“Por favor, ajude-nos”. Encontrada mensagem de prisioneiros chineses em postal de Natal

Uma criança de apenas seis anos encontrou uma mensagem de prisioneiros chineses dentro de um postal de natal num supermercado do Reino Unido.

Os prisioneiros em causa estarão a ser sujeitados a trabalho forçado na prisão de Shanghai Qingpu, na capital chinesa.

“Somos prisioneiros na prisão de Shanghai Qingpu, na China. Forçados a trabalhar contra a nossa vontade. Por favor, ajude-nos e notifique uma organização de direitos humanos”, lê-se no postal natalício ilustrado com um gato com um chapéu de pai natal.

De acordo com a Newsweek, na mensagem escrita no postal era também pedido para que contactassem Peter Humphrey, um antigo jornalista britânico que esteve preso dois anos naquela mesma prisão por acusações que o próprio considerou serem “falsas e que nunca foram ouvidas em tribunal”.

Assim como foi pedido pelos prisioneiros, a família da criança contactou Humphrey, que confirmou que os prisioneiros eram “forçados a tarefas manuais de montagem ou empacotamento”, nomeadamente postais de natal para a cadeia de supermercados britânica Tesco.

Além disso, Humphrey disse ainda que enquanto cumpria a sua pena, testemunhou prisioneiros chineses a fazer etiquetas e embalagens para marcas de roupa de alta costura.

A prisão de onde foi enviada a mensagem é localizada a cerca de 100 quilómetros da fábrica onde supostamente são produzidos os postais. Em sua defesa, a Tesco diz que o fornecedor chinês foi recentemente alvo de uma auditoria independente e não foram encontradas evidências de abusos de direitos humanos.

Ficamos chocados com estas alegações e imediatamente interrompemos a produção na fábrica onde estes cartões são produzidos e iniciamos uma investigação”, disse um porta-voz da Tesco.

//

PARTILHAR

RESPONDER

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …