tópicos de privacidade”, aceder a “IA na Meta”.

3. Chegando aqui, o utilizador pode ver o que já partilhou com a Meta, clicando em “Informações que partilhaste nos produtos da Meta”.

4. Voilà: o formulário de objeção já está à sua frente, já com o email associado à conta. Basta clicar em enviar.

No Facebook, o formulário pode ser encontrado aqui.

Ainda segundo a agência de notícias francesa, a empresa especifica ainda que esta objeção será igualmente aplicada a todas as contas ligadas à que foi utilizada para enviar o formulário. No entanto, adverte que pode continuar a tratar as informações sobre os utilizadores que manifestaram a sua recusa em determinadas situações, nomeadamente quando as suas informações aparecem numa imagem partilhada publicamente ou são mencionadas por outro utilizador.

Esta alteração não deverá afetar as contas dos menores de 18 anos, nem as mensagens privadas dos utilizadores adultos.

ZAP // Lusa

3 Comments

    • Na app do smartphone… o problema é a Meta que podia ter isto logo à mão mas não lhes dá jeito, a UE também tanta regra e esquecem-se de obrigar as empresas como a Meta a ter estas opções obrigatórias e fácilmente acessíveis para impedir isto…

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