/

A Mercedes alugou um Tesla para o copiar (e a aventura correu muito mal)

20

(dr) Der Spiegel

Monika Kindlein, Manfred van Rinsum, e o seu Tesla Model X – antes de a Mercedes o ter alugado

A prática de “dissecar” carros da concorrência para aprender com os seus segredos e detalhes é comum entre os fabricantes automóveis, mas desta vez a Daimler / Mercedes preferiu poupar uns euros e fazê-lo num Tesla Model X alugado – com resultados desastrosos.

A Mercedes-Benz decidiu alugar um Tesla X que queria estudar ao pormenor. Pediu à Daimler, que é a empresa-mãe da Mercedes e Smart, para enviar um representante a um balcão da Sixt, conhecida empresa de rent-a-car, e aí alugar um Model X 100D – que na verdade era subalugado a um casal alemão que tem três Tesla e os aluga para eventos.

Depois de ter estado alugado durante várias semanas, durante os meses de Julho e Agosto, o Tesla foi devolvido, segundo a Sixt, altamente danificado, o que parece indicar que a Mercedes fabrica excelentes automóveis, mas, depois de os desmontar, não consegue encaixar novamente as peças no sítio certo.

Para além de ser um aluguer por período bastante extenso, 7 semanas, a maior surpresa foi o carro ter sido recebido em péssimas condições, conta o Jalopnik, como se tivesse sido “completamente desmontado e sido (mal) montado novamente…”.

As suspeitas começaram desde cedo, pois poucos dias depois do início de aluguer, os donos do Model X receberam uma notificação no telemóvel de que o seu automóvel estava a ser recarregado perto de Barcelona – fora da área em que o aluguer permitira.

A partir daí, controlando a sua localização remotamente, comprovaram que o mesmo passou vários dias em pistas de testes, em Espanha e na Alemanha – também proibido pelo contrato de aluguer – onde foi sujeito a testes abusivos de todos os tipos.

Como se isso não bastasse, no final, quando o automóvel lhes foi entregue em estado lastimável, encontraram no porta-luvas um papel do Mercedes-Benz Technology Center em Sindelfingen a dizer que o mesmo teria sido “mal estacionado” nessas instalações.

De acordo com o Der Spiegel, o Model X foi todo desmontado e voltado a montar, além de ter sido submetido a testes em condições extremas, incluindo pistas de vibração e pistas de tracção.

A Sixt ofereceu um valor de 17600 euros aos donos do Tesla para as despesas de reparação do veículo, conforme avaliadas por um mediador.

Mas o casal diz que o valor necessário, tendo em conta as reparações necessárias, perda de facturação durante a reparação, e uma multa diária de 1000 euros pelo uso indevido em pistas de testes (uma violação do contrato), será de 99 mil euros.

Valor esse que, no entanto, o casal, Monika Kindlein e Manfred van Rinsum, tem poucas esperanças de vir a receber, pois consideram que quer a Sixt quer a Daimler/Mercedes facilmente os “afundaria” caso tivessem que recorrer aos tribunais.

Muito provavelmente, o que o casal espera é que o senhor Tesla, Elon Musk, fique a par deste caso e se ofereça para lhes arranjar o Model X gratuitamente, e no processo deixar ficar ainda pior a imagem da Daimler / Mercedes, por recorrer a este tipo de táctica – que seria desnecessária para empresas desta dimensão.

E até é possível que a Mercedes não venha a pagar a compensação exigida pelo casal de alemães, mas a realidade é que já perdeu muito mais do que 99 mil euros só em prejuízos de imagem.

20 Comments

  1. A industria alemã está a perder o seu jeito natural para a vigarice!…
    Sempre foram vigaristas e mafiosos, mas pelo menos antes sabiam disfarçar…
    Depois de inúmeros escândalos a longo das ultimas duas décadas, deparamos a com maior burla da história automóvel com o caso da VW, e, agora com a MB a desmontar carros de concorrentes para os copiar!…
    Deutsche engineering…

    • Bem se vê que o senhor nunca trabalhou na indústria automóvel. Isso é prática de todas as marcas. Nem percebo porque alugaram o carro. Geralmente compra-se.

      • Não trabalhei nem tenho que trabalhar para criticar!!
        Isso de dizer que é “prática de todas as marcas”, além de não ser nada concreto, só ajuda a vulgarizar e a desculpar a vigarice!…
        Alugaram o carro porque, além de vigaristas, são incompetentes e sovinas!!

        • Onde eu trabalhei (Alemanha) comprávamos e desmontávamos. Alguns depois até ficavam para funcionários… os que ainda andavam.

  2. Palermas, o ministro alemão do ambiente do estado da Renânia do Norte e Westphalie, Johannes Remme, escolheu um automóvel elétrico Tesla Model S 90D para carro oficial. Tinha emprestado gentilmente o mesmos à Mercedes-Benz e assim tinha sido evitado mais esta chatice PORRA…..

  3. Este amadorismo é absolutamente inconcebível para a mercedes. De bradar aos céus!
    E está na cadeia o eng chefe (emisões co2) da VW pelo escândalo conhecido!

  4. Eu simplesmente pergunto aqui e sem ser de todo aficionado da mercedes pois não passavam de renaults caros e agora psa ou seja Peugeots caros . A tantos comentadores , onde e que esta noticia ja esta devidamente provadas?????? Ou nao passam apenas de propaganda de uma empresa americana que tem vindo a perder milhões ,a tentar encontrar uma desculpa para as perdas !!!!!!!!

  5. O que mais espanta é a ingenuidade dos responsáveis da Mercedes uma vez que por qualquer intermediário de confiança poderiam comprar um Tesla e a partir daí fariam o que muito bem entendessem.

  6. Comprei uma mercedes vito cujo motor foi para o lixo por causa de uma avaria do turbo. Esta avaria fez com que, mesmo com a chave desligada, o motor acelerasse com o óleo do carter, e o motor só parou quando acabou o óleo. Foi uma situação desagradável porque isso aconteceu em frente à embaixada da Turquia, e o barulho e o fumo levaram a polícia de intervenção a aparecer.
    Na oficina disseram que eu tive azar, a reparação era quase o valor de uma carrinha nova, e a minha para troca pouco mais valia que uma bicicleta.
    Para mim, quando vejo propaganda da mercedes a louvar a qualidade da sua tecnologia fico logo enjoado.
    Verifiquei agora, com esta notícia, que as más práticas da mercedes não aconteceram só comigo.

  7. BMW, Mercedez, Audi e Opel, são todas marcas alemãs, que durante as ultimas décadas, desenvolveram os tais conceituados e caros veículos turbo diesel, que superaram em muito os veículos a gasolina existentes cujo desenvolvimento ficou na prateleira. Com um Governo alemão fortíssimo dentro da união europeia, e com a conivência de Estados fantoches e manipulados, conseguiram aprovar normas euro para redução dos gazes nocivos nos veículos e deste modo desenvolverem motores capazes de superarem essas normas, pois os componentes e a tecnologia eram e são na sua maioria absoluta fabricados na alemanha (espertalhões), por outro lado e com a conivência dos estados fantoches, conseguiram enviar os cancerozos veículos usados para esses paises, e eles sempre com poder de compra para carros novos. Vejam por exemplo, a Toyota que deixou de desenvolver os famosos e bons motores D4D, e comprou motores BMW para os novos toyota a diesel. Havia outra alternativa muito mais barata para os Portugueses que não foi devidamente explorada, LPG gás de petroleo liquefeito, estava para ser implementado em todo o território, e depois a montanha pariu um rato, ficou tudo por fazer, o gásoleo tinha muita mais força, poucos postos foram implementados. As vantagens eram inúmeras, vejam a Austrália, veículos ligeiros, taxis (todos), Toyotas Dyna (gás), (só mesmo os pesados de mercadorias a diesel) menos poluição, menor preço do combustível, motor mais barato, pois o mesmo deriva do motor a gasolina e com muitos menos componentes caros, revisões mais baratas e intervalos maiores, menor preço na compra em novo. Conheci carros a gas na Austrália a fazerem 400.000 kms sem problemas.

  8. A Mercedes deixou de ser Mercedes qdo começou a usar motores Renault! Passou de cavalo para burro.
    Uma marca de gama alta a usar motores de gama baixa, se fosse ao contrario ainda era naquela.

    • Errado. Muito antes já os mercedes demonstravam uma estranha aptidão para arderem sozinhos pelas garagens de toda a Europa. E ainda antes tinham sido ridicularizados no teste do alce com a volvo a gozar com eles no salão de genebra ostentanto um alce no seu stand (praticamente frontal ao da mercedes). E quanto a “uma marca de gama alta a usar motores de gama baixa”… Mini (grupo bmw) com motores psa, Toyota há muito que recorre à Yamaha, e muitos outros exemplos que poderiam ser dados.
      A indústria automóvel anda toda emaranhada.

  9. Este sim, já tinha um cargo de mais relevo.
    De qualquer modo só se vê alguma coisa nos EUA, já que na Alemanha, continuam a ser protegidos!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.