A Mercedes alugou um Tesla para o copiar (e a aventura correu muito mal)

(dr) Der Spiegel

Monika Kindlein, Manfred van Rinsum, e o seu Tesla Model X – antes de a Mercedes o ter alugado

A prática de “dissecar” carros da concorrência para aprender com os seus segredos e detalhes é comum entre os fabricantes automóveis, mas desta vez a Daimler / Mercedes preferiu poupar uns euros e fazê-lo num Tesla Model X alugado – com resultados desastrosos.

A Mercedes-Benz decidiu alugar um Tesla X que queria estudar ao pormenor. Pediu à Daimler, que é a empresa-mãe da Mercedes e Smart, para enviar um representante a um balcão da Sixt, conhecida empresa de rent-a-car, e aí alugar um Model X 100D – que na verdade era subalugado a um casal alemão que tem três Tesla e os aluga para eventos.

Depois de ter estado alugado durante várias semanas, durante os meses de Julho e Agosto, o Tesla foi devolvido, segundo a Sixt, altamente danificado, o que parece indicar que a Mercedes fabrica excelentes automóveis, mas, depois de os desmontar, não consegue encaixar novamente as peças no sítio certo.

Para além de ser um aluguer por período bastante extenso, 7 semanas, a maior surpresa foi o carro ter sido recebido em péssimas condições, conta o Jalopnik, como se tivesse sido “completamente desmontado e sido (mal) montado novamente…”.

As suspeitas começaram desde cedo, pois poucos dias depois do início de aluguer, os donos do Model X receberam uma notificação no telemóvel de que o seu automóvel estava a ser recarregado perto de Barcelona – fora da área em que o aluguer permitira.

A partir daí, controlando a sua localização remotamente, comprovaram que o mesmo passou vários dias em pistas de testes, em Espanha e na Alemanha – também proibido pelo contrato de aluguer – onde foi sujeito a testes abusivos de todos os tipos.

Como se isso não bastasse, no final, quando o automóvel lhes foi entregue em estado lastimável, encontraram no porta-luvas um papel do Mercedes-Benz Technology Center em Sindelfingen a dizer que o mesmo teria sido “mal estacionado” nessas instalações.

De acordo com o Der Spiegel, o Model X foi todo desmontado e voltado a montar, além de ter sido submetido a testes em condições extremas, incluindo pistas de vibração e pistas de tracção.

A Sixt ofereceu um valor de 17600 euros aos donos do Tesla para as despesas de reparação do veículo, conforme avaliadas por um mediador.

Mas o casal diz que o valor necessário, tendo em conta as reparações necessárias, perda de facturação durante a reparação, e uma multa diária de 1000 euros pelo uso indevido em pistas de testes (uma violação do contrato), será de 99 mil euros.

Valor esse que, no entanto, o casal, Monika Kindlein e Manfred van Rinsum, tem poucas esperanças de vir a receber, pois consideram que quer a Sixt quer a Daimler/Mercedes facilmente os “afundaria” caso tivessem que recorrer aos tribunais.

Muito provavelmente, o que o casal espera é que o senhor Tesla, Elon Musk, fique a par deste caso e se ofereça para lhes arranjar o Model X gratuitamente, e no processo deixar ficar ainda pior a imagem da Daimler / Mercedes, por recorrer a este tipo de táctica – que seria desnecessária para empresas desta dimensão.

E até é possível que a Mercedes não venha a pagar a compensação exigida pelo casal de alemães, mas a realidade é que já perdeu muito mais do que 99 mil euros só em prejuízos de imagem.

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. A industria alemã está a perder o seu jeito natural para a vigarice!…
    Sempre foram vigaristas e mafiosos, mas pelo menos antes sabiam disfarçar…
    Depois de inúmeros escândalos a longo das ultimas duas décadas, deparamos a com maior burla da história automóvel com o caso da VW, e, agora com a MB a desmontar carros de concorrentes para os copiar!…
    Deutsche engineering…

    • Bem se vê que o senhor nunca trabalhou na indústria automóvel. Isso é prática de todas as marcas. Nem percebo porque alugaram o carro. Geralmente compra-se.

      • Não trabalhei nem tenho que trabalhar para criticar!!
        Isso de dizer que é “prática de todas as marcas”, além de não ser nada concreto, só ajuda a vulgarizar e a desculpar a vigarice!…
        Alugaram o carro porque, além de vigaristas, são incompetentes e sovinas!!

        • Onde eu trabalhei (Alemanha) comprávamos e desmontávamos. Alguns depois até ficavam para funcionários… os que ainda andavam.

  2. Palermas, o ministro alemão do ambiente do estado da Renânia do Norte e Westphalie, Johannes Remme, escolheu um automóvel elétrico Tesla Model S 90D para carro oficial. Tinha emprestado gentilmente o mesmos à Mercedes-Benz e assim tinha sido evitado mais esta chatice PORRA…..

  3. Este amadorismo é absolutamente inconcebível para a mercedes. De bradar aos céus!
    E está na cadeia o eng chefe (emisões co2) da VW pelo escândalo conhecido!

  4. Eu simplesmente pergunto aqui e sem ser de todo aficionado da mercedes pois não passavam de renaults caros e agora psa ou seja Peugeots caros . A tantos comentadores , onde e que esta noticia ja esta devidamente provadas?????? Ou nao passam apenas de propaganda de uma empresa americana que tem vindo a perder milhões ,a tentar encontrar uma desculpa para as perdas !!!!!!!!

  5. Chama-se James Liang. Está na cadeia a cumorir pena de 40 meses.
    Não abra a boca para tentar rebaixar os outros que o ensinam.a

  6. O que mais espanta é a ingenuidade dos responsáveis da Mercedes uma vez que por qualquer intermediário de confiança poderiam comprar um Tesla e a partir daí fariam o que muito bem entendessem.

  7. Comprei uma mercedes vito cujo motor foi para o lixo por causa de uma avaria do turbo. Esta avaria fez com que, mesmo com a chave desligada, o motor acelerasse com o óleo do carter, e o motor só parou quando acabou o óleo. Foi uma situação desagradável porque isso aconteceu em frente à embaixada da Turquia, e o barulho e o fumo levaram a polícia de intervenção a aparecer.
    Na oficina disseram que eu tive azar, a reparação era quase o valor de uma carrinha nova, e a minha para troca pouco mais valia que uma bicicleta.
    Para mim, quando vejo propaganda da mercedes a louvar a qualidade da sua tecnologia fico logo enjoado.
    Verifiquei agora, com esta notícia, que as más práticas da mercedes não aconteceram só comigo.

  8. BMW, Mercedez, Audi e Opel, são todas marcas alemãs, que durante as ultimas décadas, desenvolveram os tais conceituados e caros veículos turbo diesel, que superaram em muito os veículos a gasolina existentes cujo desenvolvimento ficou na prateleira. Com um Governo alemão fortíssimo dentro da união europeia, e com a conivência de Estados fantoches e manipulados, conseguiram aprovar normas euro para redução dos gazes nocivos nos veículos e deste modo desenvolverem motores capazes de superarem essas normas, pois os componentes e a tecnologia eram e são na sua maioria absoluta fabricados na alemanha (espertalhões), por outro lado e com a conivência dos estados fantoches, conseguiram enviar os cancerozos veículos usados para esses paises, e eles sempre com poder de compra para carros novos. Vejam por exemplo, a Toyota que deixou de desenvolver os famosos e bons motores D4D, e comprou motores BMW para os novos toyota a diesel. Havia outra alternativa muito mais barata para os Portugueses que não foi devidamente explorada, LPG gás de petroleo liquefeito, estava para ser implementado em todo o território, e depois a montanha pariu um rato, ficou tudo por fazer, o gásoleo tinha muita mais força, poucos postos foram implementados. As vantagens eram inúmeras, vejam a Austrália, veículos ligeiros, taxis (todos), Toyotas Dyna (gás), (só mesmo os pesados de mercadorias a diesel) menos poluição, menor preço do combustível, motor mais barato, pois o mesmo deriva do motor a gasolina e com muitos menos componentes caros, revisões mais baratas e intervalos maiores, menor preço na compra em novo. Conheci carros a gas na Austrália a fazerem 400.000 kms sem problemas.

  9. A Mercedes deixou de ser Mercedes qdo começou a usar motores Renault! Passou de cavalo para burro.
    Uma marca de gama alta a usar motores de gama baixa, se fosse ao contrario ainda era naquela.

    • Errado. Muito antes já os mercedes demonstravam uma estranha aptidão para arderem sozinhos pelas garagens de toda a Europa. E ainda antes tinham sido ridicularizados no teste do alce com a volvo a gozar com eles no salão de genebra ostentanto um alce no seu stand (praticamente frontal ao da mercedes). E quanto a “uma marca de gama alta a usar motores de gama baixa”… Mini (grupo bmw) com motores psa, Toyota há muito que recorre à Yamaha, e muitos outros exemplos que poderiam ser dados.
      A indústria automóvel anda toda emaranhada.

  10. Este sim, já tinha um cargo de mais relevo.
    De qualquer modo só se vê alguma coisa nos EUA, já que na Alemanha, continuam a ser protegidos!!

RESPONDER

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …

Balões da Google já "espalham" Internet nas vilas remotas do Quénia

Em 2013, surgiu a ideia de enviar balões para o Espaço próximo para conectar pessoas em locais do mundo sem Internet. A ideia, que parecia uma loucura, já é realidade. Depois de uma longa série de …