Mergulhador canadiano encontrou bomba nuclear Fat Man desaparecida na Guerra Fria

US Government / Wikimedia

A bomba nuclear Mark IV, dos EUA

A bomba nuclear Mark IV, dos EUA

O mergulhador canadiano Sean Smyrichinsky estava à procura de peixes no arquipélago Haida Gwaii, quando “tropeçou” no que diz ser a bomba nuclear que desapareceu quando um bombardeiro americano se despenhou durante a Guerra Fria.

“Queria fazer um reconhecimento para o dia seguinte, afastei-me bastante do meu barco e depois encontrei algo que nunca tinha visto antes“, disse Smyrichinsky ao The Guardian.

O objeto media cerca de 3,6 metros e, quando o mergulhador o viu pela primeira vez, pensou que era um OVNI.

Sean Smyrichinsky tentou descrever o objeto à sua tripulação e até elaborou um desenho num guardanapo. “Ninguém tinha ouvido falar do objeto. Mas, depois, um veterano disse: Se calhar encontraste aquela bomba nuclear que se perdeu em 1950”, afirmou.

Tratava-se de uma referência à Mark IV Fat Man, uma bomba nuclear de 10 metros, que pesava cerca de cinco toneladas e que desapareceu no Pacífico durante um voo de treino de um bombardeiro B-36 da força aérea norte-americana, no dia 13 de fevereiro de 1950.

O major Steve Neta das Forças Armadas do Canadá confirmou que a localização do objeto encontrado por Smyrichinsky coincide com o local do acidente que ocorreu durante a Guerra Fria.

Segundo Neta, a bomba perdida deverá ser uma cápsula manequim – equipada com chumbo em vez de plutónio – portanto há poucas probabilidades de ser uma arma nuclear.

“No entanto, queremos ter certeza e queremos investigar mais”, destacou o major.

Sean Smyrichinsky revelou a sua descoberta ao Departamento de Defesa Nacional do Canadá, que revelou que o assunto será investigado “com muito interesse”.

As autoridades canadianas e americanas vão enviar patrulhas navais para o local e indicam que, se realmente for a bomba nuclear em questão, não deverá estar ativa.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …