Depois de Messi, fisco espanhol avança agora para Cristiano Ronaldo

José Sena Goulão / Lusa

O empresário de futebol Jorge Mendes com Cristiano Ronaldo

O empresário de futebol Jorge Mendes com Cristiano Ronaldo

O internacional português está a ser investigado por alegada fraude fiscal no valor de oito milhões de euros ao Estado espanhol.

Segundo a Cadena Ser, a Agência Tributária espanhola já terminou a investigação sobre Cristiano Ronaldo e concluiu que o jogador português cometeu mesmo fraude fiscal.

O craque do Real Madrid terá defraudado o Estado espanhol em oito milhões de euros, entre 2011 e 2014. Os resultados da investigação já foram enviados à Fiscalía de Delitos Económicos de Madrid, para que decida se tem de atuar judicialmente contra o jogador.

Escreve a rádio que, mesmo entre os próprios inspetores da Agência Tributária, há dúvidas se se deve proceder com uma pena contra CR7, tal como aconteceu com Messi, que ontem recebeu a confirmação do Supremo Tribunal da pena de 21 meses de prisão.

Ronaldo colocou os lucros obtidos com os seus direitos de imagem no paraíso fiscal das Ilhas Virgens. No entanto, quando o fisco espanhol começou a investigar denúncias sobre vários futebolistas, o jogador decidiu regularizar todo o seu capital no exterior, segundo fontes jurídicas consultadas pela Ser. Na sua declaração de rendimentos de 2014, acabou por declarar todo o dinheiro que tinha no estrangeiro.

De acordo com o El País, citado pelo Diário de Notícias, os funcionários do fisco estão em dúvida se o avançado cometeu uma infração administrativa ou delito fiscal. Os oito milhões de euros dizem respeito à diferença entre o que o jogador pagou por ter declarado os seus bens nos paraísos fiscais e o que as Finanças calculam que deveria ter pago para legalizar a sua fortuna no exterior. Por exemplo, só nas Ilhas Virgens, Ronaldo deverá ter 150 milhões de euros relativos aos seus direitos de imagem.

Na semana passada, o espanhol El Confidencial já tinha noticiado que “fontes próximas do processo” garantiam que a Autoridade Tributária estava a preparar-se para acusar o internacional português.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 3.960 casos e 24 mortes. É o pior dia desde o início da pandemia

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 3.960 casos positivos e 24 mortes por covid-19. Os dados foram divulgados no mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este foi o pior dia desde o …

Reconhecimento para cuidadores informais vai ser mais fácil e rápido

O pedido de estatuto de cuidador informal fica, a partir de hoje, mais fácil, deixando de ser necessário apresentar atestado médico e permitindo que documentos que impliquem atos médicos possam ser apresentados posteriormente. De acordo com …

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …