/

Mensagens com saudações nazi. Políticos estão a ser ameaçados de morte na Alemanha

Heinrich-Böll-Stiftung / Flickr

Cem Özdemir, antigo líder dos Verdes.

Vários políticos alemães estão a ser ameaçados de morte, maioritariamente por simpatizantes de extrema-direita. Alguns demitiram-se com medo das sequelas.

Os políticos alemães estão a ficar atemorizados com a situação que se vive atualmente no país. O Ministério do Interior destaca que, só este ano, registaram-se 1241 delitos cometidos contra políticos, desde ameaças de morte a ataques às suas propriedades. De acordo com o jornal Público, a maioria dos delitos é de autoria da extrema-direita.

Num dos casos mais recentes, Sawsan Chebli, do Partido Social Democrata (SPD) divulgou um texto que lhe foi enviado por um grupo autointitulado de “soldados da força do Ciber-Reich” que terminava com “Heil Hitler”, a clássica saudação nazi.

Na mensagem que foi enviada à política de origem palestiniana dizia que caso esta não se demitisse do seu cargo em Berlim até à meia-noite do dia 24 de dezembro, ela seria assassinada.

“Já não há um dia em que não receba mensagens de ódio ou insultos, ou comentários racistas ou sexistas. O clima está muito envenenado”, disse Chebli.

Este não é o primeiro caso de ameaças feitas a políticos alemães. Alguns deles vão ainda mais longe e passam mesmo a ações. Em junho, Walter Lübcke, presidente da Câmara de Kassel, foi morto a tiro por um simpatizante de extrema-direita. Tanto Lübcke como alguns outros políticos foram atacados pelas suas posições a favor dos refugiados.

Além disso, em novembro, Martina Angermann demitiu-se da presidência da Câmara da Arnsdorf, depois de ter recebido várias ameaças de morte. A autarca foi pressionada após ter condenado um ataque contra um refugiado iraquiano com problemas mentais.

Cem Özdemir, de origem turca e que foi um dos líderes dos Verdes, denunciou uma mensagem que recebeu no ano passado. “Neste momento estamos a planear quando e como te vamos executar: no próximo comício? Ou vamos apanhar-te em frente a tua casa?”, lia-se.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.