Novas funções permitem à fabricante germânica ultrapassar a Telsa e a Ford, duas marcas referência no setor.
A gigante germânica Mercedes é desde quinta-feira a primeira empresa automóvel a deter a certificação da Society of Automotive Engineers (SAE) — entidade responsável que se dedica ao desenvolvimento de normas para profissionais de engenharia em várias indústrias — para um sistema de assistência ao condutor de nível 3.
Na última semana, a fabricante confirmou que a sua tecnologia Drive Pilot ADAS (sistema automatizado de assistência ao condutor) que cumpre agora os requisitos da diretiva Nevada Chapter 482A, responsável por gerir a utilização de tecnologia de veículos autónomos nas estradas. Isto torna o Drive Pilot o único sistema legal de nível 3 nos EUA, de momento.
“Um compromisso inabalável com a inovação tem orientado consistentemente a Mercedes-Benz desde o início”, apontou Dimitris Psillakis, Presidente e CEO da MBUSA, em comunicado. “É um momento de grande orgulho para todos continuar esta liderança e celebrar este feito monumental como a primeira empresa automóvel a ser certificada para a condução condicionalmente automatizada de nível 3 no mercado dos EUA”.
De acordo com os critérios da National Highway Transportation Safety Administration (NHTSA), o nível 3 permite que o veículo se encarregue de “todos os aspetos da condução” quando engatado, apesar de ainda precisar que o condutor esteja atento o suficiente para assumir rapidamente o controlo, caso tal seja necessário.
De acordo com o site Engadget, este trata-se de um grande passo face aos sistemas de Nível 2 utilizados atualmente, tais como o “Full SelfDriving” de Tesla, o Blue Cruise da Ford e o Super Cruise da General Motors.
Todos eles são essencialmente cruise controls de auto-estrada com imensas capacidades, segundo os quais o condutor deve manter a sua atenção na condução, normalmente mantendo as mãos no volante ou pelo menos perto dele e assumir-se como responsável pelo o que está a acontecer. Tudo isto é muito diferente do sistema que a Mercedes apresenta, mas também do que o nível 3 de autonomia é realmente capaz de fazer.
O sistema “Drive Pilot” da Mercedes pode, “em secções adequadas de auto-estrada e onde existe uma alta densidade de tráfego” assumir as funções de tração de pára-choques até 64.3 km/h sem que o condutor precise de manter as mãos no volante.
Quando engatado, o sistema trata manter o veículo na via de rodagem, acompanha o fluxo de tráfego, navega para destinos definidos no sistema Nav e é até capaz de reagir a “situações inesperadas de tráfego e trata-as independentemente, por exemplo, através de manobras evasivas dentro da via ou através de manobras de travagem”.
Para realizar estas proezas, o sistema Drive Pilot contempla um conjunto de sensores incorporados em todo o veículo, incluindo câmaras visuais, matrizes LiDAR, sensores de radar e ultra-som, e microfones de áudio para manter um ouvido atento para monitorizar a aproximação de veículos de emergência. O sistema compara mesmo os seus dados de sensores a bordo com o que está a receber do seu GPS, para garantir que sabe exatamente onde se encontra na estrada.
O Drive Pilot só está disponível nos modelos S-Class 2024 e no EQS Sedan, para já. Estes já estão em produção e os primeiros carros deverão chegar às estradas no segundo semestre deste ano.