Reveladas mensagens do Podemos que provam ilegalidade em concurso público

*Bloco / Flickr

Pablo Iglesias, líder do Podemos

Mensagens divulgadas pelo ex-advogado do Podemos mostram alegadas provas de que o partido espanhol cometeu ilegalidades ao lançar um concurso público para a remodelação da sua sede, embora as obras já tivessem sido adjudicadas.

José Manuel Calvente, que foi expulso do partido, entregou a um juiz o conteúdo de vários chats individuais e de grupo do partido, escreve a Sábado. Como o partido recebe fundos públicos, tem obrigação de apresentar concursos públicos.

“O Rocío disse-me que os trabalhos vão começar a 20 de maio e temos de tratar do tema da publicitação”, lê-se numa das mensagens de um funcionário dos recursos humanos a Calvente, à qual a ABC teve acesso. Isto alegadamente mostra que as obras já tinham sido adjudicadas ainda antes do concurso ser anunciado publicamente.

No dia 3 de junho, Calvente enviou para um chat de grupo uma notícia na qual o Podemos era precisamente acusado de ter efetuado a remodelação da sede “sem respeitar o prazo de licitação”. O ex-advogado perguntou se, de facto, a acusação era verídica, ao que um funcionário informático respondeu que sim, não podendo, no entanto, “entrar muito por aí”.

Os dirigentes do Podemos, assim como o partido, são também acusados de administração desleal, na sequência de uma denúncia apresentada pelo ex-advogado do Podemos.

Segundo a agência EFE, depois de um mês de julho um tanto conturbado motivado pela investigação ao alegado furto do telemóvel da ex-assessora do Podemos, Dina Bousselham, agosto surge com outra investigação ao Podemos e com vários envolvidos.

Este cenário tem motivado pedidos de demissão e de renúncia de Pablo Iglesias, pelo PP e pelo Vox, enquanto o Podemos atribui esta última acusação a uma tentativa de desestabilizar o partido e o Governo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …