/

Reveladas mensagens do Podemos que provam ilegalidade em concurso público

*Bloco / Flickr

Pablo Iglesias, líder do Podemos

Mensagens divulgadas pelo ex-advogado do Podemos mostram alegadas provas de que o partido espanhol cometeu ilegalidades ao lançar um concurso público para a remodelação da sua sede, embora as obras já tivessem sido adjudicadas.

José Manuel Calvente, que foi expulso do partido, entregou a um juiz o conteúdo de vários chats individuais e de grupo do partido, escreve a Sábado. Como o partido recebe fundos públicos, tem obrigação de apresentar concursos públicos.

“O Rocío disse-me que os trabalhos vão começar a 20 de maio e temos de tratar do tema da publicitação”, lê-se numa das mensagens de um funcionário dos recursos humanos a Calvente, à qual a ABC teve acesso. Isto alegadamente mostra que as obras já tinham sido adjudicadas ainda antes do concurso ser anunciado publicamente.

No dia 3 de junho, Calvente enviou para um chat de grupo uma notícia na qual o Podemos era precisamente acusado de ter efetuado a remodelação da sede “sem respeitar o prazo de licitação”. O ex-advogado perguntou se, de facto, a acusação era verídica, ao que um funcionário informático respondeu que sim, não podendo, no entanto, “entrar muito por aí”.

Os dirigentes do Podemos, assim como o partido, são também acusados de administração desleal, na sequência de uma denúncia apresentada pelo ex-advogado do Podemos.

Segundo a agência EFE, depois de um mês de julho um tanto conturbado motivado pela investigação ao alegado furto do telemóvel da ex-assessora do Podemos, Dina Bousselham, agosto surge com outra investigação ao Podemos e com vários envolvidos.

Este cenário tem motivado pedidos de demissão e de renúncia de Pablo Iglesias, pelo PP e pelo Vox, enquanto o Podemos atribui esta última acusação a uma tentativa de desestabilizar o partido e o Governo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.