Mercedes-Benz estreia ecrã tátil gigante. É controlado por inteligência artificial

A fabricante automóvel alemã Mercedes-Benz acaba de revelar uma visão futurística para o seu próximo veículo elétrico de luxo EQS: um ecrã sensível ao toque de 56 polegadas chamado “Hyperscreen” que abrange tudo, desde o velocímetro ao sistema de entretenimento.

O painel usa OLED coberto com vidro anti-reflexo Gorilla Glass e ajusta automaticamente o brilho graças a uma câmara e sensor de luz. O ecrã gigantesco, parte da Experiência de Utilizador Mercedes-Benz (MBUX) da empresa, é, na verdade, feito de várias telas construídas numa longa peça de vidro curvo.

Existem três áreas: uma tela central de infoentretenimento, um painel atrás do volante e uma tela adicional para o passageiro.

A fabricante não quer que os motoristas percorram vários menus e, por isso, disponibiliza apenas os aspetos mais importantes durante a operação do veículo.

A Mercedes-Benz chama-lhe “camada zero” da interface  – a navegação está sempre no centro da tela, por exemplo. Esse recurso tem como objetivo tornar o Hyperscreen o mais simples possível de usar, ao mesmo tempo que minimiza as distrações.



A tela, por exemplo, permite que o passageiro da frente assista a um programa de televisão enquanto oculta o ecrã do motorista para mantê-lo focado na estrada.

A empresa alemã também não hesitou em incluir recursos baseados em inteligência artificial (IA). “Se [alguém liga sempre a uma determinada pessoa a caminho de casa nas noites de terça-feira, será solicitado que faça a ligação correspondente naquele dia da semana e num horário específico do dia”, lê-se num comunicado oficial da Mercedes-Benz.

Outros recursos, como aquecimento do assento ou do volante, também serão oferecidos pelo sistema, dependendo das preferências do motorista.

“O MBUX Hyperscreen continuamente conhece melhor o cliente e oferece informações e entretenimento personalizado antes que o ocupante tenha que clicar ou rolar em qualquer lugar”, disse Sajjad Khan, membro do conselho da Mercedes-Benz e CT, em comunicado.

A linha de carros EQ da Mercedes-Benz deve entrar em produção ainda este ano.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …