Messi ganhou a Bola de Ouro por sete pontos. Ronaldo ficou a 210 do argentino

Alejandro Garcia / EPA

O futebolista argentino Lionel Messi conquistou a sexta Bola de Ouro com apenas sete pontos de vantagem sobre o holandês Virgil van Dijk, com o português Cristiano Ronaldo a terminar no terceiro lugar, a 210 votos do rival.

De acordo com as votações esta terça-feira publicadas pela revista France Football, que atribui o prémio, Messi, avançado do FC Barcelona, que se tornou no futebolista com mais galardões, somou 686 pontos, contra 679 do defesa do Liverpool.

Van Dijk, campeão europeu ao serviço do Liverpool e finalista da Liga das Nações, foi escolhido mais vezes na primeira posição do que Messi (69 contra 61), ‘reinando’ na Europa e na Ásia, enquanto o argentino foi o mais escolhido na América do Sul e em África.

Cristiano Ronaldo, que tem cinco Bolas de Ouro, ficou na terceira posição, com 476 pontos, ficando no pódio pela 12.ª vez, a nona consecutiva.

Apenas mais dois futebolistas ultrapassaram a barreira dos 100 pontos, o senegalês Sadio Mané (347) e o egípcio Mohamed Salah (178), ambos avançados do Liverpool.

Bernardo Silva, avançado Manchester City, que se tornou o 11.º português a integrar o ‘top-10’, ficou na nona posição, com 41 pontos. Terceiro no prémio Kopa, para melhor jogador sub-21, João Félix, que trocou o Benfica pelo Atlético de Madrid, foi um dos três jogadores nomeados que não receberam qualquer voto, juntamente com o brasileiro Marquinhos (Paris Saint-Germain) e o holandês Donny van de Beek (Ajax).

O jornalista Joaquim Rita, representante português no painel de votantes, colocou Ronaldo no primeiro lugar, seguido de Mané, Messi, Van Dijk e Bernardo Silva.

“Tenho consciência da idade que tenho”

Depois de vencer o galardão, a sexta Bola de Ouro da sua carreira, Messi disse que nunca de “sonhar” desde que recebeu a primeira Bola de Ouro, em 2009, e que espera continuar a “desfrutar”, apesar de o final de carreira estar a aproximar-se.

Depois dos triunfos em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015, Messi voltou a vencer o prémio da France Football, repetindo a eleição da FIFA – que de 2010 a 2015 entregou o prémio em parceria com a revista francesa – como o melhor da época 2018/19.

Com esta conquista, Messi isolou-se na liderança do ‘ranking’, com mais um troféu do que o português Cristiano Ronaldo, que terminou na terceira posição.

Messi, de 32 anos, recordou a conquista do primeiro troféu, em 2009, assegurando que, desde então, procurou “melhorar dia após dia”.

“Tenho consciência da idade que tenho e que o final de carreira começa a aproximar-se, mas ainda tenho vários anos pela frente, apesar de estar a passar tudo muito rápido. Quero continuar a desfrutar do futebol, juntamente com a minha família, os meus adversários e os meus companheiros de equipa”, observou o internacional argentino.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …