Mercedes-Benz estreia ecrã tátil gigante. É controlado por inteligência artificial

A fabricante automóvel alemã Mercedes-Benz acaba de revelar uma visão futurística para o seu próximo veículo elétrico de luxo EQS: um ecrã sensível ao toque de 56 polegadas chamado “Hyperscreen” que abrange tudo, desde o velocímetro ao sistema de entretenimento.

O painel usa OLED coberto com vidro anti-reflexo Gorilla Glass e ajusta automaticamente o brilho graças a uma câmara e sensor de luz. O ecrã gigantesco, parte da Experiência de Utilizador Mercedes-Benz (MBUX) da empresa, é, na verdade, feito de várias telas construídas numa longa peça de vidro curvo.

Existem três áreas: uma tela central de infoentretenimento, um painel atrás do volante e uma tela adicional para o passageiro.

A fabricante não quer que os motoristas percorram vários menus e, por isso, disponibiliza apenas os aspetos mais importantes durante a operação do veículo.

A Mercedes-Benz chama-lhe “camada zero” da interface  – a navegação está sempre no centro da tela, por exemplo. Esse recurso tem como objetivo tornar o Hyperscreen o mais simples possível de usar, ao mesmo tempo que minimiza as distrações.

A tela, por exemplo, permite que o passageiro da frente assista a um programa de televisão enquanto oculta o ecrã do motorista para mantê-lo focado na estrada.

A empresa alemã também não hesitou em incluir recursos baseados em inteligência artificial (IA). “Se [alguém liga sempre a uma determinada pessoa a caminho de casa nas noites de terça-feira, será solicitado que faça a ligação correspondente naquele dia da semana e num horário específico do dia”, lê-se num comunicado oficial da Mercedes-Benz.

Outros recursos, como aquecimento do assento ou do volante, também serão oferecidos pelo sistema, dependendo das preferências do motorista.

“O MBUX Hyperscreen continuamente conhece melhor o cliente e oferece informações e entretenimento personalizado antes que o ocupante tenha que clicar ou rolar em qualquer lugar”, disse Sajjad Khan, membro do conselho da Mercedes-Benz e CT, em comunicado.

A linha de carros EQ da Mercedes-Benz deve entrar em produção ainda este ano.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …