Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido.

Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com covid-19 e no momento de perceber quais teriam sido os seus contactos diretos alegou ter ido ao estabelecimento apenas comprar uma pizza.

Tudo teria sido evitado se o homem infetado tivesse dito que, além de trabalhar enquanto segurança num hotel, fazia turnos na pizzaria Woodville Pizza Bar, na cidade de Adelaide.

As autoridades acabaram por assumir que o homem tinha contraído o vírus na sequência de uma breve exposição e que em causa estava um nível de contágio muito alto.

“Estávamos a operar com a premissa de que essa pessoa simplesmente foi a uma pizzaria, tinha tido uma exposição muito curta ao vírus e saiu a caminhar depois de ter sido contagiado”, explicou o comissário de polícia da Austrália do Sul, Grant Stevens, citado pela BBC.

“Agora sabemos que afinal este homem teve um contacto muito próximo com outra pessoa que foi diagnosticada com covid-19. Isso mudou substancialmente a dinâmica. Se essa pessoa tivesse sido sincera com as equipas de rastreamento de contactos, não teríamos entrado num confinamento durante seis dias”, lamentou o responsável.

“Dizer que estou furioso é um eufemismo”, reagiu Steven Marshall, primeiro-ministro da Austrália do Sul, acrescentando estar “absolutamente lívido com as ações deste indivíduo”. “Vamos analisar cuidadosamente que consequências haverá.”

O estado cumpriu seis dias de confinamento. O lockdown terminou no sábado, três dias mais cedo do que o planeado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.