Mergulhador canadiano encontrou bomba nuclear Fat Man desaparecida na Guerra Fria

US Government / Wikimedia

A bomba nuclear Mark IV, dos EUA

A bomba nuclear Mark IV, dos EUA

O mergulhador canadiano Sean Smyrichinsky estava à procura de peixes no arquipélago Haida Gwaii, quando “tropeçou” no que diz ser a bomba nuclear que desapareceu quando um bombardeiro americano se despenhou durante a Guerra Fria.

“Queria fazer um reconhecimento para o dia seguinte, afastei-me bastante do meu barco e depois encontrei algo que nunca tinha visto antes“, disse Smyrichinsky ao The Guardian.

O objeto media cerca de 3,6 metros e, quando o mergulhador o viu pela primeira vez, pensou que era um OVNI.

Sean Smyrichinsky tentou descrever o objeto à sua tripulação e até elaborou um desenho num guardanapo. “Ninguém tinha ouvido falar do objeto. Mas, depois, um veterano disse: Se calhar encontraste aquela bomba nuclear que se perdeu em 1950”, afirmou.

Tratava-se de uma referência à Mark IV Fat Man, uma bomba nuclear de 10 metros, que pesava cerca de cinco toneladas e que desapareceu no Pacífico durante um voo de treino de um bombardeiro B-36 da força aérea norte-americana, no dia 13 de fevereiro de 1950.

O major Steve Neta das Forças Armadas do Canadá confirmou que a localização do objeto encontrado por Smyrichinsky coincide com o local do acidente que ocorreu durante a Guerra Fria.

Segundo Neta, a bomba perdida deverá ser uma cápsula manequim – equipada com chumbo em vez de plutónio – portanto há poucas probabilidades de ser uma arma nuclear.

“No entanto, queremos ter certeza e queremos investigar mais”, destacou o major.

Sean Smyrichinsky revelou a sua descoberta ao Departamento de Defesa Nacional do Canadá, que revelou que o assunto será investigado “com muito interesse”.

As autoridades canadianas e americanas vão enviar patrulhas navais para o local e indicam que, se realmente for a bomba nuclear em questão, não deverá estar ativa.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado polaco venceu a segunda volta das eleições Presidenciais com 51,21% dos votos, derrotando o liberal Rafal Trzaskowski, anunciou, esta segunda-feira, a Comissão Eleitoral. Segundo a Comissão Eleitoral, Andrzej Duda conseguiu a reeleição …

Manifestantes criticam escolha de Macron para o Ministério do Interior. Ministro é acusado de violação

Ativistas dos direitos das mulheres protestaram, em França e no estrangeiro, contra a nomeação do novo ministro do Interior, acusado de violação, e do ministro da Justiça, que ridicularizou o movimento #MeToo. Ativistas dos direitos das …

Cinco meses depois, chefes de diplomacia da UE voltam a reunir-se em Bruxelas

A reunião contempla temas como o impacto da pandemia, a situação na Líbia, Hong Kong e na Venezuela, as relação da União Europeia com a Índia e África e o Processo de Paz do Médio …

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …

Cristianinho a todo o "gás" numa moto de água na Madeira. Polícia Marítima está a investigar

O filho de Cristiano Ronaldo conduziu uma moto de água sozinho no Paul do Mar, na costa sul da Madeira, num episódio que pode ser considerado uma violação tão grave como conduzir um automóvel sem …