Merkel elogia Passos no encontro com Costa

d.r. Conselho da União Europeia

Primeiro-Ministro António Costa com a Chanceler alemã Angela Merkel na Cimeira entre a União Europeia e a Turquia

Primeiro-Ministro António Costa com a Chanceler alemã Angela Merkel na Cimeira entre a União Europeia e a Turquia

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou esta sexta-feira esperar que António Costa continue o caminho “bem-sucedido” de Pedro Passos Coelho.

Numa conferência de imprensa conjunta depois de um almoço com António Costa na sede do governo alemão, em Berlim, a chanceler alemã afirmou que “o antecessor de António Costa conduziu Portugal por um período bastante conturbado, não foi fácil, mas conseguiu-se, de facto, coisas impressionantes e tem que se fazer tudo para continuar este caminho bem-sucedido”, disse Angela Merkel.

Questionada sobre o esboço do Orçamento do Estado para 2016, que foi entregue esta sexta-feira ao parlamento e aprovado pela Comissão Europeia, Merkel notou que todos os países têm os seus orçamentos avaliados e sublinhou que o mais importante é que “os números básicos sejam mantidos”.

“É muito importante que Portugal enverede, agora, por um caminho de mais crescimento, de mais emprego, que possa continuar nesse caminho e desejamos tudo de bom para que tenha sucesso”, defendeu a chanceler alemã.

“A olharmos para as taxas de crescimento, vimos que está bem encaminhado o país”, concluiu.

Sobre OE 2016, Costa afirmou que “apresentámos um orçamento responsável, que visa criar condições para o crescimento e emprego, para uma maior proteção social”. Mas não disse muito mais: “Não vim aqui incomodar a senhora Merkel com o orçamento português porque ela já tem que se preocupar com o seu próprio orçamento.”

O chefe do executivo português acrescentou ser um documento que também está marcado pelo objetivo de uma “redução mais sustentada do défice e da divida pública”.

António Costa, por seu lado, procurou insistir na temática que tinha definido como central neste seu primeiro encontro com a chanceler: dizer à Alemanha que Portugal está disponível para ajudar na questão dos refugiados.

Costa insistiu que “Portugal quer ser parte ativa na solução do problema”, mostrando-se disposto a ajudar a Alemanha porque “é muito injusto que se julgue que a senhora Merkel tem uma responsabilidade superior” à dos outros países da UE. O problema dos refugiados deve ser resolvido como “um dever da Europa toda”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …