Merkel mostrou-se disponível para dar tempo ao Reino Unido de formalizar a saída da UE. A primeira-ministra britânica disse, por sua vez, que o pedido só deverá acontecer em 2017.
A chanceler alemã Angela Merkel afirmou disponibilidade para dar tempo ao Reino Unido para formalizar a sua saída da União Europeia.
“É do interesse de todos que o Reino Unido formalize a saída quando tiver posições de negociação bem definidas, disse a chanceler alemã, em conferência de imprensa conjunta com a nova primeira-ministra britânica.
Theresa May realizou esta quarta-feira a sua primeira visita oficial, desde que assumiu o cargo, à Alemanha.
“Uma boa preparação é importante e, portanto, nós também esperamos pelo momento” em que Londres vai decidir formalizar o seu pedido de saída da União Europeia, depois de os cidadãos britânicos o terem assim decidido, em referendo realizado em junho, salientou Merkel.
Theresa May reafirmou que o Reino Unido vai fazer o pedido final no início de 2017 e “nunca antes do final deste ano”.
“Isto vai levar algum tempo e é preciso realizar um trabalho muito específico para definir a posição do Reino Unido nas relações com a União Europeia”, afirmou a primeira-ministra.
Assim que o Reino Unido invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que permite a saída de um estado-membro da União Europeia, ambas as partes têm até dois anos para concluir o processo.
/Lusa
Brexit
-
18 Agosto, 2020 UE e Reino Unido em nova ronda negocial com o tempo a expirar
-
16 Junho, 2020 Boris confiante de que é possível um acordo com UE em julho
Dois “bichos”….