/

Mercedes-Benz estreia ecrã tátil gigante. É controlado por inteligência artificial

A fabricante automóvel alemã Mercedes-Benz acaba de revelar uma visão futurística para o seu próximo veículo elétrico de luxo EQS: um ecrã sensível ao toque de 56 polegadas chamado “Hyperscreen” que abrange tudo, desde o velocímetro ao sistema de entretenimento.

O painel usa OLED coberto com vidro anti-reflexo Gorilla Glass e ajusta automaticamente o brilho graças a uma câmara e sensor de luz. O ecrã gigantesco, parte da Experiência de Utilizador Mercedes-Benz (MBUX) da empresa, é, na verdade, feito de várias telas construídas numa longa peça de vidro curvo.

Existem três áreas: uma tela central de infoentretenimento, um painel atrás do volante e uma tela adicional para o passageiro.

A fabricante não quer que os motoristas percorram vários menus e, por isso, disponibiliza apenas os aspetos mais importantes durante a operação do veículo.

A Mercedes-Benz chama-lhe “camada zero” da interface  – a navegação está sempre no centro da tela, por exemplo. Esse recurso tem como objetivo tornar o Hyperscreen o mais simples possível de usar, ao mesmo tempo que minimiza as distrações.

A tela, por exemplo, permite que o passageiro da frente assista a um programa de televisão enquanto oculta o ecrã do motorista para mantê-lo focado na estrada.

A empresa alemã também não hesitou em incluir recursos baseados em inteligência artificial (IA). “Se [alguém liga sempre a uma determinada pessoa a caminho de casa nas noites de terça-feira, será solicitado que faça a ligação correspondente naquele dia da semana e num horário específico do dia”, lê-se num comunicado oficial da Mercedes-Benz.

Outros recursos, como aquecimento do assento ou do volante, também serão oferecidos pelo sistema, dependendo das preferências do motorista.

“O MBUX Hyperscreen continuamente conhece melhor o cliente e oferece informações e entretenimento personalizado antes que o ocupante tenha que clicar ou rolar em qualquer lugar”, disse Sajjad Khan, membro do conselho da Mercedes-Benz e CT, em comunicado.

A linha de carros EQ da Mercedes-Benz deve entrar em produção ainda este ano.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.