O treinador que mais vezes orientou Pepe diz adeus ao “superatleta” que “mostrou o que é ser Porto”: “Obrigado por tudo, capitão”.
Sérgio Conceição, que trabalhou cinco anos com Pepe no FC Porto, despediu-se este domingo do defesa central, considerando o agora ex-futebolista internacional português como um “superatleta” e uma “máquina competitiva“, numa mensagem publicada nas redes sociais.
“Muitas vitórias, muitas conquistas. Dia após dia, a dar o exemplo no Olival. A mostrar o que é ser Porto, ser profissional, ser de elite. Mas, o que fica acima de tudo é a convivência ao lado de um dos melhores que já treinei, um superatleta, uma máquina competitiva. Obrigado por tudo, capitão”, lê-se na página oficial de Sérgio Conceição no Instagram.
View this post on Instagram
Com uma fotografia em que o treinador e Pepe aparecem abraçados, Conceição fez questão que recordar as conquistas que ambos alcançaram juntos no FC Porto.
“Fechou-se um dos melhores capítulos de sempre do futebol. Um grande profissional, um enorme homem, um jogador como poucos houve neste desporto, que tanto amamos. Em cinco anos, foram nove troféus que juntos contribuímos para o Museu do FC Porto”, apontou Conceição.
Pepe anunciou na quinta-feira, aos 41 anos, o fim da carreira de futebolista, depois de mais de duas décadas ao mais alto nível, num vídeo publicado nas redes sociais.
Sérgio Conceição foi o treinador que mais vezes orientou Pepe: foram 226 batalhas travadas, juntos, em campo. Cristiano Ronaldo foi o jogador que mais jogou a seu lado, na seleção e no Real Madrid: 370 jogos partilhados pelos dois veteranos das ‘quinas’.
As mensagens de despedida
Vítor Bruno, atual treinador dos ‘azuis e brancos’, também se despediu do ex-internacional.
“Todos os testemunhos que teve são pouco para fazer um retrato fiel do que ele é. Consegue casar a profissão com os valores que habitam nele e tendo a humildade como grande característica. Ele evita que a presença dele seja notada, mas a ausência é sempre muito sentida dentro e fora”, afirmou o ex-adjunto de Conceição, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Gil Vicente.
“A humildade é uma das virtudes do Pepe e tem uma coisa que vai morrer com ele, que são os valores, as coisas mais importantes da vida, que não estão à venda e que vão morrer com ele”, acrescentou.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou que o antigo defesa central foi e continua a ser um “exemplo” para os jovens.
“Durante a sua raríssima longa carreia, Pepe alcançou inúmeros títulos, quer ao serviço da seleção nacional, quer nos clubes que representou em Portugal e no estrangeiro, deixando uma imagem de um grande desportista e um estímulo a todos, em especial aos mais novos, que sempre o viram, e continuarão a ver, como um exemplo a seguir”, referiu Marcelo.
Cristiano Ronaldo também se despediu do “irmão” Pepe e falou em “amizade e respeito”.
“Não existem palavras suficientes para expressar o quanto significas para mim, amigo. Ganhámos tudo o que havia para ganhar em campo, mas a maior conquista é a amizade e o respeito que tenho por ti. És único, meu irmão. Obrigado por tanto”, lê-se numa mensagem publicada na página oficial de Cristiano Ronaldo na rede social Instagram, juntamente com uma fotografia do avançado e de Pepe com a taça do Euro2016.
View this post on Instagram
O internacional português pendura as ‘chuteiras’ com perto de 30 títulos conquistados em toda a carreira, incluindo um Campeonato da Europa com a seleção nacional, em 2016, e três Ligas dos Campeões, todas com o Real Madrid.
O defesa despede-se da seleção portuguesa com 141 jogos e oito golos e como o terceiro jogador mais internacional de sempre pela equipas das ‘quinas’, apenas atrás de Ronaldo (212) e João Moutinho (146).
ZAP // Lusa